Carnes de órgãos ou miúdos, como coração, fígado e língua, com o passar do tempo adquiriram a reputação de “carnes inferiores”, que muita gente evita ingerir no dia a dia. A indústria da carne dá destaque aos músculos e esquece os miúdos, o que faz com que nós nos esqueçamos deles também.
O coração de frango é um exemplo de miúdo. Ele já tem espaço garantido nos nossos churrascos, mas muita gente se pergunta se o coração de frango é saudável ou não e se há benefícios do seu consumo. Será que ele devia ter espaço em mais refeições do nosso dia a dia?
Índice deste artigo:
Baixa densidade energética
O coração de frango possui baixa densidade energética, ou seja, uma grande quantidade fornece poucas calorias. Porém, trata-se de um alimento com bastante gordura, então é sempre bom não exagerar nas porções e comê-lo com parcimônia.
Rico em proteínas
Um dos maiores benefícios que o coração de galinha oferece é o de ser uma ótima fonte de proteína, fornecendo todos os aminoácidos essenciais ao organismo. Além disso, a proteína prolonga a sensação de saciedade após a refeição.
Alto valor nutritivo
Essa fonte de proteína magra fornece vitamina B, é rica em ferro (responsável pela produção de hemoglobina e o transporte de oxigênio pela corrente sanguínea) e em zinco (que otimiza a manutenção do sistema imunológico).
Ele também é a melhor fonte de obtenção da coenzima Q10, uma enzima de ação antioxidante e anti-inflamatória, importante para o transporte de oxigênio pelo organismo e para a manutenção dos níveis de energia do mesmo.
Enfim, depois de ler todas essas evidências, basta dizer que o coração de frango é saudável de se consumir, sempre sem excessos.
Comer coração de galinha é sustentável
Comer qualquer tipo de miúdo é uma prática sustentável, pois aproveita melhor a carcaça do animal, seja qual for, gastando menos água e exercendo um impacto menor no meio ambiente.
Cuidados
Podemos constatar que há menos malefícios do que benefícios na prática de consumo do coração de frango. Mas é sempre bom tomarmos os devidos cuidados.
O coração de galinha, como já mencionamos, é um alimento gorduroso. Cerca de 40% de seu valor calórico é constituído de gordura. É recomendável que você retire a maior parte da gordura branca que fica visível no topo do coração. Essa é uma gordura saturada que você não precisa.
Também há o risco (embora seja muito pequeno) de se expor à toxoplasmose, uma infecção não muito grave para o indivíduo comum e saudável, mas de risco para mulheres grávidas, por exemplo. Esse risco pode ser evitado ao consumir o coração de frango bem passado.
Como consumir
A verdade é que o coração de galinha é saudável e nutritivo quando consumido em quantidade moderada, além de ser mais barato e poder resultar numa refeição muito saborosa, se preparado corretamente.
Você pode grelhar, assar, cozinhar na panela de pressão e até mesmo fazer um strogonoff de coração de frango com champignon! Use a criatividade e não deixe essa proteína magra e suculenta (e barata!) de fora da sua dieta com essas receitas de coração de galinha light que já separamos.
Adoro os miúdos mas sabendo sobre o risco de contaminação agora tô com medo..
Só se for mal passado né, como qualquer outra parte 🙄
Boa noite , tudo que eu posso afirmar é que coração de frango não é nada barato , pois eu fui ao mercado , sábado dia 14 de dezembro de 2019 , encontrei a bandeja com um kg no valor de R$ 22 reais , agora fígado e moela , realmente são de baixo custo sim , este são o meu comentário .
Concordo!
A muito tempo comi no Brasil, hoje fiz aquinos Estados Unidos ficou um pouco duro mais saboroso
Consumo direto, mas só não gostei de saber que não posso consumir mal passado, melhor forma de consumo ao meu ver, porque ele não fica “borrachento”, kkkk
pode sim, se vc tiver uma produção de ácido cloridrico boa no estomago. o ácido mata as bactérias patogenicas.
Uma boa dica eh consumir vinagre de maca antes da refeicao mal passada e durante tomar uma ou duas capsulas de cloridrato de betaina hcl. Assim o risco eh zero de se contaminar com alguma bacteria.
Eu só como mal passado, faz anos…