Mungunzá engorda? Calorias e receita light

Especialista da área:
atualizado em 23/12/2020

O mungunzá é um prato nordestino, que na sua forma tradicional leva milho para mungunzá, leite de coco, açúcar, coco ralado, leite condensado, leite convencional, manteiga, sal, água, canela e cravo. Mas será que o mungunzá engorda?

  Continua Depois da Publicidade  

As calorias do mungunzá

Para começarmos a entender se o mungunzá engorda, vale a pena conhecer seu número de calorias: uma porção de uma xícara do doce apresenta 370 calorias.

Entretanto, precisamos ponderar que essa quantidade de calorias serve somente como uma estimativa, pois não submetemos o mungunzá a análises nutricionais.

Além disso, existem diversas versões da receita do doce, que podem levar diferentes ingredientes, em diferentes porções e, portanto, apresentar diferentes teores calóricos.

Mas, com base na estimativa de 370 calorias por xícara, o que podemos concluir é que, para não engordar, é preciso ter controle e moderação para não consumir calorias demais. Afinal, quando o desejo é o controle ou a perda de peso, doces com menos calorias são melhores.

O açúcar também ajuda a entender se o mungunzá engorda

Mungunzá engorda - açúcar

A questão do açúcar ajuda a entender os dois questionamentos deste artigo – se o mungunzá engorda e se o prato é saudável.

Isso porque a receita nordestina pode ter muito açúcar. Além de trazer o próprio açúcar, ela leva o leite condensado, conforme vimos acima. Entenda como o leite condensado engorda.

Depois que uma pessoa consome muito açúcar, esse açúcar vai para a corrente sanguínea. Assim que o pâncreas percebe que os níveis de açúcar no sangue estão muito altos, ele secreta o hormônio insulina.

Então, a insulina fará todo esse açúcar retornar para algumas células, especialmente do fígado, dos músculos e de outros lugares onde poderá ser utilizado na forma de energia.

Se o corpo não usar toda essa energia…

Mungunzá engorda - ganho de peso

Então, ela terá que ser armazenada de alguma forma no corpo (leia-se: como gordura).

  Continua Depois da Publicidade  

Isso é parte do motivo pelo qual as pessoas que sofrem com problemas de peso, diabetes ou níveis altos de açúcar no sangue podem desenvolver a doença hepática gordurosa ou gordura no fígado.

Conforme disse o professor de nutrição da Escola T.H. Chan de Saúde Pública de Harvard, Frank Hu, além de impactar em termos de obesidade e diabetes, o excesso de açúcar pode afetar seriamente a saúde do coração.

Ou seja, consumir muito açúcar por meio do mungunzá ou outras sobremesas não é bom para a boa forma ou para a saúde. Portanto, mais um motivo para não exagerar na hora em que for comer o quitute nordestino.

A saída

Então, quem gosta do doce mas não quer ganhar peso precisa abandoná-lo? Afinal, o mungunzá engorda devido ao seu teor alto de açúcar.

Não necessariamente. Aliás, ele pode fornecer doses de fibras, proteínas, vitaminas e minerais com seu milho e seus leites.

Entretanto, um mungunzá com muito açúcar pode jogar por água abaixo as potenciais vantagens nutricionais dos outros ingredientes. Portanto, além de consumir o doce nordestino com moderação no dia a dia, é preciso que seja uma versão light do quitute:

Receita light de mungunzá

Ingredientes:
  • 500 g de milho branco;
  • 2 unidades de canela em pau;
  • 1 litro de leite desnatado;
  • 200 ml de leite de coco light;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • Cravos-da-índia a gosto;
  • Canela em pó a gosto;
  • 1 colher de café de sal;
  • Adoçante dietético próprio para forno e fogão a gosto.
Modo de preparo:

1. Coloque o milho de molho na água fria de um dia para o outro;

2. Troque a água e leve ao fogo o milho para cozinhar na panela de pressão ao lado da canela em pau durante aproximadamente uma hora, até que o milho fique macio;

  Continua Depois da Publicidade  

3. Após cozinhar o milho, acrescente o leite, o sal, a manteiga e os cravos-da-índia. Coloque para ferver em fogo baixo ao longo de 10 minutos;

4. Então, adicione o leite de coco, o adoçante dietético e servir com a canela em pó por cima.

A receita foi ensinada pela nutricionista e mestre em ciência de alimentos Leida Bressane no site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Ela rende oito porções, com 235 calorias em cada.

Aliás, aproveite e confira um vídeo da nossa nutricionista analisando o milho, que é o principal ingrediente do mungunzá:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você costuma comer mungunzá? Acha que a sobremesa engorda? Então, conte para nós nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário