Leite vegetal de coco: sua saúde agradece

Especialista da área:
atualizado em 11/06/2021

O leite vegetal de coco é uma bebida produzida a partir da trituração e prensagem das amêndoas ou polpa albuminosa do coco maduro. Por não conter lactose, é muito utilizado por pessoas que têm intolerância a esse composto. Abaixo, você aprenderá mais sobre os benefícios desse leite vegetal e algumas receitas feitas com ele.

Uma alternativa interessante para quem não pode ou não quer tomar leite de vaca são os leites vegetais, dentre eles, além do leite de coco, o leite de soja, leite de amêndoas, leite de arroz

  Continua Depois da Publicidade  

Alternativas ao leite de vaca

O leite de soja é um tipo de leite amplamente consumido por quem quer ou precisa evitar o leite de vaca. Ele é uma bebida produzida a partir dos grãos de soja e pode ser um grande ingrediente para receitas incríveis. Aprenda 10 receitas com leite de soja e livre-se da lactose.

Existem vários motivos para o consumo do leite de soja. Muitas pessoas são intolerantes à lactose, outras simplesmente não consomem nenhum derivado animal, como os veganos. Além disso, a soja tem uma vida útil muito mais longa do que o leite de vaca, podendo ser armazenada em temperatura ambiente por meses sem estragar. Ele ainda melhora a saúde do coração, reduz a pressão arterial e muito mais. Conheça os benefícios do leite de soja.

Existem outras alternativas ao leite de vaca que não o da soja e o de coco, todos eles, obviamente, sem lactose. O leite de amêndoas, leite de arroz e o leite de coco são só alguns exemplos. Mas para saber qual deles se encaixa melhor na sua dieta, procure entender quais os 5 principais tipos de leite sem lactose e seus benefícios.

O leite vegetal de coco está fazendo muito sucesso. Atualmente já é possível encontrar no mercado a versão pronta para beber da Ducoco, e facilitou a vida de quem quer uma nova opção saudável e gostosa.

O Leite Ducoco pronto para beber é um produto vegano, naturalmente sem lactose e sem glúten, e fonte de nutrientes como cálcio, potássio, gorduras boas, vitamina A, vitamina B12 e vitamina D. O sabor original não tem adição de açúcar. E há ainda o sabor chocolate, com açúcar orgânico e mais saudável do que os achocolatados comuns (vale comparar as tabelas nutricionais).

  Continua Depois da Publicidade  

Você pode tomar ou usar o leite vegetal de coco exatamente como o leite de vaca: puro, misturado com chocolate, suplemento, batido em shake, com frutas ou cereais, ou em receitas substituindo o leite.

Benefícios do leite à base de coco

garrafa de leite de coco

Agora, vamos conhecer com mais detalhes o que o leite vegetal de coco pode nos oferecer.

1. Fonte de gorduras saudáveis

A polpa do coco, que é utilizada no preparo do leite de coco, é composta por uma substância conhecida como ácido láurico. Classificada como uma gordura boa, ela é dotada de efeitos antivirais e antibacterianos.

Além disso, nutricionistas afirmam que a gordura proveniente do óleo de coco, que pode ser encontrada no leite de coco, contribui com o combate à inflamação, auxilia na promoção de saciedade no organismo e ajuda em relação à saúde dos ossos e do coração.

2. Auxílio ao controle do colesterol

Em uma pesquisa, 60 voluntários saudáveis receberam mingau de leite de coco cinco vezes por semana ao longo de oito semanas e registraram uma diminuição nos níveis do colesterol ruim (LDL) e um aumento nas taxas do colesterol bom (HDL).

3. Saúde do sistema imunológico

O leite à base de coco beneficia o sistema de defesa do nosso organismo porque, além de suas propriedades antibacterianas e antivirais já mencionadas aqui, também possui efeitos antifúngicos.

  Continua Depois da Publicidade  

O ácido láurico encontrado na composição da bebida é convertido pelo corpo em monolaurina, um composto que pode auxiliar a combater os vírus e bactérias causadores de condições de saúde como herpes e gripe, por exemplo.

4. Saúde do coração

O leite à base de coco pode contribuir com a saúde do coração graças aos seus ácidos graxos de cadeia média. Essas substâncias são conhecidas por combater os três principais organismos aterogênicos – bactérias que resultam na formação de placa nas artérias -, que podem levar à doença no coração.

5. Perda de peso e metabolismo

De acordo com o Authority Nutrition, os triglicerídeos de cadeia média (TCM), encontrados na composição do leite de coco podem beneficiar a perda de peso, a composição corporal e o metabolismo.

Isso porque eles partem do trato digestivo diretamente para o fígado, órgão onde são utilizados na produção de energia ou de cetona, e são menos propensos a ser armazenados na forma de gordura.

Um pequeno estudo divulgado no ano de 2014 e realizado por pesquisadores dos Estados Unidos mostrou que homens acima do peso que ingeriram óleo de TCM no café da manhã consumiram 272 calorias a menos no almoço do que aqueles que optaram pelo óleo de milho pela manhã.

Além disso, outras pesquisas divulgadas em 1999 e 2000 e feitas por cientistas do Canadá, indicaram que os MCTs do coco podem estimular, pelo menos de maneira temporária, o gasto de calorias e a queima de gorduras.

  Continua Depois da Publicidade  

Ainda que os estudos não tenham testado como o leite de coco influencia o peso e o metabolismo, acredita-se que os efeitos sejam os mesmos já que os mesmos compostos avaliados estão presentes na bebida.

6. Saúde digestiva

O leite à base de coco também pode ser benéfico no que se refere à saúde digestiva do nosso organismo, por conta de seus eletrólitos e suas gorduras saudáveis. Isso porque a bebida nutre o revestimento digestivo, contribuindo assim com a melhoria da saúde intestinal e ajudando a prevenir problemas de saúde, como a síndrome do intestino irritável (SII).

7. Prevenção da inflamação nas articulações e da artrite

Os TCMs encontrados na composição do leite de coco também podem colaborar com a diminuição da inflamação, algo que está associado a condições como a artrite e dores e desconfortos nos músculos ou nas articulações. 

Receitas

Leite de coco

Veja abaixo as receitas feitas com o Leite Ducoco pronto para beber:

1. Mingau de aveia sem glúten e sem lactose – receita da Flavia Machioni, no Lactose Não

Ingredientes:

  • 1 xícara de aveia sem glúten, ou tradicional caso não tenha problemas.
  • 2 xícaras de leite de coco pronto para beber Ducoco, ou leite vegetal caseiro
  • 1 ovo – opcional
  • Adoçante de sua preferência : uso algumas gotas de stevia
  • Para servir e decorar (opcional): pêra em fatias finas
  • 1 colher de sopa de Tahine

Modo de preparo:

  • Em uma panela, misture a aveia e o leite de coco pronto para beber.
  • Ligue o fogo e cozinhe o mingau até que comece a ficar encorpado.
  • Acrescente o ovo e misture bem, para que cozinhe junto com o mingau.
  • Quando estiver na consistência de sua preferência, desligue o fogo e adoce à seu gosto.
  • Sirva imediatamente e decore como preferir.
  • Para ajustar a consistência acrescente mais ou menos leite vegetal.

Rendimento: 2 porções 

2. Vitamina de banana com canela e leite vegetal de coco

Ingredientes: 

  • 3 xícaras de Leite Ducoco pronto para beber;
  • 1 banana;
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó;
  • Melado de cana ou açúcar demerara a gosto;
  • Gelo a gosto (opcional).

Modo de preparo:

  • Colocar todos os ingredientes, com exceção do gelo, no liquidificador ou mixer;
  • Bater bem e servir-se com gelo, se quiser ter uma bebida bem refrescante. 

3. Smoothie de leite vegetal de coco com morango sem lactose

Ingredientes:

  • 200 ml de Leite Ducoco pronto para beber;
  • 6 morangos médios limpos;
  • 1 xícara de café de frutas vermelhas congeladas;
  • 1 colher de sopa de chia ou linhaça;
  • Gelo a gosto (opcional).

Modo de preparo:

  • Colocar todos os ingredientes, com exceção do gelo, no liquidificador;
  • Bater bem e servir-se com gelo, se quiser ter uma bebida bem refrescante. 

4. Smoothie Chocomenta

Ingredientes:

  • 1 copo de Leite Ducoco pronto para beber sabor chocolate;
  • 1 banana grande congelada cortada em rodelas;
  • 1 punhado de hortelã fresca;
  • Chocolate picado para decorar.

Modo de preparo:

  • Juntar todos os ingredientes, menos o chocolate picado, e colocar no liquidificador;
  • Bater bem. Na sequência, passar o smoothie para um copo e decorar com o chocolate picado antes de servir-se.

5. Cereal com leite vegetal de coco e frutas vermelhas

Ingredientes:

  • 1 xícara do cereal matinal de sua preferência;
  • Leite Ducoco pronto para beber a gosto;
  • ½ xícara de frutas vermelhas limpas.

Modo de preparo:

  • Despejar o cereal matinal em uma tigela;
  • Adicionar as frutas vermelhas e finalizar com o Leite Ducoco pronto para beber. Mexer bem e servir-se.

Que tal experimentar o Leite Ducoco pronto para beber ?

Qual é sua receita preferida com leite vegetal de coco? Sabia que ele oferecia tantos benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

1 comentário em “Leite vegetal de coco: sua saúde agradece”