Lentilha Tem Carboidrato? E Glúten? Tipos, Variações e Dicas

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

Que a lentilha é considerada um alimento nutritivo, você provavelmente já sabe. Afinal, ela serve como fonte de diversos nutrientes necessários para o nosso organismo funcionar corretamente.

Essa lista inclui: proteínas, fibras, ferro, manganês potássio, fósforo, magnésio, zinco, cobre, selênio, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6 e vitamina B9.

Mas será que pessoas que seguem dietas com restrição no consumo de carboidratos ou livres de glúten podem consumir a lentilha tranquilamente ou a lentilha tem carboidrato?

A lentilha tem carboidrato?

Uma das principais fontes de energia para o organismo humano são os carboidratos. Entretanto, existem casos em que algumas pessoas limitam ou diminuem a sua ingestão do nutriente nas refeições, seja por questões de saúde, seja com o objetivo de favorecer um processo de perda de peso.

Para todas elas vale a pena saber se a lentilha tem carboidrato, não é mesmo? Pois bem, conforme encontramos, uma porção de 100 g de lentilhas cozidas apresenta 20,13 g de carboidratos, dos quais 7,9 correspondem a fibras e 1,8 g correspondem a açúcar.

As fibras, apesar de serem um tipo de carboidrato, são um nutriente conhecido por diminuir a digestão dos carboidratos.

As leguminosas, como as lentilhas, são alimentos nutritivos que fornecem muitos benefícios para a saúde, porém, ainda que eles sejam ricos em fibras, eles também possuem uma quantidade expressiva de carboidratos em sua composição.

A maioria dos nutricionistas ponderam que você pode incluir pequenas quantidades de leguminosas como a lentilha em uma dieta low carb, dependendo do seu limite diário de carboidratos.

Se você segue uma dieta com restrição de carboidratos, converse com o médico ou nutricionista para saber como não deixar de oferecer os nutrientes necessários ao organismo enquanto diminui a sua ingestão de carboidratos.

Na lista a seguir, preparada a partir de dados nutricionais disponibilizados na internet, você vai conhecer a quantidade de carboidratos que pode estar presentes em diferentes porções e tipos de preparo da lentilha:

OBS: Vale lembrar que cerca de 1/3 dos carboidratos das lentilhas são fibras. Isso pode variar de acordo com o tipo de lentilha e marca. Verifique sempre o rótulo para saber exatamente quanto tem de fibras. Isso significa que dos carboidratos que aparecem na embalagem de lentilhas, 1/3 não devem ser considerados como carboidratos clássicos, no sentido que não são absorvidos e não provocam aumentos no açúcar do sangue.

1. Lentilhas cozidas (genérico)

  • 30 g: aproximadamente 5,6 de carboidratos;
  • 100 g: aproximadamente 18,75 g de carboidratos.

2. Lentilha da marca Camil

  • 30 g: 9,5 g de carboidratos;
  • 1/3 de xícara ou 60 g: 19 g de carboidratos;
  • 100 g: aproximadamente 31,5 g de carboidratos.

3. Lentilha cozida com vapor da marca Yoki

  • 30 g: 4,2 g de carboidratos;
  • ½ xícara de chá ou 50 g: 7 g;
  • 100 g: 14 g.

4. Sopa de lentilhas (genérico)

  • 30 g: aproximadamente 3,2 g de carboidratos;
  • 100 g: aproximadamente 10,75 g de carboidratos;
  • 1 xícara: aproximadamente 26,6 g de carboidratos;
  • 1 lata de 30 g pronta para servir: aproximadamente 32 g de carboidratos.

5. Arroz com lentilhas (genérico)

  • 30 g: 7,56 g de carboidratos;
  • 100 g: 25,2 g de carboidratos;
  • 1 xícara: aproximadamente 60,5 g de carboidratos.

6. Lentilhas em conserva da marca Bonduelle

  • 30 g: aproximadamente 4,15 g de carboidratos;
  • 100 g: aproximadamente 13,8 g de carboidratos;
  • ½ xícara ou 130 g: 18 g de carboidratos.

7. Lentilha mediterrânea da marca Liv Up

  • 30 g: aproximadamente 4,2 g de carboidratos;
  • 100 g: aproximadamente 17,3 g de carboidratos;
  • 1 pacote de 110 g: 19 g de carboidratos.

Atenção

Os tipos e porções de lentilha apresentados não foram submetidos acima a análises nutricionais para conferir o seu teor de carboidratos; simplesmente reproduzimos as informações fornecidas online.

Ou seja, os valores servem como uma estimativa para que tenhamos uma noção de quantos gramas de carboidratos a lentilha pode carregar.

Como os valores nutricionais podem ser diferentes dependendo da marca da lentilha, aconselhamos que você sempre cheque a tabela nutricional na embalagem do produto para checar qual é o seu teor de carboidratos por porção.

Além disso, ao fazer receitas com a lentilha, lembre-se de que os ingredientes utilizados ao lado da leguminosa na preparação irão influenciar a quantia final de carboidratos encontrada no prato.

E será que a lentilha tem glúten?

Agora que já vimos se a lentilha tem carboidrato, chegou a hora de abordarmos a questão do glúten estar presente ou não na mesma.

Isso porque algumas pessoas excluem o glúten da sua alimentação por sofrerem com problemas de saúde como a doença celíaca ou a intolerância/sensibilidade ao glúten ou simplesmente escolhem cortar a substância da sua alimentação.

De acordo com o que encontramos, a lentilha não tem glúten em sua composição. Entretanto, essa informação refere-se à lentilha pura e natural.

“Algumas versões embaladas podem incluir trigo (que possui glúten) no tempero. Sopas de lentilha enlatadas podem conter macarrão à base de trigo e sopas desidratadas de lentilha podem incluir amido de trigo nos pacotinhos de tempero. Torne um hábito ler a lista de ingredientes em todos os alimentos embalados para assegurar que eles não possuem nenhum ingrediente que contém o glúten”, alertou a chef Andrea Cespedes.

Ler toda a embalagem dos pacotes de lentilha ou produtos com o alimento que você adquirir, para se certificar de que o glúten realmente não pode ser encontrado ali, também é importante mesmo que não haja o tempero ou o acréscimo de ingredientes com glúten no produto.

Isso porque pode existir o risco de contaminação cruzada com o glúten caso a lentilha seja produzida, embalada ou armazenada nos mesmos equipamentos ou ambientes que outros produtos ou alimentos que carregam o glúten em sua composição.

Você já imaginava que a lentilha tem carboidrato? Costuma consumi-la em sua dieta com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário