Para quem gosta de comer goiaba, fica a boa notícia: a fruta serve como fonte de parte dos nutrientes que o nosso organismo exige para funcionar apropriadamente. Essa lista inclui: potássio, cobre, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B6 e vitamina B9 (ácido fólico/folato).
Podemos consumir a fruta fresca ou utilizá-la em receitas de sucos, doces como a goiabada, sorvetes, compotas, geleias, vitaminas e bolos, por exemplo.
A goiaba tem carboidrato? E fibras?
Para quem começa a seguir uma dieta com controle ou restrição da quantidade de carboidratos que são ingeridos nas refeições por motivos de saúde ou como uma maneira de favorecer a perda de peso, vale a pena saber se a goiaba tem carboidrato em sua composição.
Pois bem, a goiaba tem carboidrato sim, entretanto, também é importante saber que parte dos carboidratos da fruta correspondem a fibras, um nutriente que é conhecido por diminuir a digestão de carboidratos.
Na lista a seguir, vamos conhecer as quantidades totais de carboidratos e fibras, em gramas, que podem ser encontradas em diferentes porções e receitas com a goiaba:
1. Goiaba
- 1 unidade: aproximadamente 7,9 g de carboidratos e 3 g de fibras;
- 100 g: aproximadamente 14,3 g de carboidratos e 5,4 g de fibras;
- 1 xícara: aproximadamente 23,65 g de carboidratos e 8,9 g de fibras.
2. Goiabada da marca Fugini
- 1 fatia de 40 g: 26 g de carboidratos e 1,8 g de fibras;
- 100 g: 65 g de carboidratos e 4,5 g de fibras.
3. Polpa de goiaba da marca Qualitá
- 100 g: 8,8 g de carboidratos e 3,2 g de fibras.
4. Suco de goiaba (genérico, não informa se é com ou sem açúcar)
- 100 ml: aproximadamente 16,4 g de carboidratos e 0,8 g de fibras;
- 1 xícara: aproximadamente 19 g de carboidratos e 2 g de fibras.
5. Geleia de goiaba da marca Qualitá
- 1 colher de sopa ou 20 g: 16 g de carboidratos e 0 g de fibras.
6. Geleia de goiaba diet da marca Linea
- 1 colher de sopa: 13,6 g de carboidratos e 0 g de fibras;
- 100 g: 68 g de carboidratos e 0 g de fibras;
- 1 pote: aproximadamente 122,5 g de carboidratos e 0 g de fibras.
7. Suco néctar de goiaba light da marca Del Valle
- 100 ml: 2,4 g de carboidratos e 1,45 g de fibras;
- 1 copo (genérico): 4,8 g de carboidratos e 2,9 g de fibras;
- 1 lata: aproximadamente 8,05 g de carboidratos e em torno de 4,85 g de fibras;
- 1 embalagem: 24 g de carboidratos e 14,5 g de fibras.
A lista acima foi elaborada com base em informações dos portais que disponibilizam dados nutricionais a respeito de uma série de comidas e bebidas. Os alimentos não foram submetidos a análises, simplesmente reproduzimos as informações fornecidas por esses sites.
Lembramos ainda que a quantidade de carboidratos e fibras das receitas com goiaba pode variar de acordo com os ingredientes, assim como suas quantias e marcas, utilizados para preparar cada receita.
Portanto, sempre cheque as embalagens dos produtos que você utilizar em suas receitas com goiaba para estimar o teor de carboidratos e fibras que cada prato poderá apresentar em cada uma de suas porções.
E a goiaba tem vitamina C?
Agora que já vimos se a goiaba tem carboidrato, será que o alimento também serve como fonte de vitamina C?
Pois bem, de acordo com o que a bacharela em fisioterapia e professora de aulas de saúde e nutrição em escolas, Laura Dolson, escreveu em seu artigo publicado, a goiaba não somente tem vitamina C como serve como uma excelente fonte do nutriente.
Conforme a nutricionista Jill Corleone, uma porção de uma xícara de goiaba contém 376 mg de vitamina C.
A quantidade de vitamina C que uma pessoa precisa ingerir por dia varia de acordo com sua idade e sexo. Segundo o Office of Dietary Supplements (Agência de Suplementos Alimentares, tradução livre), dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, os homens adultos devem ingerir 90 mg de vitamina C diariamente e as mulheres adultas devem consumir 75 mg do nutriente a cada dia.
Já as mulheres adultas grávidas precisam de 85 mg de vitamina C diariamente, enquanto as mulheres adultas que estejam amamentando devem fornecer 120 mg do nutriente por dia ao seu organismo.
A organização explicou que a vitamina C trabalha como um antioxidante no organismo, auxiliando a proteger as células dos danos provocados pelos radicais livres.
Por sua vez, os radicais livres são conhecidos como compostos prejudiciais ao organismo, que danificam o nosso DNA, e o acúmulo desses compostos ao longo do tempo pode contribuir com o processo de envelhecimento e o desenvolvimento de problemas de saúde como câncer, doença no coração e artrite.
Além disso, o corpo precisa de vitamina C para a produção de colágeno, uma proteína necessária para ajudar o processo de cura de feridas. A vitamina C também melhora a absorção de ferro e contribui com o funcionamento apropriado do sistema imunológico para proteger o corpo de doenças.
Vídeo: Benefícios da goiaba
Você encontra mais informações sobre as vantagens da goiaba no vídeo a seguir.