Dieta Fitness Para Secar Rápido – 20 Dicas e Cuidados

Especialista:
atualizado em 12/02/2020

As dietas fitness são voltadas para pessoas que querem perder peso e ganhar massa muscular através de exercícios físicos. Para quem malha com regularidade, é importante adequar a sua alimentação para que os seus esforços físicos não sejam em vão.

Uma dieta fitness para secar rápido é ideal para quem quer melhorar o seu tipo de alimentação e facilitar a perda de peso através da malhação. Além disso, colocar em prática melhores hábitos alimentares e deixar para trás o sedentarismo são práticas muito benéficas para a saúde como um todo.

Por isso, selecionamos algumas dicas de dieta fitness para secar rápido que estão dando o que falar entre os profissionais da área ou pelas musas e musos fitness do momento. Além de dicas sobre alimentação, vamos dar também dicas de como melhorar o seu desempenho e se motivar a ir mais para a academia.

1. Junte-se a alguém com os mesmos objetivos

Muitas vezes as pessoas desistem de dietas ou de manter uma rotina de exercícios físicos por falta de motivação. Por isso, arrumar um parceiro que te acompanhe vai ser uma forma de se sentir mais incentivado a seguir com os seus objetivos.

Tente organizar os horários para encontrar algum amigo na academia ou marquem de sair para correr semanalmente. Isso vai dar mais motivação para ambos se esforçarem também na hora de comer.

Tenha em mente que um parceiro para seguir uma dieta fitness deve ser alguém que te inspire a continuar com os seus objetivos, não alguém que te desencoraje ainda mais. Selecione bem estes amigos e siga com sua dieta fitness para secar rápido.

2. Use tênis confortáveis para os exercícios

Ter pelo menos um bom tênis para fazer exercícios é fundamental para ter conforto ao malhar. Faça este investimento e você não vai se arrepender.

Uma dica para não errar na hora de comprar um tênis que não vai te machucar é verificar se há espaço suficiente para mexer os dedos dos pés. Se estiver apertado demais, ele vai te machucar. Mas não compre tênis grandes demais, pois isso também é prejudicial.

É importante escolher um modelo que se adeque ao tipo de atividade física que você mais faz, principalmente se você for adepto da corrida. Converse com um vendedor na loja e ele saberá qual é o modelo mais indicado para o seu caso.

3. Invista em tops com bom suporte

Para mulheres que malham, principalmente as que correm, é muito importante contar com um sutiã ou top adequado para dar maior segurança e conforto na hora da malhação.

Existem boas marcas que comercializam tops feitos em tecido de compressão e que dão boa respirabilidade e suporte para os seios na hora da corrida.

4. Faça uma playlist que te anime

Exercitar-se ouvindo música também é uma boa forma de motivação. Não pense que é preciso ouvir aquelas músicas eletrônicas, que é normal de escutar nas academias. Cada pessoa tem um estilo de música que vai ajudar a dar aquele gás que precisa para malhar.

Inclusive, alguns atletas importantes já afirmaram que escutam músicas consideradas relaxantes, como música clássica, mas que isso os motiva a ir mais longe.

5. Se possível, opte por malhar pela manhã

Claro que nem sempre conseguimos levantar mais cedo para malhar antes das nossas atividades diárias, mas existem alguns bons motivos para começar a mudar esta rotina.

Uma pesquisa feita na Appalachian State University indicou que quem consegue malhar pelo menos 45 minutos durante a manhã vai ter um aumento metabólico ainda maior do que quem malha em outros horários. Este processo pode ajudar a queimar até 190 calorias a mais do que se a malhação fosse feita à tarde, por exemplo.

6. Compare seus resultados apenas consigo mesmo

Quem malha com outras pessoas sabe que é tentador comparar seus resultados, mas a verdade é que isso pode ser um ponto a mais para te desmotivar.

Sempre vai haver alguém mais forte, mais rápido e com melhores músculos que você, por isso o mais saudável é comparar os seus próprios resultados e se estimular a continuar melhorando.

7. Saiba qual é momento de se pesar

Subir na balança todos os dias pode te desmotivar, por isso o recomendado é pesar-se uma vez por semana. Isso vai mostrar melhor os resultados do seu esforço tanto para aumentar a massa muscular quanto para manter a sua dieta fitness para secar rápido.

