Maizena Engorda?

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

O amido de milho ou maizena é muito utilizado como espessante para diversas receitas e também como mingau. Ele pode substituir a aplicação da farinha e diversos ingredientes que poderiam intensificar o valor calórico da refeição. Ele nada mais é que os grãos do milho processados e refinados, além de que pode ser muito eficiente para engrossar líquidos sem exigir dosagem alta. Será que a utilização da maizena engorda ou não? Vale a pena incluí-la em suas receitas no dia a dia?

Valor calórico

Uma colher de sopa de maizena contém 70 calorias. Ela é livre de gorduras e possui 17 gramas de carboidratos, além de não oferecer proteínas.

Sem glúten

A maizena pode ser utilizada sem preocupações por aqueles que são intolerantes a glúten, podendo ser uma alternativa para os portadores da doença celíaca. A pureza do amido de milho não oferece variações de cor nas refeições e sua coloração normalmente permanece clara e com textura leve.

Muitos especialistas defendem que o glúten quando presente no intestino se comporta como uma cola, gruda nas paredes intestinais, o que prejudica a absorção de diversas vitaminas e nutrientes fundamentais para quem busca emagrecer, assim também dificultando o processo de digestão. Esse comportamento do glúten ainda proporciona a dilatação da região abdominal e reduz a produção de serotonina, hormônio fundamental para a sua qualidade de vida.

Recuperação energética

O consumo da maizena é comum para certas pessoas em refeições pós-treino. Ela possui uma boa grande quantidade de carboidratos que proporcionam uma absorção mais rápida de proteínas e aminoácidos ingeridos juntos à maizena após as atividades físicas.

O uso de maizena combinado com proteínas e aminoácidos essenciais em refeições pós-treino pode ser uma boa escolha por aqueles que buscam ganho de massa magra e não desejam reduzir o percentual de gordura.

½ xícara desse ingrediente pode oferecer valor energético para você levantar peso durante uma hora. Em caso de ingestão de uma xícara de maizena, você poderá se sentir seguro para ter condicionamento por quase uma hora de natação.

Maizena engorda?

No entanto, muitos estudos provam que o amido de milho/maizena pode ser tão prejudicial a uma dieta para perda de peso quanto o açúcar. A decomposição do amido é tão rápida quanto dos açúcares nas correntes sanguíneas. Portanto, é indicado que evite o consumo de maizena durante dietas para perda de peso, pois a maizena engorda e poderá retardar as conquistas dos resultados esperados através da reeducação alimentar.

Sensação de fome

Pode-se dizer que a maizena engorda pois com a sua rápida decomposição, o pâncreas trabalha para a liberação de insulina a fim de processar os açucares. O excesso de insulina proporcionará ansiedade e vontade de fazer refeições fora dos horários adequados.

Funcionamento irregular do intestino

Um processo de emagrecimento requer eliminação eficiente e regular de toxinas. O amido de milho, por sua vez, dificulta o trânsito intestinal, com isso, pode-se dizer que a maizena engorda ao ocasionar desconfortos intestinais e prejuízos ao sistema digestório.

Maizena é saudável?

Poderíamos afirmar que o amido de milho é saudável se ele oferecesse nutrientes ou vitaminas, mas não é exatamente isso que ocorre. A maizena apenas oferece carboidratos, sendo assim uma fonte de energia.

No entanto, essa energia pode ser obtida com a ingestão de outros alimentos que ainda possam acrescentar nutrientes fundamentais a sua dieta.

Como evitar o consumo de maizena

Muitas pessoas não sabem, mas diversos alimentos industrializados contam com o amido de milho em seu preparo. Ocasionalmente buscamos opções mais saudáveis para algumas refeições, como salgados integrais e biscoitos de soja, mas acredite, com a ingestão desses, você também estará consumindo amido de milho. Os iogurtes, com excessão do iogurte grego, também contêm amido de milho dentre seus ingredientes, pois ele oferece a consistência cremosa para o protudo.

Alternativas para evitar o uso de maizena

O uso da maizena é feito apenas para proporcionar melhor consistência às receitas, então é importante que você conheça algumas alternativas para oferecer a consistência desejada em alguns pratos elaborados para dietas.

  • Legumes amassados;
  • Creme de leite;
  • Purê de vegetais.

Dietas sem proteínas

Existem casos de dietas que indicam baixo consumo de proteínas. Essas dietas particulares podem contar com a presença do amido de milho, pois ele não oferece quantidade significativa de proteínas. Normalmente essas dietas são indicadas para o tratamento de problemas de gota, fígado ou rins.

Baixa quantidade de Sódio

Dentre as características da maisena, podemos destacar a baixa quantidade de sódio. Sabemos que o sódio pode ser prejudicial às pessoas que convivem com retenção de líquidos e pressão alta. Uma xícara de amido de milho contém apenas 12 mg de sódio, o que equivale a 0,5% da ingestão recomendada diariamente, que é de 2300 mg.

Você conhece alguém que utilize o amido de milho como fonte de energia para fazer exercícios? Mesmo sabendo que o consumo da maizena engorda, faria o mesmo sem se preocupar com o percentual de gordura? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

11 comentários em “Maizena Engorda?”

  1. Gosto de fazer bolo de banana com a farinha de aveia integral e coloco uma collher de maizena, coloco colher de linhaça será que faz muito mau .ser a que posso engorda .gostaria de saber .

  2. Minha prima à 20 anos teve o desejo de comer maisena, é agora este desejo voltou mais forte sem está grávida se tornou viciada em maisena come ela pura anda até com uma caixa na bolsa,

  3. De modo geral, bacana, mas perigoso em certas partes.
    O amido de milho não é só carboidrato, ele também tem cálcio, ferro e magnésio. Além disso, recomendar substituir o amido de milho por creme de leite é um belo tiro no pé para quem pretende emagrecer. O creme de leite é gordura, se for por na balança, não será uma troca justa. Já a dica dos legumes é útil. Mas vale lembrar que nas receitas, uma colher de sopa de amido de milho costuma ser o suficiente, já se formos usar creme de leite vai a caixa toda. Tem que analisar o quadro como um todo.

  4. Eu descobri entretanto, um uso inédito para o amido de milho (Maizena): Ela atua como ‘calmante’ para o estômago, quando estou com azia ou refluxo. Sempre que sinto desconforto no estômago, tomo uma colher (sobremesa) de Maizena diluída em meio copo de água, e a ‘queimação’ estomacal passa na hora. Também é um remédio ótimo, se adicionada à claras de ovos batidas em neve, para acabar com dores e cólicas intestinais. Eu passei por várias dessas cólicas chatas e o único remédio que me curou foi a Maizena. 😉