É difícil encontrar um brasileiro que não tenha crescido comendo bolinhos caseiros que suas avós e mães faziam. Entre eles, um dos mais tradicionais e populares certamente é o bolo de fubá.
Mas, depois que passamos a nos preocupar com a saúde e a investir em uma reeducação alimentar, podemos ficar com um pé atrás com esses quitutes. Por isso, a existência de versões light dos bolos caseiros é uma excelente saída.
Por exemplo, esse bolo de fubá light não leva farinha de trigo, que é vista como uma vilã para a saúde e boa forma. Entenda como a farinha de trigo faz mal e como esse tipo de farinha engorda.
Quem dá as caras na preparação é a farinha de aveia. Já o gostinho todo especial desta receita fica por conta da presença do coco ralado e da erva-doce na preparação.
Então, que tal matar a saudade do bolinho caseiro da sua família com este incrível bolo de fubá light? Você mesmo pode colocar a mão na massa e fazer o prato, pois as instruções estão logo a seguir:
Bolo de fubá light
Equipamento
- Forma de bolo
- Tigela grande
Ingredientes
- 1 copo de 300 ml fubá
- 3 colheres de sopa farinha de aveia sem glúten
- 3 colheres de sopa coco ralado sem açúcar
- 1 colher de chá erva-doce
- 2 ovos
- 25 sachês adoçante sucralose em pó (20 gramas no total)
- 250 ml leite
- 2 colheres de sopa óleo de coco
- 1 colher de sopa fermento em pó sem glúten para bolo
- 1 pitada sal
Instruções
- Juntar o fubá, a farinha de aveia, o coco ralado, a erva-doce e o adoçante em uma tigela. Misturar muito bem.
- Bater os ovos e despejar na tigela. Adicionar o óleo, o leite e a pitada de sal. Misturar novamente até obter uma massa homogênea.
- Por último, acrescentar o fermento e mexer delicadamente, apenas para incorporar o ingrediente à massa.
- Despejar a massa em uma forma untada com óleo de coco. Levar ao forno para assar em 200º C. O bolo estará pronto quando você espetar um palito ou talher e o objeto sair limpinho da massa.
Notas
- Para garantir que a farinha de aveia usada na receita realmente não contém glúten, leia atentamente tudo o que estiver escrito na embalagem do produto (inclusive as letrinhas pequenas). Caso faça a sua farinha de aveia em casa, cheque com o mesmo cuidado o rótulo da aveia que utilizar no preparo da farinha caseira. Isso é necessário porque embora seja naturalmente livre de glúten, a aveia pode ser contaminada pelo glúten quando produzida, processada, embalada, armazenada ou transportada no mesmo ambiente em que alimentos que têm glúten.
- Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem ter algum teor de glúten.
- O número de porções e a quantidade de calorias por porção do bolo podem variar conforme o tamanho em que você as fatias.
- Recomenda-se usar uma forma de 20 cm com furo no meio.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?