Linguiça Engorda Mesmo? Faz Mal? Calorias e Ingredientes

Ela é uma das opções favoritas dos brasileiros e item imprescindível nas churrascarias do Brasil, mas afinal, linguiça engorda mesmo? Faz mal? Conheça mais sobre esse alimento.

A linguiça é a forma mais antiga de carne processada, de acordo com evidências históricas. Ela é considerada um dos produtos de carne mais apetitosos, nutritivos, agradáveis e convenientes.

A linguiça possui uma história antiga, e muitas levam o nome da cidade de onde se originaram, como Viena, Calabresa, Toscana, Knoblanch, Mettwurst, entre várias outras que estão espalhadas por todo o mundo. Podem ser feitas moendo carne de vaca, aves, porco ou outros tipos de carne de caça, misturando com sal e outros temperos seguidos de recheio e colocadas em um recipiente.

Este alimento surgiu independentemente em várias partes diferentes do mundo, pois são uma maneira excepcional de usar pequenos restos de carne e oferece um meio de preservá-la da podridão e da decomposição, já que se trata de uma matéria prima perecível.

A linguiça, como já era chamada em Portugal, chegou ao Brasil no século XVI através dos exploradores e comerciantes europeus, e hoje está presente na vida de muitos brasileiros e em praticamente todos os supermercados, churrascarias e açougues. Mas afinal, ela faz mal? Comer linguiça engorda mesmo?

Linguiça faz mal?

No geral, as carnes magras são consideradas alimentos “saudáveis” se consumidas em moderação e não irão causar malefício à sua saúde, segundo uma grande corrente de especialistas. Mas é claro que há uma outra corrente que é contra o consumo de qualquer carne.

No meio do caminho está a corrente de profissionais que afirma que podemos comer carnes magras mas não devemos comer as processadas como linguiça e bacon.

Muitos nutricionistas incluem a linguiça em sua lista de alimentos com calorias vazias, que são aqueles que fornecem energia principalmente na forma de açúcar e gorduras sólidas e não saudáveis, como gordura saturada ou gordura trans. Muitos alimentos com calorias vazias também fornecem altos níveis de sódio.

Embora a linguiça forneça proteína, ela também é rica em calorias, gordura e muito rica em sódio. Do lado positivo, além das proteínas, ela contém ferro, vitamina B12, que são essenciais para a saúde.

Se você gosta deste alimento, mantenha-o em sua dieta, mas dentro de uma alimentação equilibrada, consumindo alimentos nutritivos e com baixo teor de gordura, como é o caso dos vegetais, cereais integrais, frutas frescas e proteína magra. E lembre-se de não a consumir em quantidade altas e nem com muita frequência.

Diferentes tipos e variações de linguiça

Classificar os diferentes tipos e variações de linguiça em uma categoria específica é difícil porque elas são produzidas através de vários métodos diferentes. Aqui, você verá uma classificação simples das que são mais consumidas no Brasil.

– Linguiça Mista

Leva este nome porque é composta por uma mistura de carne de porco e boi. É ideal para churrascos. Você poderá encontrar tanto na versão crua como pré-cozidas.

Cada 50g possui em média 118 calorias.

– Linguiça Toscana

Feita exclusivamente de carne de porco temperada e condimentada, é a preferida nos churrascos brasileiros e pode ser encontrada tanto na versão apimentada como não. Sua forma é arredondada e o tom varia entre o rosado e avermelhado.

Cada 50g possui cerca de 141 calorias.

– Linguiça de Pernil

Feita com carne 100% suína, a sua espessura tende a ser mais fina do que a maioria e comumente é servida como aperitivo. Há versões apimentadas.

Cada porção de 50g possui em média 119 calorias.

– Linguiça de Frango

Menos gordurosa que as outras, é feita de carne de frango e a sua coloração é mais esbranquiçada.

Cada porção de 50g possui uma média de 91 calorias.

– Cuiabana

Feita com carne bovina, leite e temperos. Você também poderá encontrar algumas variações com legumes e queijos.

Cada porção de 40g possui uma média de 84 calorias.

– Linguiça Portuguesa

Linguiça defumada de carne temperada e condimentada muito utilizada em feijoadas.

Cada porção de 50g possui em média 162 calorias.

– Linguiça Calabresa

É uma linguiça normalmente defumada e curada com um sabor apimentado. Passa por um processo de pré-cozimento e não é muito indicada para ser preparada como churrasco, e sim como aperitivo. Leva este nome em homenagem a cidade de onde surgiu, Calábria.

Cada porção de 50g possui em média 165 calorias.

Todos os valores energéticos (calorias) são colocados como “em média” pois pode variar de acordo com o fabricante.

Linguiça engorda mesmo?

Assim como a grande maioria dos alimentos, principalmente os processados, se houver exagero no consumo, a linguiça engorda e ainda pode causar alguns problemas de saúde.

A gordura saturada está presente nos produtos de origem animal, principalmente na carne vermelha, e pesquisas médicas mostraram que seu alto consumo pode revestir suas artérias como um tipo de placa que se acumula com o tempo o que pode causar um bloqueio e levar a um ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca congestiva.

O sal presente neste alimento pode elevar a pressão sanguínea, e a hipertensão arterial pode afetar a função do coração.

Mas é claro que comer com moderação não irá causar todos esses problemas de saúde, e não é uma única porção deste alimento que irá acabar com a sua alimentação saudável (novamente, quando não consumido em exagero). Por isso, tente planejar refeições saudáveis e desfrutar ocasionalmente de uma deliciosa linguiça.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já imaginava que a linguiça engorda quando consumida em excesso? Tem costume de comer linguiça de que formas e com que frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média: 4,44 de 5)
Loading...

Deixe um comentário