Uma das principais barreiras para alcançar a alimentação saudável e o emagrecimento é o hábito de comer além do que o corpo realmente precisa.
Assim, é importante aprender a diferenciar se a sensação de fome que você sente ao longo do dia é realmente uma necessidade do seu corpo ou apenas um desejo motivado por emoções e comportamentos.
- Veja também: Especialistas revelam como parar de comer por impulso.
Fome física x fome emocional
Quando a fome é de origem física, o corpo emite sinais claros, como o ronco do estômago, queda de energia, falta de disposição e até mesmo aumento da irritação. No entanto, assim que comemos qualquer coisa, esses sintomas desaparecem e nos sentimos satisfeitos.
A fome emocional, por sua vez, geralmente desperta o desejo por alimentos específicos, como:
- Doces: chocolate, sorvete, bolos e biscoitos
- Salgados: batatas fritas, salgadinhos, pizzas e hambúrgueres
- Carboidratos: pães e massas (confira 10 alimentos com carboidratos escondidos)
- Comfort food: comidas que nos remetem à infância ou momentos felizes, como macarrão com queijo, sopa de legumes, arroz com feijão (conheça 10 receitas comfort food light)
- Fast food: nuggets, refrigerantes e sanduíches variados (confira uma razão diferente para não comer mais fast food)
Ela tende a surgir em momentos de estresse, ansiedade, euforia ou monotonia, funcionando como uma forma de compensação ou conforto emocional.
- Confira 11 dicas para parar de comer compulsivamente.
- Você come para aliviar as emoções? Conheça 7 sinais e veja com mais detalhes como enfrentar o problema.
Avalie a sua fome
É importante se questionar para saber se a fome que você está sentindo é causada por emoções ou pelas necessidades do corpo.
Pergunte a si mesmo se qualquer alimento, como um ovo, um bife com legumes ou uma fruta, seria capaz de satisfazer sua fome no momento ou se, na verdade, você está buscando algo específico, como um bolo, batata frita ou coxinha, por exemplo.
Caso a segunda opção seja a sua escolha, é provável que você esteja lidando com a fome emocional e não com uma necessidade fisiológica.
Lidar com a fome emocional
Enfrentar a fome emocional requer estratégias eficazes para distrair a mente e aliviar os sentimentos que a acompanham.
Praticar exercícios físicos, passear com o cachorro, ler um livro, tomar um banho, fazer atividades domésticas, como lavar a louça ou varrer a casa, ou qualquer atividade que te deixem ocupado podem ser alternativas úteis para lidar com esses momentos.
- Veja 10 exercícios aeróbicos para fazer em casa sem equipamentos.
- Você sabia estudos afirmam que ter cachorro é ótimo para saúde e longevidade?
Além disso, é possível buscar alimentos que dão prazer e satisfação, ao mesmo tempo em que são saudáveis, como uma xícara de café ou um chá sem açúcar. As informações são do VivaBem UOL.
Caso perceba que tem dificuldades para driblar a fome emocional, busque ajuda especializada do médico, nutricionista e/ou psicólogo.