Milho Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 19/09/2019

Muitas pessoas acreditam que o milho engorda e acabam o evitando. Mas será que ele realmente faz engordar? Ou ele pode te fazer perder peso? Vamos explorar mais sobre esse vegetal e descobrir se milho engorda ou emagrece.

Calorias e Macronutrientes

O tamanho de uma porção de milho é meia xícara. Milho em lata com sal adicionado contém cerca de 60 calorias por porção, e 10 calorias de gordura por porção, ou cerca de 1 grama de gordura total. Assim, o milho em lata não contém tantas calorias para ser considerado engordativo. O milho também oferece 2 gramas de fibras, 13 gramas de carboidratos e 2 gramas de proteínas, ferro e vitamina C em cada porção. Monitore sua dieta para evitar comer carboidratos demais, já que isso frequentemente resulta em calorias demais, o que pode levar ao ganho de peso.

Fibra

Incluir milho na sua dieta te oferece uma fonte de fibras, um nutriente importante para a saúde do seu intestino. Cada porção desse vegetal oferece 2 gramas de fibras; sua dieta deve incluir de 25 a 38 gramas de fibras por dia para ajudar a proteger contra prisão de ventre e diarreia, assim como para combater doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Gordura no Milho

Embora o milho contenha gordura, essa gordura é mono e poliinsaturada. O milho não contém gorduras saturadas ou trans, o que quer dizer que a pequena quantidade de gordura encontrada no milho é saudável. Entretanto, se você adiciona manteiga ou margarina ao seu milho, o conteúdo de gordura irá aumentar significantemente. Nesta versão com muito mais calorias extras o milho engorda.

Sódio

Milho em lata pode conter muito sal, com algumas marcas contendo até 545 mg de sódio por xícara – quase um quarto do recomendado por dia. Sal em excesso pode levar a retenção de fluídos e elevação na pressão arterial em indivíduos sensíveis a sódio. Procure por milho em lata sem sal; o sódio cai para apenas 31 mg por xícara.

Quando o Milho Engorda?

Embora o milho por si só não engorde, ele é um vegetal que contém amido, o que quer dizer que contém carboidratos. Consumir carboidratos demais e calorias pode levar a ganho de peso e de gordura. Se você está acima do peso, A Associação Dietética Americana encoraja que você reduza sua ingestão de calorias em 500 a 1000 calorias por dia, para perder de meio a um quilo por semana.

A Associação Dietética Americana também reporta que reduzir os carboidratos ao invés das calorias ou gordura pode ajudar com uma perda de peso de curto prazo, e reduzir sua ingestão de carboidratos resulta em uma ingestão menor de energia, o que é eficaz para perda de peso e de gordura.

A Pipoca é Saudável ou Não?

A pipoca também não é prejudicial a saúde e boa forma. Ela é um ótimo lanche entre as refeições, desde que não tenha gordura e esteja com pouco sal. A pipoca com manteiga e salgada deve ser restrita por causa da quantidade de gordura e sódio. Além disso, já que a pipoca geralmente é comida enquanto se assiste televisão ou um filme, há uma chance maior de comer grandes quantidades de pipoca, porque a pessoa presta mais atenção ao filme do que à quantidade de pipoca que come. Ingestão excessiva de gordura e sódio tem suas consequências na saúde, como sabemos.

Vitaminas

O milho contém várias vitaminas B, incluindo tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico e vitamina B6. A tiamina, com 26% da quantidade recomendada diária por porção, e a vitamina B6, com 31% da quantidade recomendada diária, são as vitaminas presentes em maior quantidade. Você também ingere 5% da quantidade recomendada diária de vitamina A em cada porção de milho, o que melhora a proteção da sua visão.

Minerais

Coma uma porção de milho e você consegue 32% da quantidade recomendada de magnésio, fazendo do milho uma boa escolha para a saúde dos ossos e manutenção da função das enzimas. O milho também oferece 21% do fósforo, 16% do cobre e 15% do ferro e zinco que você deve consumir por dia. Uma porção oferece quantidades menores de potássio e cálcio, também.

Informações de Cozimento

Cozinhar o milho afeta seu valor nutricional. Um estudo publicado em agosto de 2002 no “Journal of Agricultural and Food Chemistry” (Revista de Química Agricultural e de Alimentos) indica que cozinhar o milho por 25 minutos a 115°C aumenta os níveis de antioxidantes em 44%. Além disso, cozinhar dessa maneira aumentou a quantidade de fitoquímicos em 550%. Vitamina C, presente no milho em quantidades residuais, diminuiu com o cozimento.

Rico em Antioxidantes

Como outros vegetais, o milho pode te ajudar a lutar contra os radicais livres, e pode diminuir seu risco de doença cardíaca, câncer e outras doenças. Os antioxidantes encontrados no milho incluem carotenoides, vitamina C e vitamina E.

Considerações

Comer qualquer alimento, o milho engorda em excesso, mas nenhum alimento cria gordura apenas na barriga. Diferentes tipos de alimentos de milho criam benefícios e riscos diferentes. O milho inteiro contém vitaminas importantes, minerais e proteínas, assim como carboidratos e fibras.

Fubá e outros produtos do milho podem oferecer menos benefícios nutricionais. Xaropes de milho se tornam gordura mais rapidamente que o açúcar da cana, de acordo com um estudo publicado em novembro de 2010 em “Pharmacology, Biochemistry and Behavior” (Farmacologia, Bioquímica e Comportamento).

O truque para incluir milho na sua dieta é balanceá-lo com fontes de proteína e gordura que podem diminuir o efeito de alimentos ricos em carboidratos nos níveis de glicose no sangue.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Você ainda acho que milho engorda? Como você gosta e costuma consumir o milho? De forma cozida por inteiro, o enlatado em saladas, ou em forma de pipoca? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (33 votos, média: 3,64 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

15 comentários em “Milho Engorda ou Emagrece?”

  1. Eu gosto de milho cozido e assado,mas dentre os dois eu amo mais o cozido😊por conta do salzinho que colocamos nele eu acho ótimo.

  2. Minha família sempre usou milho e derivados. O ideal é cozinhar a vapor. O angu et muito visados nobinteriir de Minas. Acredito que não engorda. Eu gosto muito de colocar um pouco de milho verde no arroz integral, sopas. E fazemos muita canjica, o ano todo. Mas o milho bom é este que compramos dentro da espiga!

  3. Eu gostaria de saber quantos de açucar tem em 100 gramas de milho,eu estou fazendo uma dieta sem açucar por causa do meu triglicérides esta alto.

    • Sou intolerante a glutem faço mui coisas com farinha de milho mas sinto q estou alimentando muito meu peso nem sei oq vou comer mais😔