Feijão é Carboidrato ou Proteína? Simples ou Complexo? Tipos, Variações e Dicas

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

Que o feijão é saudável e nutritivo você provavelmente há muito tempo. Mas você sabe dizer quais nutrientes são encontrados no feijão? Ou melhor, sabe se o feijão é carboidrato ou proteína?

Bem, de acordo com sua composição nutricional, os feijão possuem fibras, magnésio, ferro, potássio, zinco, cobre, manganês, fósforo e vitamina B9 (folato). A seguir, você vai ver se isso significa que o feijão é carboidrato ou não.

Primeiramente, vale a pena conferir todos os benefícios dos diversos tipos de feijão que podemos consumir e, de quebra, aprender como fazer algumas receitas de sopa de feijão light e receitas de feijão tropeiro light.

O feijão é carboidrato?

Sim, o feijão é carboidrato porque possui uma quantidade considerável do nutriente, que serve como uma das principais fontes de energia para o nosso organismo, em sua composição.

Enquanto 100 g de feijão preto cozido podem trazer 23,71 g de carboidratos, 100 g de feijão carioca cozido podem apresentar 13,61 g do nutriente. Embora existam diversas variedades de feijão, a proporção de carboidratos do alimento costuma ser de 55% a 65%. 

Por sua vez, a nutricionista e mestra em nutrição Janet Renee explicou que os feijões servem como uma fonte de carboidratos do bem. Segundo a especialista, o alimento é fonte de fibras, um tipo de carboidrato que faz bem para a saúde.

“Você consegue dois tipos de fibras para sua dieta – solúveis e insolúveis. Os feijões contêm ambas. As fibras solúveis atraem água e formam um gel durante a digestão. A sua ação promove níveis saudáveis de colesterol e glicose. As fibras insolúveis não dissolvem em água, no lugar disso, elas agem movimentando o alimento pelo sistema digestivo, suavizando e aumentando as fezes. A sua ação alivia a prisão de ventre e promove regularidade”, explicou Renee.

Segundo sua tabela nutricional, 100 g de feijão preto cozido podem carregar 8,7 g de fibras enquanto 100 g de feijão carioca cozido podem fornecer 2,6 g do nutriente.

Além disso, a nutricionista destacou que o feijão é um alimento de baixo índice glicêmico. Segundo ela, o índice glicêmico mede quão rápida e drasticamente um alimento com carboidratos aumenta os níveis de açúcar no sangue.

“Alimentos de baixo índice glicêmico, com os feijões, se movem lentamente pelo sistema digestivo. Isso causa um aumento gradual no açúcar no sangue e provê uma energia constante, ao contrário dos alimentos de índice glicêmico alto, que causam um aumento acentuado, seguido por um rápido declínio no açúcar no sangue. Por essa razão, os feijões são uma boa opção para aqueles que precisam manter os seus níveis de açúcar no sangue estáveis”, afirmou Renee.

Mas será que o feijão é carboidrato simples ou complexo? Bem, o feijão é considerado um carboidrato complexo, e não um carboidrato simples.

Conforme a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), os carboidratos simples são compostos por moléculas simples, que são facilmente digeridas pelo organismo, e devem ser evitados para combater o sobrepeso.

Segundo a ANAD, alguns exemplos de carboidratos simples são: doces, sobremesas, tortas, doces, sucos concentrados, refrigerantes, arroz brancos, pães e massas.

Já os carboidratos complexos geralmente são compostos por fibras, que são mais difíceis de ser digeridas pelo corpo e dão a sensação de que o organismo está saciado por mais tempo, completou a associação.

Além do feijão, os carboidratos complexos estão presentes em nozes, vegetais, arroz integral, aveia e milho, exemplificou a ANAD. 

E será que o feijão é proteína?

Além de conter carboidratos, o feijão também serve como fonte de proteínas. O feijão pode apresentar um teor de 20% a 30% de proteínas em sua composição.

De acordo com sua composição, uma porção de 100 g de feijão carioca cozido contém 5,04 g de proteínas, ao mesmo tempo em que 100 g de feijão preto cozido apresentam 8,86 g do nutriente.

“A proteína é um macronutriente essencial que exerce um papel no crescimento e na manutenção do seu corpo. Por essa razão, você pode contar feijões para a sua ingestão diária de vegetais ou proteínas”, afirmou a nutricionista e mestra em nutrição Janet Renee.

É preciso consumir proteínas todos os dias por meio da alimentação porque o nosso organismo não armazena o nutriente da mesma forma que faz com os carboidratos e as gorduras.

O feijão tem glúten?

Para quem não pode ingerir o feijão devido a uma condição de saúde – como a doença celíaca ou intolerância ou sensibilidade ao glúten – ou simplesmente decidiu excluir a substância das suas refeições, vale a pena saber se o feijão tem glúten ou não.

Pois bem, de acordo com a Associação dos Celíacos do Brasil (ACELBRA), o feijão faz parte do grupo de grãos que podem ser consumidos por quem é celíaco.

Entretanto, ao comprar os seus feijões, vale a pena checar toda a embalagem para ver se não há alguma indicação a respeito da presença do glúten no produto. Isso porque mesmo quando um alimento é naturalmente livre da substância, quando ele é processado, embalado, armazenado ou transportado no mesmo ambiente, máquina ou veículo que alimentos que possuem o glúten, ele pode acabar recebendo a substância por meio da chamada contaminação cruzada.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você imaginava que o feijão é carboidrato ou proteína? Consome com frequência diferentes tipos de feijão em sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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