Linguiça engorda mesmo? Faz mal? Calorias e ingredientes

Especialista da área:
atualizado em 30/09/2021

A linguiça possui uma história antiga, e muitas delas levam o nome das cidades onde se originaram, como Viena, Calabresa, Toscana, Knoblanch, Mettwurst, entre várias outras que estão espalhadas por todo o mundo. Ela é um embutido, ou seja, é feita com pedaços de carne de vaca, aves, porco ou outros tipos de carne de caça, além de gordura, sal e especiarias.

  Continua Depois da Publicidade  

A linguiça, como já era chamada em Portugal, chegou ao Brasil no século XVI através dos exploradores e comerciantes europeus, e hoje está presente na vida de muitos brasileiros e em praticamente todos os supermercados, churrascarias e açougues. Mas afinal, ela faz mal? Comer linguiça engorda mesmo? Conheça mais sobre esse alimento.

Linguiça faz mal?

Linguiça

Apesar da linguiça ser uma fonte de proteína, conter ferro e vitamina B12, ela possui um teor considerável de gordura, além de altas concentrações de sódio e outros aditivos.

Além disso, as carnes processadas como linguiças e salsichas costumam ser mais ricas em calorias em relação às carnes in natura (sem processamento). Isso ocorre porque na fabricação desses embutidos, são adicionados diversos ingredientes, além de aditivos alimentares, como açúcar e gordura, a fim de conservar e intensificar o sabor.  

O segredo para não engordar é comer com moderação. Embora a linguiça possua um maior teor calórico, o que determina se a pessoa vai engordar ou emagrecer é o número total de calorias que ela ingere diariamente. Portanto, ao optar por manter esse alimento no programa alimentar, o ideal é que se faça uma dieta balanceada, consumindo alimentos nutritivos e com baixo teor de gordura, como os vegetais, cereais integrais, frutas frescas e proteínas magras.

Linguiças consumidas com moderação e equilíbrio são importantes fontes de proteínas, mas em excesso podem causar obesidade e aumento do colesterol devido ao seu alto teor de gordura saturada.

Diferentes tipos e variações de linguiça

Classificar os diferentes tipos e variações desse alimento em uma categoria específica é difícil porque elas são produzidas através de vários métodos diferentes. Confira uma classificação simples das linguiças que são mais consumidas no Brasil.

  Continua Depois da Publicidade  

Linguiça Mista

Leva este nome porque é composta por uma mistura de carne de porco e boi. É ideal para churrascos. Você poderá encontrar tanto na versão crua como pré-cozida.

Cada 50 g possui em média 132 calorias.

Linguiça Toscana

Feita exclusivamente de carne de porco temperada e condimentada, é a preferida nos churrascos brasileiros e pode ser encontrada tanto na versão apimentada como na versão tradicional. Sua forma é arredondada e o tom varia entre o rosado e avermelhado.

Cada 50 g possui cerca de 90 calorias.

Linguiça de Pernil

Feita com carne 100% suína, a sua espessura costuma ser mais fina do que a maioria das outras linguiças e geralmente é servida como aperitivo. Há também versões apimentadas.

Cada porção de 50 g possui em média 91 calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

Linguiça de Frango

Menos gordurosa que as outras, é feita de carne de frango e a sua coloração é mais esbranquiçada.

Cada porção de 50 g possui uma média de 118 calorias.

Cuiabana

Feita com carne bovina, leite e temperos. Também pode ser encontrada em algumas variações com legumes e queijos.

Cada porção de 50 g possui uma média de 128 calorias.

Linguiça Portuguesa

É uma linguiça defumada de carne temperada e condimentada muito utilizada em feijoadas.

  Continua Depois da Publicidade  

Cada porção de 50 g possui em média 162 calorias.

Linguiça Calabresa

É uma linguiça normalmente defumada e curada, com um sabor apimentado. Ela passa por um processo de pré-cozimento e não é muito indicada para ser preparada como churrasco, e sim como aperitivo. Leva este nome em homenagem à cidade de onde surgiu, Calábria, na Itália.

Cada porção de 50 g possui em média 162 calorias.

Todos os valores energéticos (calorias) são uma média pois podem variar de acordo com o fabricante.

Linguiça engorda mesmo?

Assim como a grande maioria dos alimentos, principalmente os processados, se houver exagero no consumo, a linguiça engorda e ainda pode causar alguns problemas de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

A gordura saturada está presente nos produtos de origem animal, principalmente na carne vermelha, e pesquisas mostram que seu alto consumo pode causar a aterosclerose, que é o acúmulo de gorduras nas artérias, causando a sua obstrução.

O sal presente neste alimento pode elevar a pressão sanguínea e a hipertensão arterial pode afetar a função do coração.

Mas, desde que consumida com moderação, a linguiça não causará problemas à saúde e à dieta de uma pessoa. Por isso, uma boa opção é planejar refeições saudáveis e desfrutar ocasionalmente de uma deliciosa linguiça.

Vídeo

Você já imaginava que a linguiça engorda quando consumida em excesso? Tem costume de comer linguiça de que formas e com que frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (24 votos, média 4,29)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “Linguiça engorda mesmo? Faz mal? Calorias e ingredientes”

  1. Oi Doutora Patricia. Gostaria de acrescentar que a gordura animal de qualidade, sem vestígios de antibiótico, é ótima para manter a energia corporal se combinada com a proteína animal e com um carboidrato de qualidade. Ao contrário do açúcar que tem zero benefício para a saúde.

    Responder