Milho Cozido Engorda?

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Um alimento típico e tradicional em pratos da culinária brasileira, o milho é uma ótima fonte de energia e rico em carboidratos complexos, que são aqueles que possuem uma absorção mais lenta.  O milho é rico em vitaminas e minerais, é uma ótima fonte de fibras que ajudam no funcionamento do intestino e proporcionam a sensação de saciedade. Ele pode fazer parte de sua dieta balanceada. Mas afinal, o milho cozido engorda ou não? Vamos explorar a seguir alguns de seus benefícios, as formas de preparo mais consumidas e o impacto em uma dieta.

Os benefícios do milho

Minerais – fósforo, cobre, magnésio, ferro e zinco são encontrados no milho. Esses minerais auxiliam na saúde dos ossos.

Antioxidantes –o milho ajuda no combate aos radicais livres, além de diminuir o risco de diversas doenças – isso por conta dos carotenoides, vitamina C e vitamina E encontradas nele.

Vitaminas –  o milho é um alimento que oferece várias vitaminas, como as vitaminas B – riboflavina, niacina e vitamina b6. Entre outros benefícios, essas vitaminas ajudam a proteger a visão.

Milho Cozido Engorda?

Milho cozido engorda se consumido em excesso ou dependendo da receita em que é usado. Ele é um alimento que tem poder energético mas nem tanto. Quem controla o peso ou está tentando reduzi-lo, pode incluir o milho em sua dieta se não for em excesso. Muitos profissionais não concordam que o milho cozido engorda porque é difícil exagerar no consumo do milho cozido puro, sem manteiga, molhos ou cremes.

Milho cozido é um alimento de fácil preparo e prático, sendo culinária tradicional  de praias ao longo do litoral brasileiro. Quem nunca se esbaldou em milho cozido quando estava em férias na praia? O alimento não possui nenhum absurdo em se tratando de calorias. Uma espiga média tem 80 calorias. O problema é quando se coloca muita manteiga para dar mais sabor ao milho: mais gordura = mais calorias! Por isso, prefira apenas um pouco de sal no seu milho cozido e evite as calorias extras que podem até dobrar o valor calórico por unidade.

Calorias do milho cozido

Observe o resumo nutricional de alguns tipos e porções:

caloriasgorduracarboidratosproteínas
1 espiga800,63g19,14g2,67g
100 g890,7g21,27g2,96g
1 xícara1060,85g25,52g3,55g
25g (1/4 xic.) milho de pipoca900g17g3g
Milho em espiga com manteiga1553,43g31,94g4,47g

 

Pratos feitos com milho cozido

Até aqui falou-se mais do milho cozido consumido na espiga, mas a culinária está cheia de receitas de pratos, doces e salgados, nos quais o ingrediente principal é o milho cozido.

É claro que não vamos deixar de comer coisas que gostamos, mas devemos ter bem claro as quantidades razoáveis para que não ultrapassemos a quantidade de calorias de nossa dieta, principalmente em se tratando de um alimento energético, como o milho. Vale ter em mente que o milho cozido engorda de verdade quando está em combinação com outros ingredientes calóricos e é comido em quantidade. Ele sozinho, sem ingredientes extras, não é esse vilão que muitas pessoas  pensam.

Alguns dos pratos feitos com milho cozido

  • Creme de milho verde – feito à base de milho cozido e a receita inclui farinha de trigo e manteiga – carboidrato e gordura. Portanto, apesar de ser muito gostoso e de ser uma ótima pedida para aqueles dias frios de inverno, é preciso tomar cuidado com a quantidade. Cada colher de sopa de creme de milho tem 35 calorias, divididas assim: 33% de gorduras, 55% de carboidratos e 12% de proteínas.
  • Bolo de milho – Normalmente as receitas de bolo utilizam o milho em sua forma processada, a farinha de  milho. Mas há algumas receitas que utilizam o milho natural, cozido. Milho cozido, farinha, açúcar, manteiga – o que dizer? Muitas calorias na certa, por isso, a recomendação de sempre: consumo moderado. Vamos aos dados – 1 fatia de bolo de milho tem 157 calorias, divididas dessa forma: 36% de gorduras, 58% de carboidratos e 6% de proteínas.
  • Pamonha – um doce muito tradicional em algumas regiões do Brasil, a pamonha tem calorias por porção: cada 160g de pamonha (correspondente à 1 porção), tem 259 calorias, divididas assim: 6% de gorduras, 88% de carboidratos e 6% de proteínas.
  • Canjica – outro doce feito a partir do milho cozido, junto com leite, sal, açúcar e manteiga. Um doce delicioso, mas que não deve ser consumido em excesso. Cada 100g de canjica tem aproximadamente 220 calorias, divididas assim: 36% de gorduras, 46% de carboidratos e 18% de proteínas.

Um derivado do milho que preocupa

Feito a partir do amido do milho, o xarope de milho é uma das grandes preocupações devido aos seus altos índices de frutose,  que segundo estudos recentes é algo que engorda mais do que qualquer outro ingrediente adoçante.  Fica aqui como lembrete, pois serve como assunto para um próximo artigo.

Considerações finais:

  • Nunca é demais lembrar que uma alimentação saudável e balanceada faz com que mantenha seu peso e sua saúde perfeitos.
  • O milho cozido não é um vilão, mas muitos milhos cozidos podem se transformar em  um bando de vilões.
  • Bom senso, cautela e moderação: palavras de ouro quando falamos em alimentação, dietas de emagrecimento, perda de peso e manter a boa forma.
  • Um bom profissional de nutrição sempre será o seu melhor amigo e lhe guiará direitinho na hora em que uma dieta se fizer necessária. É esse profissional que incluirá o milho cozido em sua alimentação, sem o risco de excesso e consequentemente de ganho de peso.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Você tem alguma receita light de milho cozido para compartilhar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (34 votos, média: 4,18 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

4 comentários em “Milho Cozido Engorda?”

  1. Engraçado é falando sobre os complementos do milho (sal, manteiga) o que prova que tudo é costume. Desde criança sempre comi milho cozido sem nada disso, então pra mim é pra lá de esquisito milho com sal e manteiga. rsrsrs

  2. eu li a postagem “Milho Cozido Engorda?” e Fiquei curioso
    E o famoso cuscus no vapor , comido com manteiga ou com leite? Como Fica nesta História?
    Lembrando que esta receita leva aqueles flocos de milho pré cozidos (tipo Milharina) ao invés de de fubá um pouco de farinha de mandioca e sal. Aprecio muito no café da mnhã.

    Valeu.