Grão-de-bico engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 27/10/2021

O grão de bico é uma leguminosa do mesmo grupo da lentilha, ervilha, feijões e da soja que oferece inúmeros benefícios à saúde. É um ingrediente muito popular nos pratos indianos e do Oriente Médio.

É uma excelente fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico e vitaminas A, C, E, K e do complexo B e minerais como, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês e selênio. Além disso, ele ainda contém ácido fólico, proteínas e fibras solúveis, que ajudam a evitar o risco de doenças cardiovasculares.

  Continua Depois da Publicidade  

Ele também é conhecido como “grão da felicidade”, pois possui em sua composição nutricional, uma substância chamada triptofano, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, que ainda contribui para o alívio dos sintomas da TPM e auxilia na redução de peso.  

Grão-de-bico engorda ou emagrece?

grão-de-bico na mesa

O grão-de-bico contém um alto teor de fibras e proteínas, o que ajuda a retardar o processo de digestão, promovendo uma sensação de saciedade por mais tempo, e com isso você acaba comendo menos e consequentemente ingerindo uma quantidade menor de calorias.

Essa leguminosa é uma excelente fonte de proteínas que são essenciais para o desenvolvimento muscular e para o aumento de massa magra.

Além disso, ele é rico em amido, um carboidrato complexo, cuja digestão lenta regula a quantidade de glicose a ser lançada na corrente sanguínea. Em 100 gramas de grão de bico, podemos encontrar 10 g de proteínas vegetais, 30 g de carboidratos, 14 g de fibras e 180 kcal.

O grão-de-bico também é rico em ferro, nutriente essencial para a geração de energia ao nosso organismo, isso porque ele participa do fornecimento de oxigênio às células.

  Continua Depois da Publicidade  

Em um estudo recente foi descoberto que as fibras do grão-de-bico, promovem uma regulação melhor do perfil lipídico do sangue, incluindo níveis menores de colesterol LDL, colesterol total e triglicérides, superando outras leguminosas também ricas em fibras.

Quantidade para obter seus benefícios

Em algumas partes do mundo, como na Índia, há um alto consumo diário desse alimento. No entanto, um estudo recente mostrou que podemos nos beneficiar dessa leguminosa mesmo quando o consumo não é tão elevado.

Restou comprovado neste estudo, que após uma semana consumindo o equivalente a ⅓ de uma xícara de grão-de-bico, houve uma melhora significativa no controle dos níveis de açúcar no sangue e na secreção de insulina dos participantes.

Benefícios do grão de bico para a digestão

grão de bico

O grão de bico é um alimento que você definitivamente quer manter na sua lista de alimentos que não engordam e que ajudam na digestão. Entre 65-75% das fibras encontradas no grão de bico são insolúveis, e esse tipo de fibra permanece sem ser digerida até sair do corpo.

Estudos recentes mostraram que as fibras do grão de bico podem ser metabolizadas por bactérias no cólon para produzir uma boa quantidade de ácidos graxos de cadeias curtas, incluindo ácido acético, propiônico e butírico.

Esses ácidos fornecem energia às células que revestem o intestino e podem ajudar a diminuir o risco de problemas no cólon, incluindo o câncer.

  Continua Depois da Publicidade  

Tipos de grão-de-bico

A maioria dos feijões encontrados no mercado (especialmente grão-de-bico em lata) são de cor clara e relativamente redondos. Esse tipo de grão de bico é chamado de “kabuli“. Se você está pensando agora que, dependendo do tipo, o grão de bico engorda, você está enganado.

Mundialmente, há um tipo muito mais comum dessa leguminosa chamado “desi“. Esse segundo tipo de grão-de-bico tem uma forma mais irregular e uma cor que varia entre o bronze claro ao preto.

O grão-de-bico desi, que possui a casca mais escura possui uma concentração de antioxidantes maior do que o grão-de-bico kabuli. No entanto, é importante destacar que os dois tipos de grão de bico contém uma quantidade significativa de antioxidantes.

Pesquisas recentes descobriram que muitos dos antioxidantes presentes no grão-de-bico são especialmente concentrados em sua casca exterior.

Algumas ideias de pratos com grão-de-bico

  • Em uma porção de grão-de-bico cozido, coloque suas ervas e temperos favoritos e coma como um lanche;
  • Adicione grão-de-bico às suas saladas de verduras;
  • Faça um macarrão inspirado no Oriente Médio ao adicionar grão-de-bico ao macarrão penne com azeite de oliva, queijo e orégano;
  • Cozinhe o grão-de-bico com um molho de tomate, curry e nozes picadas e sirva como acompanhamento para o arroz;
  • Adicione grão-de-bico à sua sopa de vegetais, melhorando seu sabor, textura e conteúdo nutricional.
  • Veja outras receitas com grão de bico

Vídeos

Fontes e referências adicionais

Tem o costume de comer grão-de-bico? Você tem alguma preferência de acompanhamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (49 votos, média 3,84)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

12 comentários em “Grão-de-bico engorda ou emagrece?”

  1. Eu cozinho 500 gramas de grāo de bico, tempero com uma cabeça de alho, salsinha, uma pitada de sal e vinagre de maça e uma lata de atum sólido e assim está pronto o meu alimento do dia à dia.

    Responder
  2. Olá
    Me falaram que é um veneno para quem tem ácido úrico elevado, pois é riquíssimo em purinas.
    Procede?

    Responder
  3. Para fazer o grão de bico aqueles q compra no saquinho, quando deixo de molho sai uma casquinha, devo tirar ou não? Pq sai essa casquinha ? Obrigada

    Responder
  4. Uso muito o grão de bico em saladas para acompnhar um macarrão com atum por exemplo.

    Uso também como acompanhamento de farofa de cenoura, com arroz integral e salmão grelhado ou peito de frango.

    Responder
  5. Como acompanhar o grão de bico?
    Com uma posta de bacalhau dessalgado e cozido.
    Tempere com salsa e cebola picadas, azeite extra virgem e um bom vingre.
    Um pitéu!

    Bom apetite!

    Responder
  6. Como usar o cravo da india para perder peso??

    Fico no aguardo de uma resposta.

    Grata,
    Att,
    Ângela Alcântara

    Responder