Do que é feito Wasabi – Composição, ingredientes e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 19/04/2021

O wasabi é um componente bastante conhecido e utilizado na culinária japonesa, embora poucas pessoas saibam do que ele é feito.

  Continua Depois da Publicidade  

Ele também é conhecido como raiz-forte japonesa ou wasábia, e é usada, no Brasil, principalmente para acompanhar o sushi e peixe cru.

Então, por conta de seu consumo em todo o mundo, vamos agora conhecer um pouco mais sobre o wasabi e descobrir do que ele é feito.

O que é e do que é feito wasabi?

wasabi

O wasabi original é uma espécie de pasta verde moída, feita a partir da planta Wasabia japônica, que faz parte da família da raiz-forte e da mostarda.

Entretanto a produção da planta é muito difícil em escala comercial, devido às características climáticas que ela precisa para se desenvolver.

Por sua vez, a raiz-forte cresce mais rápido e maior do que a Wasabia japonica, ao mesmo tempo em que tem custos de produção bem mais baratos.

Então, a alternativa para os restaurantes japoneses que não conseguem servir o wasabi verdadeiro é substituir o autêntico por uma combinação de raiz forte, mostarda e corante alimentar.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, quem já experimentou o condimento original pode perceber a diferença, pois a raiz-forte tem um sabor ligeiramente mais acentuado, enquanto a wasabi verdadeira apresenta um sabor suave.

Uso na culinária

Em alguns restaurantes japoneses tradicionais, a planta é ralada fresca, formando a pasta de wasabi, pois ela libera uma série de vapores picantes quando ralada. Mas para isso, ela deve ser ralada logo antes da pasta ser servida, pois sua durabilidade é de no máximo 2 dias após ter sido ralada.

Além disso, o seu sabor e aroma característicos estão mais fortes logo após a pasta ter sido preparada.

Uso medicinal do wasabi

O wasabi, além de seu uso na culinária, também pode ser usado na medicina tradicional, principalmente por pessoas com problemas de alergia respiratória e rinite.

Isso se deve ao seu efeito descongestionante e expectorante, que ajudam a melhorar os sintomas respiratórios, desde que seja usado de forma moderada, sem exageros.

Outro efeito medicinal da planta é a sua propriedade antibacteriana, que contribui para a prevenção de infecções alimentares que podem ser causadas pelo consumo de peixe cru.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados com o wasabi

homem com azia

Agora que já vimos do que é feito o wasabi, tanto o verdadeiro quanto o substituto, e conhecemos a sua composição e os seus ingredientes, chegou a hora de conhecermos alguns cuidados que o seu consumo exige.

Primeiramente, não se deve tentar consumir porções grandes de wasabi de uma única vez, porque isso pode causar incômodos gástricos, como:

  • Azia;
  • Dores de estômago;
  • Cólicas;
  • Diarreia.

Existe ainda a possibilidade de os compostos presentes no wasabi afetarem a coagulação, causando assim um maior risco de sangramentos. Então, pessoas que já sofrem de algum distúrbio hemorrágico, ou que irão realizar algum procedimento cirúrgico não devem consumir esse condimento.

Contraindicações

O consumo do wasabi não é recomendado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, porque não existe uma quantidade suficiente de informações confiáveis a respeito do uso da planta durante esses períodos.

Além disso, crianças pequenas, com menos de três anos de idade, também devem evitar o consumo do wasabi, pelo risco de irritação do trato digestivo.

E, por fim, pessoas com problemas digestivos, como gastrite, síndrome do intestino irritável, úlceras, entre outros, não devem consumir o condimento, para evitar a piora de tais problemas

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Você já sabia do que é feito wasabi? Consome com frequência em restaurantes japoneses? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Do que é feito Wasabi – Composição, ingredientes e cuidados”