O flocão de milho é um ingrediente comumente utilizado no Brasil para receitas de cuscuz. É um alimento que oferece muitos nutrientes, incluindo minerais e vitaminas, com um valor equilibrado de calorias (170 kcal em uma porção de 50 gramas).
O milho é fonte de manganês, zinco, ferro, potássio, magnésio, cobre, vitamina A, B, E e K. Por ser um vegetal com amido, o flocão de milho deve ser considerado uma fonte de carboidrato (aproximadamente, 40 gramas a cada xícara de chá de flocão de milho).
Mas afinal, consumir flocão de milho na dieta engorda ou não?
O flocão de milho engorda?
O flocão de milho, assim como qualquer alimento isolado, quando consumido sem exagero, não tem propriedade suficiente para engordar. Sendo assim, é importante estar atento às combinações feitas com esse ingrediente. Nesse caso, o prato se torna mais calórico e pode engordar se for combinado com alimentos gordurosos, como carne seca, manteiga, salsicha, entre outros acompanhamentos.
O flocão de milho oferece fibras alimentares insolúveis, fazendo com que se caracterize como um alimento com baixo índice glicêmico, ou seja, não promove o aumento acelerado da glicose no sangue, o que causaria picos de insulina.
Ele faz parte de uma categoria de alimentos com carboidratos complexos, que incluem também os feijões, ervilhas e grãos integrais. A vantagem dos carboidratos complexos é que eles promovem uma absorção lenta da glicose. Esses carboidratos são mais indicados do que os carboidratos simples, responsáveis por gerarem um pico de glicose quando ingeridos, que incluem o açúcar refinado, arroz branco, pão e bolachas (biscoitos).
Os carboidratos complexos e as fibras insolúveis compõem uma ótima dupla para promover a sensação de saciedade ao consumir o flocão de milho. Portanto, é uma boa opção de prato para substituir o pão em refeições como o café da manhã e lanche da tarde.
Ademais, o milho não possui glúten, portanto, todos os alimentos derivados desse cereal, incluindo o flocão de milho, não contém glúten.
Rico em nutrientes
Além disso, todos os tipos de milho, de forma geral, fornecem uma grande quantidade de nutrientes, incluindo:
- Vitamina A, B, E e K.
- Fósforo.
- Magnésio.
- Potássio.
- Cobre.
- Zinco.
- Manganês.
- Ferro.
- Cálcio.
- Ácidos fenólicos, que têm potencial antioxidante.
- Fitoesteróis, que diminuem a absorção intestinal do colesterol ruim, o LDL.
- Antioxidantes carotenoides e flavonoides, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e manter o bom funcionamento do organismo.
As biomoléculas do flocão de milho e outros produtos derivados de milho, que são minimamente processados, podem fornecer muitos benefícios à saúde, incluindo a prevenção de diversas doenças crônicas, inflamatórias e cardíacas.
Vários estudos associam os flavonoides, por exemplo, à prevenção do câncer, diabetes e doenças cardíacas. Além disso, o consumo de fitoesteróis ajudam a diminuir os níveis de colesterol LDL e total no sangue, visto que o fitoesterol inibe a absorção de outros tipos de colesterol no intestino.
Saiba mais sobre as funções dos fitoesteróis: Fitoesteróis baixam o colesterol mesmo?
Receita de flocão de milho com ovo
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de flocão de milho.
- ¼ de cebola picada.
- 3 ovos.
- ½ maço de coentro.
- ½ xícara de chá de água.
- 1 colher de sopa de manteiga.
- 1 colher de sopa de azeite.
- ½ colher de sopa de sal.
Modo de preparo:
- Primeiro, você deve hidratar o flocão de milho com a água e sal, por 10 minutos em uma tigela. Se for necessário, acrescente mais água, até deixar a massa de milho úmida.
- Após hidratar, o preparo é o mesmo que se faz no cuscuz. Portanto, coloque tudo em uma cuscuzeira e deixe cozinhar por 15 minutos, até o flocão de milho ficar bem macio.
- Em seguida, faça os ovos mexidos em uma frigideira com uma porção pequena de manteiga.
- Por último, coloque o flocão de milho em uma tigela e acrescente os ovos e os demais ingredientes.
- Sirva acompanhado com um suco natural ou café durante a manhã.
Veja mais 10 receitas de cuscuz light.
Fontes e referências adicionais
- Corn phytochemicals and their health benefits. Food Science and Human Wellness. vol. 7, Issue 3, September 2018, p. 185-195.
- Nutritional, Medicinal and Economical importance of Corn: A Mini Review. Res. J. Pharmaceutical Sci. Vol. 2(7), 1-6, August (2013).
Fontes e referências adicionais
- Corn phytochemicals and their health benefits. Food Science and Human Wellness. vol. 7, Issue 3, September 2018, p. 185-195.
- Nutritional, Medicinal and Economical importance of Corn: A Mini Review. Res. J. Pharmaceutical Sci. Vol. 2(7), 1-6, August (2013).
Eu posso toma mingau de flocão de milho com leite desnatado no lugar da janta
Eu tinha essa dúvida
De engordar ou não. M as gostei de saber que ele não aumenta o índice glicemico e pode diminuir o colesterol ruim
Tinha dúvidas sim, se Flocão engorda, obrigada pela explicação perfeita. Grata.
Não consumo ,mas estou malhando e vi muito post sobre o Flocão e boa fonte de carboidratos, então vou enclui na minha alimentação