Coração de Frango é Saudável? Benefícios e Malefícios

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

Carnes de órgãos ou miúdos, como coração, fígado e língua, com o passar do tempo adquiriram a reputação de “carnes inferiores”, que muita gente evita ingerir no dia a dia. A indústria da carne dá destaque aos músculos e esquece os miúdos, o que faz com que nós nos esqueçamos deles também.

O coração de frango é um exemplo de miúdo. Ele já tem espaço garantido nos nossos churrascos, mas muita gente se pergunta se o coração de frango é saudável ou não e se há benefícios do seu consumo. Será que ele devia ter espaço em mais refeições do nosso dia a dia?

Baixa densidade energética

O coração de frango possui baixa densidade energética, ou seja, uma grande quantidade fornece poucas calorias. Porém, trata-se de um alimento com bastante gordura, então é sempre bom não exagerar nas porções e comê-lo com parcimônia.

Rico em proteínas

Um dos maiores benefícios que o coração de galinha oferece é o de ser uma ótima fonte de proteína, fornecendo todos os aminoácidos essenciais ao organismo. Além disso, a proteína prolonga a sensação de saciedade após a refeição.

Alto valor nutritivo

Essa fonte de proteína magra fornece vitamina B, é rica em ferro (responsável pela produção de hemoglobina e o transporte de oxigênio pela corrente sanguínea) e em zinco (que otimiza a manutenção do sistema imunológico).

Ele também é a melhor fonte de obtenção da coenzima Q10, uma enzima de ação antioxidante e anti-inflamatória, importante para o transporte de oxigênio pelo organismo e para a manutenção dos níveis de energia do mesmo.

Enfim, depois de ler todas essas evidências, basta dizer que o coração de frango é saudável de se consumir, sempre sem excessos.

Comer coração de galinha é sustentável 

Comer qualquer tipo de miúdo é uma prática sustentável, pois aproveita melhor a carcaça do animal, seja qual for, gastando menos água e exercendo um impacto menor no meio ambiente.

Cuidados

Podemos constatar que há menos malefícios do que benefícios na prática de consumo do coração de frango. Mas é sempre bom tomarmos os devidos cuidados.

O coração de galinha, como já mencionamos, é um alimento gorduroso. Cerca de 40% de seu valor calórico é constituído de gordura. É recomendável que você retire a maior parte da gordura branca que fica visível no topo do coração. Essa é uma gordura saturada que você não precisa.

Também há o risco (embora seja muito pequeno) de se expor à toxoplasmose, uma infecção não muito grave para o indivíduo comum e saudável, mas de risco para mulheres grávidas, por exemplo. Esse risco pode ser evitado ao consumir o coração de frango bem passado.

Como consumir

A verdade é que o coração de galinha é saudável e nutritivo quando consumido em quantidade moderada, além de ser mais barato e poder resultar numa refeição muito saborosa, se preparado corretamente.

Você pode grelhar, assar, cozinhar na panela de pressão e até mesmo fazer um strogonoff de coração de frango com champignon! Use a criatividade e não deixe essa proteína magra e suculenta (e barata!) de fora da sua dieta com essas receitas de coração de galinha light que já separamos.

Você imaginava que o coração de frango é saudável? Já conhecia esses benefícios que seu consumo pode fornecer? Tem costume de consumi-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (33 votos, média: 3,73 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

7 comentários em “Coração de Frango é Saudável? Benefícios e Malefícios”

  1. Boa noite , tudo que eu posso afirmar é que coração de frango não é nada barato , pois eu fui ao mercado , sábado dia 14 de dezembro de 2019 , encontrei a bandeja com um kg no valor de R$ 22 reais , agora fígado e moela , realmente são de baixo custo sim , este são o meu comentário .

  2. Consumo direto, mas só não gostei de saber que não posso consumir mal passado, melhor forma de consumo ao meu ver, porque ele não fica “borrachento”, kkkk

    • pode sim, se vc tiver uma produção de ácido cloridrico boa no estomago. o ácido mata as bactérias patogenicas.

      • Uma boa dica eh consumir vinagre de maca antes da refeicao mal passada e durante tomar uma ou duas capsulas de cloridrato de betaina hcl. Assim o risco eh zero de se contaminar com alguma bacteria.