Grão de Bico Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 01/01/2020

O grão de bico é uma leguminosa que oferece inúmeros benefícios à saúde. Em 100 gramas de grão de bico, podemos encontrar 18g de proteínas vegetais, 59g de carboidratos e 120kcal. Abaixo você aprenderá o efeito do grão de bico no apetite, os benefícios de comer esse alimento tão rico e descobrirá se o grão de bico engorda ou emagrece.

Grão de Bico é um ingrediente encontrado em muitos pratos do Oriente Médio e indianos. Há muitas razões pelas quais o grão de bico é considerado saudável e nutritivo, incluindo seus níveis de proteína. Você pode comprá-lo em lata ou seco e ele pode fazer muitos pratos diferentes.

As propriedades dessa leguminosa muito utilizadas no oriente médio são inúmeras e seus benefícios vão de um controle de glicemia até uma melhora substancial no sistema cardiovascular. Você vai gostar de saber como o grão de bico pode servir para a sua saúde.

Por conter muitas fibras, pratos com grão de bico podem te causar uma sensação de saciedade que pode durar por horas, impedindo que você tenha que recorrer às guloseimas tradicionais. Comidas como hambúrguer de grão de bico, hummus e até quiche light de grão de bico podem te ajudar a emagrecer. Aprenda essas e mais algumas receitas com grão de bico e surpreenda-se

Uma das mais deliciosas e versáteis receitas de grão de bico são as de escondidinho. São basicamente purês assados com recheios super saudáveis que agradam até aos paladares mais exigentes. Aprenda 7 receitas de escondidinho de grão de bico fit e light para não precisar fugir da dieta em nenhuma refeição.

Ele é rico em fibras que é conhecida por baixar o colesterol. Você pode até combinar arroz integral e grãos inteiros com o grão de bico para completar uma proteína de alta qualidade quase completamente sem gordura. Há ainda mais coisas que o grão de bico tem a oferecer e a lista de benefícios é quase infinita, além do fato de, por parecer saudável ao mesmo tempo que é muito saboroso, é comum não saber se o grão de bico emagrece ou engorda.

Afinal, Grão de Bico Engorda ou Emagrece?

– Efeito no Apetite

Agora há evidências diretas sobre o grão de bico e apetite! Participantes em um estudo recente reportaram mais satisfação com suas dietas quando grão de bico foi incluído, e eles consumiram menos alimentos processados durante as semanas do estudo quando o grão de bico foi consumido. Eles também consumiram menos alimentos no geral quando a dieta foi suplementada com grão de bico. Em outras palavras, o grão de bico emagrece na medida em que, ao comê-lo, você diminui o seu apetite.

– Fibras, Saciedade e Níveis de Glicose

É curioso mas, a sensação de saciedade que se tem, faz as pessoas imaginarem que o grão de bico engorda, já que, ao comê-lo, você fica com a sensação de “estar cheio”.

Grão de bico (como a maioria dos legumes) é valioso devido à sua quantidade de fibras. Duas xícaras oferecem a quantidade diária completa! Mas as pesquisa sobre grão de bico e fibras nos levaram um passo a frente recentemente ao sugerir que os benefícios das fibras do grão de bico podem ir além dos benefícios de outros alimentos. Em um estudo recente, dois grupos de participantes receberam cerca de 28 gramas de fibras por dia. Mas os dois grupos diferiam nas fontes alimentares de fibras. Um grupo recebeu fibras principalmente de grão de bico. O outro grupo recebeu fibras de outras fontes. O grupo do grão de bico teve uma regulação melhor da gordura no sangue, incluindo níveis menores de colesterol LDL, colesterol total e triglicérides.

Quantidade para Benefícios

Em algumas partes do mundo (por exemplo, partes da Índia), o grão de bico é ingerido diariamente em grande quantidades durante o ano todo. Mas um estudo recente mostrou que podemos nos beneficiar do grãos de bico mesmo quando comemos porções muito menores durante um tempo muito menor. Nesse estudo, levou apenas uma semana de consumo de grão de bico para melhorar o controle de açúcar no sangue e secreção de insulina nos participantes. Igualmente importante, apenas um terço de xícara foi necessário por dia para oferecer esses benefícios.

Digestão

O grão de bico é um alimento que você definitivamente quer manter na sua lista de alimentos que não engordam e que ajudam na digestão. Entre 65-75% das fibras encontradas no grão de bico são insolúveis, e esse tipo de fibra permanece sem ser digerida até sair do seu corpo.

Estudos recentes mostrara que as fibras do grão de bico podem ser metabolizadas por bactérias no cólon para produzir quantidades relativamente grandes de ácidos graxos de cadeias curtas, incluindo ácido acético, propiônico e butírico. Esses ácidos oferecem energia às células que revestem seus intestinos. Ao apoiar as necessidades enérgicas das nossas células intestinais, os ácidos criados a partir das fibras do grão de bico podem ajudar a diminuir seu risco de problemas no cólon, incluindo câncer.

Tipos

A maioria dos feijões encontrados no mercado (especialmente grão de bico em lata) são de cor clara e relativamente redondos. Esse tipo de grão de bico é chamado de “kabuli”. Se você está pensando agora que, dependendo do tipo, o grão de bico engorda, você está enganado. Mundialmente, há um tipo muito mais comum de grão de bico chamado “desi”.

Esse segundo tipo de grão de bico é cerca de metade do tipo de cor creme com o qual estamos acostumados e tem uma forma mais irregular. A cor também é diferente, variando de um bronze claro ao preto. Pesquisadores determinaram recentemente que muitos dos antioxidantes presentes no grão de bico são especialmente concentrados na casca exterior que dá aos grãos sua cor distinta. O grão de bico desi, mais escuro, parece ter cascas mais grossas e maiores concentrações de antioxidantes do que os grãos de bico maiores e de cor creme que são encontrados em saladas e produtos enlatados.

É claro, é importante lembrar que antioxidantes podem ser encontrados nos dois tipos de grão de bico e você terá grandes benefícios com os dois tipos. Mas se você antes evitava o grão de bico mais escuro e de forma irregular, queremos encorajar você a reconsiderar e aproveitar todos os tipos de grão de bico, incluindo os mais escuros e de forma irregular.

Algumas Ideias de Pratos

  • Purê de grão de bico, azeite de oliva, alho fresco, tahini e suco de limão para fazer um homus rápido e fácil.
  • Jogue suas ervas e temperos favoritos no seu grão de bico e coma como um lanche.
  • Adicione grão de bico às suas saladas de verduras.
  • Faça um macarrão inspirado no Oriente Médio ao adicionar grão de bico ao penne com azeite de oliva. queijo e orégano.
  • Ferva grão de bico cozido em um molho de tomate, curry e nozes picadas e sirva como acompanhamento para o arroz.
  • Adicionar grão de bico à sua sopa de vegetais irá melhorar seu sabor, textura e conteúdo nutricional.

Considerações Finais

Quando usado como parte de uma dieta de redução de calorias, o grão de bico emagrece por aumentar a sensação de saciedade. Substituir alguns dos carboidratos refinados da sua dieta por grão de bico ou outros legumes pode te ajudar a conseguir uma cintura mais fina.

Cuidado com os acompanhamentos. Muitas vezes as pessoas acreditam que o grão de bico engorda não por ele e sim por estarem o comendo junto com muito azeite e pão árabe, por exemplo. Se você combinar o grão de bico com alimentos calóricos aumenta a chance real de engordar.

Dietas ricas em legumes como o grão de bico te ajudam a perder mais peso que dietas sem legumes e também podem ajudar a melhorar sua pressão arterial e níveis de colesterol, de acordo com um estudo publicado no “European Journal of Nutrition” em fevereiro de 2011. Você pode ter os benefícios na pressão arterial e colesterol mesmo que você não perca peso, de acordo com os autores do estudo.

Lembre-se que você terá os melhores resultados de perda de peso se você comer o grão de bico no lugar de alimentos menos saudáveis como carnes ricas em gordura saturada ou grãos refinados. O grão de bico tem calorias e se você comer muito ele pode contribuir para o ganho de peso, mesmo sendo um alimento saudável associado à perda de peso. Meia xícara de grão de bico (80 gramas) tem 7 gramas de proteína, 22,5 gramas de carboidratos, 2 gramas de gordura, 5 gramas de fibras e 135 calorias.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Com qual acompanhamento você prefere o grão de bico? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (46 votos, média: 3,87 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

10 comentários em “Grão de Bico Engorda ou Emagrece?”

  1. Eu cozinho 500 gramas de grāo de bico, tempero com uma cabeça de alho, salsinha, uma pitada de sal e vinagre de maça e uma lata de atum sólido e assim está pronto o meu alimento do dia à dia.

  2. Olá
    Me falaram que é um veneno para quem tem ácido úrico elevado, pois é riquíssimo em purinas.
    Procede?

  3. Para fazer o grão de bico aqueles q compra no saquinho, quando deixo de molho sai uma casquinha, devo tirar ou não? Pq sai essa casquinha ? Obrigada

  4. Uso muito o grão de bico em saladas para acompnhar um macarrão com atum por exemplo.

    Uso também como acompanhamento de farofa de cenoura, com arroz integral e salmão grelhado ou peito de frango.

  5. Como acompanhar o grão de bico?
    Com uma posta de bacalhau dessalgado e cozido.
    Tempere com salsa e cebola picadas, azeite extra virgem e um bom vingre.
    Um pitéu!

    Bom apetite!

  6. Como usar o cravo da india para perder peso??

    Fico no aguardo de uma resposta.

    Grata,
    Att,
    Ângela Alcântara