O que tomar para aliviar a dor no estômago

publicado em

Em uma crise de dor no estômago é impossível não pensar em algo para tomar, que possa acabar ou aliviar este sintoma desagradável. E, de fato, existem boas opções de remédios caseiros que ajudam a aliviar a dor no estômago e os sintomas associados. Além deles, existem os medicamentos que devem ser tomados de acordo com uma orientação médica. 

A dor no estômago pode se desenvolver por causa de alguma doença que afeta o estômago, como a gastrite e o refluxo gastroesofágico, mas também pode ser um efeito colateral do uso de algum antibiótico ou anti-inflamatório. 

Essa dor também pode ocorrer como um episódio isolado, após uma refeição muito farta em gorduras, açúcares refinados e refrigerantes. 

Geralmente, a dor no estômago vem acompanhada de outros sintomas, como estufamento, azia (queimação) e excesso de gases. Estes são sintomas que sinalizam um problema digestivo, que pode ser passageiro ou persistente. 

Caso a dor no estômago seja um sintoma frequente e persistente, procure ajuda médica para saber a causa deste problema e tratá-la. 

  Continua Depois da Publicidade  

Veja o que você pode tomar para aliviar a dor no estômago. 

Formas naturais de aliviar a dor no estômago

Chá de camomila
O chá de camomila é um conhecido relaxante e ainda pode reduzir a acidez estomacal

As formas naturais para aliviar a dor no estômago empregam plantas medicinais com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas e antiácidas. 

Esses termos indicam que as plantas medicinais aliviam a dor, combatem a inflamação na mucosa do estômago, inibem as contrações musculares dolorosas e reduzem a produção de ácido estomacal. 

Os remédios naturais em forma de chás e sucos são muito úteis para aliviar eventuais dores no estômago, mas eles não curam doenças como gastrite, úlceras e refluxo. 

  Continua Depois da Publicidade  

Até mesmo na ausência desses problemas de saúde, ter de recorrer aos chás ou sucos todos os dias é sinal de que você precisa dar mais atenção aos seus hábitos alimentares e ao uso de analgésicos e anti-inflamatórios em excesso, pois ataques recorrentes à mucosa do estômago podem levar a complicações gastrointestinais graves.

Agora, se você exagerou numa refeição e precisa de uma solução rápida e natural para aliviar a dor no estômago, os seguintes remédios caseiros são boas opções: 

Chá de espinheira-santa

A espinheira-santa é rica em taninos que exercem um efeito antiulcerogênico e, por isso, é amplamente utilizada no tratamento de problemas estomacais e inflamatórios. 

Como preparar:

  • Coloque 150 mL de água para ferver junto com 1 colher (de chá) de folhas secas de espinheira-santa. 
  • Deixe ferver por 5 minutos e desligue o fogo.
  • Deixe o recipiente tampado por 15 minutos.
  • Depois coe o chá e beba.  

Chá de boldo

O chá de boldo é preparado com as folhas secas de boldo-do-chile ou de boldo-do-jardim, que são plantas ricas em boldina e ácido rosmarínico, polifenois que exercem ação anti-inflamatória e antiespasmódica. O chá de boldo também alivia a dor no estômago, porque ajuda a reduzir a produção de ácido estomacal. 

  Continua Depois da Publicidade  

Como preparar:

  • Ferva 150 mL de água.
  • Depois acrescente 1 colher (de chá) de folhas de boldo picadas.
  • Tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos. 
  • Depois é só coar e beber, de preferência sem adicionar açúcar. 

Chá de camomila

O chá de camomila é excelente para a dor no estômago, porque diminui as contrações musculares dolorosas e a acidez estomacal. Além disso, o chá de camomila é relaxante e pode ajudar naquelas dores de estômago causadas pelo estresse e ansiedade. 

Como preparar:

  • Aqueça 150 mL de água no fogo. 
  • Quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente 1 colher (de chá) de flores de camomila desidratadas.
  • Tampe o recipiente, deixando as flores em infusão por 10 minutos. 
  • Depois é só coar e beber. 

Suco de abacaxi com mamão

Em dias quentes, você pode apostar em uma bebida refrescante para aliviar a dor no estômago causada pela má digestão, especialmente se sua última refeição foi rica em proteínas e gorduras de difícil digestão. 