Outra dica importante é pesar-se durante a manhã, antes de comer ou beber alguma coisa. Este será o seu peso correto, sem influência de atividades ou de alimentos ingeridos.

8. Use recompensas para te motivar ainda mais

Quem se mantém em uma dieta restrita sabe como é difícil resistir a algumas tentações. Muita gente se sente culpado depois de se render a uma sobremesa ou comida pouco saudável enquanto está se dedicando a uma dieta.

Mas você pode usar este deslize como recompensa por sua disciplina e mais uma forma de motivação. Além disso, saber que você exagerou nas calorias em um dia pode ser um bom gatilho para se esforçar ainda mais no treino dos dias seguintes.

O importante é não tentar compensar uma refeição pesada com muitas horas sem comer, pois isso, além de não ajudar a perder peso, pode ser prejudicial à saúde.

9. Aplicativos e redes sociais podem ajudar

Existem ótimos aplicativos para quem corre ou pedala que podem ser mais um incentivo para se manter em uma rotina de exercícios. Em geral, estes aplicativos marcam o trajeto, quilometragem e o seu tempo. Quanto mais vezes você ligar o aplicativo antes de começar o treino, melhor, pois assim você poderá ver a evolução dos seus resultados e isso é um bom fato para te motivar.

Outra dica é usar as redes sociais para postar seus resultados e descobrir pessoas que também se interessam pelo esporte que você pratica. Além disso, em redes sociais você também pode se informar sobre grupos de corrida e competições que você pode participar.

10. Combata a preguiça no fim de semana

Muita gente se acomoda quando chega o fim de semana e deixa a dieta e os exercícios de lado durante estes dois merecidos dias de descanso. É importante levar em conta todo o esforço que você teve durante a semana e não prejudicar seus resultados em duas ou três refeições mal feitas.

É claro que está liberado que você coma o que quiser, mas se todo final de semana for desculpa para comer mais, sua dieta não vai funcionar bem.

Uma dica para não se boicotar assim é não deixar de malhar no final de semana, ou então, malhar um pouco mais na segunda e na terça, para queimar as calorias extras do final de semana.

11. Durma bem

Não é novidade que dormir é muito importante não só para a sua saúde mental, mas também para a saúde física. Isso é tão verdade que pesquisas recentes indicam cada vez mais que pessoas que dormem bem podem perder peso com mais facilidade.

Dormir pouco ou dormir mal é comprovadamente um fator que influencia na obesidade. Cerca de 55% das pessoas adultas obesas dormem ou dormiram pouco ou mal durante muito tempo.

Uma outra dica para dormir bem é não malhar pelo menos quatro horas antes de dormir, já que os exercícios elevam a energia do seu organismo e fica mais difícil relaxar na hora de ir para a cama.

12. Mude seu estilo de vida

Mais do que fazer uma dieta fitness para secar rápido, mude totalmente o seu estilo de vida. Aprender a se alimentar de forma saudável é uma das formas mais eficazes de perder peso sem sofrimentos.

Além disso, incluir exercícios físicos em sua rotina é importante não apenas para melhorar a sua aparência, mas principalmente para a boa manutenção da sua saúde.

Comece aos poucos, mude o arroz branco e o macarrão para as suas versões integrais, por exemplo. Isso já vai te dar maiores doses de fibras e um tipo de carboidrato mais complexo, bastante benéfico para a saúde.

Outra dica pode ser cortar o açúcar e incluir mel ou melaço de cana em suas refeições, opções mais saudáveis e menos prejudiciais.

13. Mastigue mais devagar

Já foi cientificamente comprovado que quem mastiga muito rápido tem maiores chances de comer mais do que precisa, e consequentemente, engordar. Isso acontece graças ao nosso cérebro, que pode demorar cerca de 20 minutos para perceber que nosso corpo já não precisa mais de comida.

Comer rápido demais vai fazer você comer em excesso, ou pior: fazer você parar de comer enquanto ainda estiver com fome. Além de frustrante, parar de comer sem estar saciado vai te desmotivar a continuar na dieta. Além disso, alguns especialistas afirmam que mastigar bastante aumenta a produção de hormônios ligados à perda de peso.

14. Alimente-se de acordo com o treino

Antes de malhar, por exemplo, é importante se alimentar de alimentos ricos em carboidratos, fibras e proteínas. Ingerir termogênicos como o café, o gengibre ou pimenta também é uma boa estratégia de alimentação antes do treino.

O pós-treino vai pedir grandes doses de carboidratos complexos, como o arroz, pão ou macarrão integrais, e também proteínas, carnes magras como frango ou grãos, como o feijão, a lentilha e o grão-de-bico.

Muitas pessoas se alimentam de forma mais saudável quando têm objetivos fitness, de ficar com um corpo mais definido, mas esquecem de incluir proteínas magras em suas refeições. Elas são fundamentais para a construção muscular acontecer.

15. Já que falamos dos carboidratos…

Os carboidratos podem ser vilões ou amigos na hora de empreender uma dieta fitness para secar r´åpido. Isso porque já estamos muito acostumados a consumir carboidratos simples, que, por serem facilmente digeridos, nos dão fome em poucas horas.

Evite os carboidratos simples e invista em alimentos que ofereçam carboidratos complexos, que vão exigir mais do seu sistema digestivo, melhorando a absorção de nutrientes e prolongando a sensação de saciedade.

Alimentos fonte de carboidratos simples:

  • Açúcar;
  • Arroz branco;
  • Pão branco;
  • Macarrão;
  • Banana;
  • Bebidas isotônicas;
  • Suco de frutas industrializados.

Alimentos fonte de carboidratos complexos:

  • Aveia;
  • Batata doce;
  • Arroz integral;
  • Pão integral;
  • Macarrão integral;
  • Brócolis;
  • Lentilha;
  • Gergelim.

16. Aumente o consumo de fibras

As fibras também vão ajudar o bom funcionamento do seu sistema digestivo, além de promover bastante saciedade. Os alimentos fibrosos são mais magros e saudáveis.

Cereais integrais, frutas, vegetais, grãos e sementes são bons exemplos de alimentos ricos em fibras e que serão grandes aliados da sua dieta. Tente consumir pelo menos 30 gramas de fibras diariamente.

17. O café da manhã é a refeição mais importante do dia

Há muita gente que quando começa a fazer dieta, tenta ficar muitas horas sem comer ou acaba comendo em quantidades insuficientes para dar a energia que o corpo precisa.

Além de errado, isso pode prejudicar a sua saúde no futuro. Por isso, é importante para a sua dieta fitness para secar rápido investir em um café da manhã generoso e saudável. Pães e cereais integrais, aveia, frutas, queijos magros, iogurte e vitaminas com sementes, como a da linhaça, são uma ótima forma de começar o dia.

Além disso, um estudo feito pela Imperial College of London confirmou que as pessoas que não tomam café da manhã têm maiores chances de consumir alimentos pouco saudáveis e com mais calorias em sua composição durante o dia.

18. Escolha opções mais saudáveis para saciar sua vontade de doce

Muita gente não consegue seguir com uma dieta restritiva porque são muito apegadas ao consumo de doces. No entanto, é possível escolher algumas sobremesas mais saudáveis para não estragar a dieta.

Tenha sempre consigo uma fruta para matar aquela vontade incontrolável de doces. Outra dica é preparar seus próprios cookies de aveia, que serão muito mais saudáveis que os que compramos no supermercado. Prefira o chocolate amargo, quanto mais amargo, melhor para sua saúde e também para a dieta.

19. Tenha sempre alimentos saudáveis à mão

Planejar suas refeições com antecedência é uma forma inteligente de não deixar que sua fome repentina boicote os seus bons resultados e te faça cair na tentação de comer algo fora da dieta.

Deixe alimentos saudáveis em sua casa ou no seu trabalho, pois isso vai evitar que você se renda a algum alimento que pode prejudicar o seu emagrecimento quando estiver com fome.

Boas opções de lanchinhos saudáveis são mix de castanhas, cookies caseiros, iogurtes, frutas, ovos cozidos, guacamole, homus, entre outros.

20. Capriche no tempero

Você pode se beneficiar de diversos preparos e temperos na hora de se aventurar na cozinha. Preparar os alimentos com diferentes tipos ervas frescas e alimentos diferentes pode dar um maior estímulo para manter a dieta fitness para secar rápido. Confira essas dicas de como tornar sua comida mais saborosa sem usar sal.

Você pretende aderir uma dieta fitness para secar rápido? Qual destes pontos listados acima ainda precisa ajustar em seus hábitos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário