Jejum de 14h ao dia melhora o humor e o sono, revela estudo

atualizado em

Fazer jejum intermitente de 14 horas por dia pode proporcionar uma série de benefícios para a sua saúde e bem-estar, de acordo com uma recente pesquisa realizada por nutricionistas do King’s College de Londres, no Reino Unido. 

Essa estratégia de alimentação, que consiste em limitar as refeições a um intervalo de no máximo 10 horas diárias, vem ganhando destaque como uma técnica eficiente para melhorar a qualidade de vida.

Os cientistas compartilharam essa descoberta na Conferência Europeia de Nutrição, que aconteceu em Belgrado, na Sérvia, no dia 14 de novembro. 

Para adotar essa estratégia de jejum intermitente, é só começar a comer a primeira refeição do dia por volta das 7h30 da manhã e terminar a última até as 17h30, mantendo assim um período de 14 horas sem comer nada. Aliás, veja um passo a passo de como funciona e variações do jejum intermitente

Despertador com decoração de conceito de ferramenta saudável sobre fundo amarelo
Estudo do King’s College indica benefícios do jejum de 14 horas

Mesmo que 14 horas de jejum possam parecer bastante tempo, na verdade é menos do que muitas dietas de jejum intermitente recomendam. 

  Continua Depois da Publicidade  

Há dietas que propõem ficar até 18 horas sem comer, fazendo com que a abordagem de 14 horas seja uma escolha mais fácil e menos exigente. Confira também: 4 erros de quem faz jejum intermitente para emagrecer

A nutricionista Sarah Berry, ao comentar sobre o estudo, destacou a empolgação com os resultados:

“É realmente emocionante: as descobertas mostram que não é preciso ser muito restritivo para ver resultados positivos. Uma janela alimentar de dez horas, que é administrável para a maioria das pessoas, melhorou o humor, os níveis de energia e a fome. Não percebemos ganhos em aumentar o período sem comer”.

Além disso, o estudo enfatiza que o momento de início da janela de alimentação de 10 horas (o que resultaria em um jejum de 14 horas) pode ser flexível, mas manter uma rotina regular de alimentação, principalmente à noite, pode aumentar ainda mais os benefícios para a saúde.

Para realizar esse estudo, os pesquisadores observaram os hábitos alimentares e entrevistaram 37 mil pessoas ao longo de três semanas. 

  Continua Depois da Publicidade  

Durante a primeira semana, os participantes foram convidados a seguir sua rotina alimentar normal, e nas duas semanas seguintes, adotaram a janela de alimentação de 10 horas. 

Dos participantes, 27 mil relataram uma alta adesão ao jejum intermitente após o término do estudo. Eles mencionaram sentir-se mais bem humorados, capazes de controlar a fome, estabelecer rotinas de sono mais regulares e desfrutar de um sono mais reparador.

Despertador em uma placa branca com faca e um garfo no fundo azul
Jejum de 14 horas em estudo com 37 mil pessoas melhora humor, apetite e sono

Esta pesquisa oferece uma abordagem prática e eficaz para melhorar a qualidade de vida por meio do jejum intermitente de 14 horas, combinando muito bem com o desejo de muitas pessoas por saúde e bem-estar. Testar essa técnica pode ser um jeito fácil e eficiente de atingir suas metas de saúde e bem-estar.

Vídeo: Quantas horas de jejum?

Confira a explicação da nossa nutricionista sobre a duração do jejum!

Você costuma incluir o jejum intermitente em sua rotina? Você sabia que o jejum poderia melhorar o humor e o sono? Comente abaixo! 

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Valdir Campos

Valdir de Campos Júnior é estudante de jornalismo, e combina sua paixão pela escrita com um forte interesse pelo universo da saúde e boa forma. Valdir é motivado pela curiosidade e pelo desejo de adquirir conhecimento, visando inspirar e informar as pessoas sobre um estilo de vida saudável.

Deixe um comentário