O abacaxi e o mamão possuem enzimas digestivas, bromelina e papaína, respectivamente, que ajudam a digerir os alimentos. 

  Continua Depois da Publicidade  

Como preparar:

Para preparar este suco é bem simples, basta bater uma fatia de cada fruta no liquidificador com 200 mL de água e beber. De preferência, não adoce o suco, aproveite o açúcar das frutas. 

Água com limão e bicarbonato

O limão, apesar de ser ácido, quando entra em contato com o meio celular no estômago, seu ácido (ácido cítrico) participa de reações químicas que resultam na neutralização do ácido estomacal. Ou seja, ele é capaz de equilibrar o pH do estômago, combatendo a acidez em excesso. 

O bicarbonato de sódio é muito usado na formulação de antiácidos estomacais, promovendo o mesmo efeito do limão no estômago, o de diminuição da acidez estomacal. 

Como preparar:

  • Esprema o suco de 1 limão em um copo de água em temperatura ambiente e acrescente uma colher (de café) de bicarbonato de sódio. 
  • Tome essa mistura de manhã, em jejum, ou 30 minutos antes das refeições. 

Remédios para aliviar a dor no estômago

Antiácido
Antiácidos estomacais são medicamentos comuns para aliviar a dor de estômago

Se a sua dor no estômago for persistente e ainda vier acompanhada de outros sintomas, como azia constante, inchaço abdominal, sensação de estômago cheio (mesmo tendo ingerido pouca comida), excesso de gases, náuseas e vômitos, o recomendado é não se automedicar e nem insistir com os tratamentos naturais. 

Para saber quais são os remédios mais adequados para o seu caso, você vai precisar passar por uma consulta com um/uma gastroenterologista ou clínico geral e fazer alguns exames. 

A partir dos resultados, você poderá receber a prescrição dos seguintes medicamentos:

Antiácidos estomacais

Os antiácidos estomacais agem no estômago neutralizando o ácido clorídrico produzido por ele, para digerir os alimentos. A ação do ácido é fundamental para a digestão, porém, em excesso, agride a mucosa estomacal, provocando dores no estômago. 

O principal componente dos antiácidos estomacais é o bicarbonato de sódio, que reage com o ácido estomacal liberando água, cloreto de sódio (um sal) e gás carbônico, eliminado na forma de arroto. 

Os antiácidos estomacais não requerem receita médica, mas é importante não abusar deles. O uso excessivo desse recurso pode levar ao aumento de gases no estômago e causar distensão. 

Inibidores de bomba de prótons

O inibidores de bomba de prótons são medicamentos que inibem a enzima H⁺/K⁺-ATPase, ou bomba de prótons, responsável pela secreção do ácido estomacal. São exemplos de medicamentos dessa classe o omeprazol, o pantoprazol e o lansoprazol.  

Esses medicamentos são ativados em meio ácido, por isso devem ser tomados antes da refeição. No estômago, eles estimulam a produção de gastrina (um hormônio) que, por sua vez, ativa a bomba de prótons, deixando o meio ácido e ativando o fármaco. 

Procinéticos

Os procinéticos são utilizados no tratamento do refluxo gastroesofágico, pois diminui a regurgitação e acelera o esvaziamento do estômago. São exemplos dessa classe de medicamentos a metoclopramida (Plasil®), a bromoprida e a cisaprida. 

Eles são especialmente úteis para tratar os sintomas associados à dor no estômago, como a sensação de queimação ou de peso no estômago, dor no peito, arroto, tosse seca e azia. 

Antibióticos

Os sintomas de má digestão, dentre eles a dor no estômago, podem estar associados à gastrite, uma inflamação no estômago que pode ser desencadeada pela bactéria Helicobacter pylori

Por isso, o tratamento da gastrite e das úlceras pépticas pode incluir antibióticos, como a claritromicina, o metronidazol ou a amoxicilina, para combater a bactéria causadora da inflamação no estômago.

Fontes e referências adicionais

O que você costuma fazer para aliviar a dor no estômago? Quais dessas dicas você pretende testar? Você faz algum tratamento para gastrite? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário