Fubá Engorda? Bolo, Sopa, Mingau e Mais

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Tão comum em nossa culinária, o fubá está presente em nossa vida desde sempre. Muito versátil e saboroso, prepara deliciosos pratos, mas será que é tão nutritivo quanto saboroso? Fubá engorda ou não? Vamos entender.

O que é fubá e para que serve?

Todo fubá é uma farinha fina, seja ela de milho, de arroz, de mandioca, etc. O fubá de milho é feito a partir de suas espigas. O resultado é uma farinha, muito utilizada em nosso país, no preparo de diferentes pratos.

Por ser um produto barato e acessível, sempre foi muito utilizado no combate à fome e anemia. Por seu alto valor calórico, o fubá foi um forte aliado para ajudar os famintos nas guerras.

Fubá engorda?

Depende da quantidade, mas provavelmente sim. Fubá é uma fonte de carboidratos, altamente calórico, que vai propiciar o ganho de peso quando consumido em excesso.

Todo carboidrato vai ser transformar em açúcar, portanto, as pessoas que estão em dieta para perder peso e diabéticos precisam estar atentos. O fubá engorda, mas poderá ser consumido com moderação.

Farinha de milho e fubá são a mesma coisa?

Embora sejam feitos a partir do mesmo ingrediente – o milho – a farinha de milho e o fubá diferem-se quanto à sua consistência e, por esse motivo, são utilizados em preparos diferentes.

Enquanto o fubá é um amido delicado que se aplica a bolos, cremes, mingaus e sopas; a farinha de milho, com seu aspecto rústico, se enquadra melhor em farofas, tutus e preparos mais densos.

No entanto, as diferenças terminam aí. Seus valores nutricionais são o mesmo. Confira a seguir.

Valores nutricionais do fubá em 100 gramas

  • Calorias – 370
  • Carboidrato – 79g
  • Proteínas – 7g
  • Fibras – 3.9g
  • Açúcares – 1.6g
  • Lipídios – 1.8g
  • Gordura saturada – 0.2g
  • Gordura poli-insaturada – 0.6g
  • Gordura monoinsaturada – 0.3g
  • Sódio – 7mg
  • Potássio – 142mg
  • Vitamina A – 214 UI
  • Cálcio – 3mg
  • Ferro – 1.1mg
  • Vitamina B6 – 0.2mg
  • Magnésio – 32mg

Benefícios do fubá para a saúde

  • Pode ser consumido por celíacos, pois o fubá não apresenta glúten, a proteína proibida por quem apresenta a doença celíaca;
  • Muito bom no combate a anemia;
  • Deve ser consumido por mulheres grávidas, por ser fonte de ácido fólico, que é importante na formação do bebê;
  • É uma fonte interessante de fibras, que ajudam o funcionamento do intestino;
  • Não apresenta colesterol;
  • Ajuda pessoas convalescentes a ganharem peso.

Fubá antes dos treinamentos

Os praticantes de treinamentos para hipertrofia (ganho de massa muscular) precisam, além dos exercícios corretos, uma alimentação que lhes forneça os nutrientes necessários para cada etapa do treino.

Antes do treinamento é preciso consumir carboidratos, para que se armazene a quantidade suficiente de glicogênio nos músculos, que será fundamental para aguentar o esforço físico que virá a seguir.

O glicogênio fornece energia aos músculos durante os exercícios. Quando essa quantidade é insuficiente, ocorrerá a fadiga muscular.

Para que se chegue ao nível ideal de glicogênio durante o treinamento, será importante o consumo de carboidratos entre 40 e 50 minutos na etapa que antecede o treino.

Os alimentos ricos em carboidratos suprem essa demanda, e entre eles podemos incluir preparos com fubá, que são de fácil digestão, como as receitas a seguir.

Receitas simples com fubá

Para os apreciadores do fubá, passaremos, a seguir, algumas receitas bastante simples. As pessoas que estão buscando perder peso deverão apreciá-las moderadamente. Quem precisa ganhar peso, aproveite que o fubá engorda e delicie-se com essas receitas tão interessantes.

– Bolo simples de fubá de liquidificador

Bata no liquidificador os seguintes ingredientes: 1 xícara de leite, 2 ovos inteiros, meia xícara de óleo e 2 colheres de sopa de manteiga.

A seguir, junte 1 xícara de fubá peneirado junto com 1 xícara de farinha de trigo. Coloque uma xícara de açúcar. Bata rapidamente.

Pare de bater e coloque 1 colher de sopa de fermento. Misture delicadamente e leve ao forno médio (180º), pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos.

– Sopa de fubá nutritiva

Doure meia cebola e 1 colher de chá de alho amassado em 1 colher de sopa de azeite. Acrescente agora 4 xícaras de água e 1 tablete de caldo de carne ou frango, e deixe ferver.

Acrescente meio maço de couve picado grosseiramente. Tampe a panela e deixe cozinhar tempo suficiente para murchar a couve.

Já é hora de colocar 1 xícara de fubá dissolvido em 2 xícaras de água. Mexa bem. Tampe a panela. Deixe cozinhar por 10 minutos, não esquecendo de mexer de vez em quando, para não grudar no fundo da panela.

Prove o sal e sirva a seguir, bem quente.

Caso queira o caldo mais líquido, aumente a quantidade de água da receita.

– Mingau de fubá

Dissolva duas colheres de sopa de fubá de milho em 1 copo de leite. Adoce com 1 e ½ colher de sopa de açúcar e leve essa mistura ao fogo para engrossar, mexendo sempre. Polvilhe canela em pó, a gosto, e sirva a seguir.

– Polenta básica

Leve 1 litro de água para ferver com 2 colheres de sopa de manteiga, e sal a gosto.

Dissolva 400g de fubá em 1 litro de água para não empelotar. Junte à agua que está fervendo no fogo. Mexa até começar a engrossar.

Sirva a seguir.

Algumas curiosidades sobre o fubá

  • Segundo estudos da Universidade Federal de Minas Gerais, o fubá misturado com água ajuda a eliminar os sintomas que algumas grávidas apresentam relacionados a crises de vômito;
  • O fubá com água, feito uma pastinha grossa, é um ótimo esfoliante para os calcanhares ressecados.

Considerações finais

Não é à toa que o fubá nos acompanha há tanto tempo. Mesmo sendo um alimento simples, agrega valores nutricionais básicos, além de ser delicioso.

Caso haja alguma recomendação contrária, o consumo de fubá é livre para qualquer pessoa.

As únicas observações se aplicam a diabéticos e obesos, que devem evitá-lo. No mais, delicie-se com fubá em suas mais variadas formas de preparo.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem costume de comer receitas feitas com fubá? Quais são suas preferidas, e com que frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (38 votos, média: 3,68 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

8 comentários em “Fubá Engorda? Bolo, Sopa, Mingau e Mais”

  1. De vez em quando eu faço polenta. Meu pai e minha mãe adorava mingal de fundar com couve .E nos últimos dias de vida de ambos.ao perderem o apetite eles pediam p/fazer fundar com leite. Quando eu era criança e faltava pão comiamos fubá suado. Era uma delícia.
    Há gosto de preparar o bolo de fubá seja cremoso ou simples.

  2. Amo angu e sempre falei 0 bom é q não engorda pode comer a vontade ,sou mineira e Mineiro sabe que é difícil faltar angu em suas refeições kkk

  3. Nossa eu não acredito que fuba engorda kkkk, estava substituindo o mingau de fuba na janta pensando que não engordava, poxa estava errando feio, falei para a maioria dos amigos que ele não engordava, até comprei mais um pacote de fuba hoje kkkkk, ai meu Deus oq vou fazer para perder 40 kilos

    • Procure ajuda proficional já que não conhece sobre alimentação um nutrologo ou ortomolecular sáo as melhores opções. E assista videos no youtube de dr Dayan Siebra e Lair Ribeiro. Não entre em sites como este para pegar informações. Eu entro porque sei filtrar por ter ido muito ao nutricionista por ter sido gorda a vida toda. Então hoje eu sei me alimrnyar por estar extamente 40kg acima do peso. O PRINCIPAL LEMBRE-SE EQUILIBRIO E COMER COMIDA DE VERDADE NADA DE DIETA MALUCA. E P JEJUM TN EMAGRECEN MAS FEITO DA FORMA CORRETA. PROCURE COMO NESSES CANAIS QUE TE FALEI. BEIJO E DEUS ABENÇOE E DE VITORIA

  4. eu consumo todo dia pela manha na minha vitamina uma colher de fuba de milho misturado na minha vitamina de mamao banana leite e aveia isso pode alterar na glicose