O maná-cubiu (Solanum sessiliflorum) é uma planta amazônica, cujo fruto parece uma mistura de caqui com tomate, por isso possui o apelido de tomate-de-índio. Este fruto pertence à mesma família botânica do tomate, berinjela e batata, a Solanaceae.
Veja mais detalhes sobre o maná-cubiu e suas propriedades nutricionais, os benefícios da fruta e as formas de consumo.
Maná-cubiu: o que é?
Este fruto está inserido na relação de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), que são aquelas frutas de crescimento espontâneo e que são seguras para o consumo humano, porém não são comercializadas em larga escala ou são restritas a uma região.
O fruto da planta maná-cubiu tem um formato oval, cores que podem variar do amarelo ao vermelho, casca fina e com um tipo de “penugem”, como aquela existente na casca do pêssego.
Apesar de se parecer externamente com o caqui, não é possível dizer que seu sabor é semelhante ao dessa fruta, porque o maná-cubiu apresenta baixa concentração de frutose, o açúcar presente nas frutas.
As pessoas que já experimentaram o fruto relatam que seu sabor é bastante peculiar, não podendo ser comparado a nenhuma fruta comum no dia a dia. Alguns relatos indicam que a fruta tem sabor suave e levemente ácido.
O maná-cubiu precisa de temperaturas altas e água em abundância para crescer, por isso ele se adaptou bem ao clima da floresta amazônica. O arbusto de maná-cubiu pode atingir 2 metros de altura.
Propriedades nutricionais do maná-cubiu
O maná-cubiu é uma fruta rica em fibras, vitaminas e sais minerais, que serve para a alimentação e para fins medicinais.
Dentre os micronutrientes presentes na fruta, destacam-se o ferro, o fósforo e as vitaminas A, B3, B5 e C. Para fins de comparação, o teor de vitamina B3 presente no maná-cubiu é 3 vezes maior do que na berinjela e 12 vezes maior do que na beterraba.
Benefícios do maná-cubiu
Os benefícios do maná-cubiu são reflexos de seu conteúdo de fibras, vitaminas e sais minerais. Os principais benefícios que podem ser observados na saúde de quem consome o maná-cubiu com frequência são:
Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue
O maná-cubiu é uma ótima opção de fruta para quem tem diabetes, pois ela é rica em fibras e pobre em frutose.
O baixo teor de açúcar na fruta associado ao alto teor de fibras ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando picos de glicemia e insulina no sangue. Veja como os picos de insulina afetam seu corpo e como evitá-los.
É bom para o sistema digestivo
O maná-cubiu é especialmente rico em um tipo de fibra solúvel chamada pectina, que é encontrada em maior concentração quando o fruto está completamente maduro. A pectina ajuda o sistema digestivo a funcionar bem, prevenindo e tratando problemas como prisão de ventre.
Além disso, a pectina contribui para a sensação de saciedade. Com um bom controle dos níveis de açúcar no sangue, da saciedade e do trânsito intestinal, o maná-cubiu pode ser um excelente aliado no processo de emagrecimento.
Ajuda a reduzir o nível de colesterol e triglicerídeos
O maná-cubiu possui alto teor de vitamina B3, também chamada de niacina.
A vitamina B3 atua no metabolismo de carboidratos e proteínas, mas destaca-se pela sua atuação no metabolismo dos lipídeos (gorduras), para transformá-los em energia. Por causa dessa propriedade, o maná-cubiu ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
Ajuda a aliviar dores de cabeça
O uso tradicional do maná-cubiu para fins medicinais indica uma ação relaxante no organismo e, por isso, é usado para alívio de dores de cabeça e enxaqueca causadas por tensão muscular ou excesso de estresse e ansiedade.
Estimula a produção de hormônios sexuais
O maná-cubiu auxilia na produção de hormônios sexuais masculinos e femininos, que são a testosterona e a progesterona. Por isso, um de seus usos terapêuticos é como estimulante sexual para homens e mulheres.
Melhora o humor
O maná-cubiu parece aumentar a produção de serotonina no organismo, um neurotransmissor que ativa regiões do cérebro ligadas ao bem-estar. Por isso, o consumo do fruto tem sido associado à sensação de felicidade, de bom humor e de bem-estar.
Faz bem para a pele
Como o maná-cubiu é rico em vitamina C, um poderoso antioxidante, ele faz bem para a pele, deixando-a com um aspecto mais jovem e iluminado. Inclusive, a vitamina C é muito utilizada na produção de cosméticos para redução de rugas e linhas de expressão e de manchas na pele.
Como consumir o maná-cubiu
O fruto maná-cubiu pode ser consumido in natura e usado na produção de sucos, geleias, doces e compotas. Entretanto, não é tão fácil de encontrar este fruto em mercados e hortifrutis fora da região norte do Brasil.
Suco ou vitamina de maná-cubiu
Caso você tenha acesso ao fruto, pode preparar um suco ou uma vitamina da fruta:
Ingredientes:
- 6 frutos de maná-cubiu ou 70 gramas.
- ½ xícara de açúcar ou outro tipo de adoçante.
- ½ litro de água ou leite.
Modo de fazer:
Primeiramente, lave bem os frutos, descasque e tire as sementes. Depois, bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos.
Suplemento de maná-cubiu
O maná-cubiu é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais na forma de cápsulas.
A quantidade de cápsulas que deve ser consumida por dia depende da concentração de maná-cubiu em cada cápsula. Por isso, o produto deve ser consumido conforme recomendação de ingestão diária constante na embalagem.
Por exemplo, a recomendação de ingestão diária, considerando um frasco contendo cápsulas com 315 mg de maná-cubiu, é de 5 cápsulas ao dia, após uma refeição.
As cápsulas de maná-cubiu não são recomendadas para gestantes, lactantes e crianças até 3 anos, a não ser que sejam indicadas por um médico(a) ou nutricionista.
Fontes e referências adicionais
- Cultivo do Maná-Cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal) no litoral do Paraná e sua contextualização com a segurança alimentar e nutricional, Divers@!, 2017; 10(2): 123-132, 2017.
- Elaboração e aceitabilidade da geleia convencional e light de maná cubiu, Nativa, 2015; 3(4): 276-280.
- Teor de compostos fenólicos e capacidade antioxidante encontrados na casca do maná-cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal), cultivado na Mata Atlântica Brasileira, Brazilian Journal of Development, 2020; 6(11): 93187-93199.
- Solanum sessiliflorum (mana‐cubiu) antioxidant protective effect toward cholesterol oxidation: Influence of docosahexaenoic acid, European Journal of Lipid Science and Technology, 2016; 118(8): 1125-1131.
Fontes e referências adicionais
- Cultivo do Maná-Cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal) no litoral do Paraná e sua contextualização com a segurança alimentar e nutricional, Divers@!, 2017; 10(2): 123-132, 2017.
- Elaboração e aceitabilidade da geleia convencional e light de maná cubiu, Nativa, 2015; 3(4): 276-280.
- Teor de compostos fenólicos e capacidade antioxidante encontrados na casca do maná-cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal), cultivado na Mata Atlântica Brasileira, Brazilian Journal of Development, 2020; 6(11): 93187-93199.
- Solanum sessiliflorum (mana‐cubiu) antioxidant protective effect toward cholesterol oxidation: Influence of docosahexaenoic acid, European Journal of Lipid Science and Technology, 2016; 118(8): 1125-1131.
Dr Akemi vc é uma bencáo.que Deus te abencoe sempre.gostaria de te conhecer e encomendar algumas receitas de ou produtos naturais.vc era uma perola escondida parabens
Conheci o maná cúbiu na feira um garoto os vendia , porém só sabia dizer que era muito bom para homens.
Quando tomei sentir que minha ejaculação aumentou muito assim como a ereção passei algum tempo sem o maná até que o achei como suplementos não fico sem ele