Especialista da Área:

Omelete Engorda ou Emagrece?

Por muito tempo, as pessoas disseminaram aos quatro cantos que ovos são alimentos gordurosos, que aumentam o colesterol e que até mesmo quando como omelete engorda, assim como em todas as suas versões.

Esse alimento foi banido por muito tempo da dieta de muitas pessoas que seguiam um cardápio light pela afirmação de que aumentava muito os níveis de colesterol prejudicando a saúde do coração. Porém, pesquisas recentes sobre o omelete e o ovo no geral descobriram que não é verdade que o omelete engorda, e até ajuda a emagrecer.

Surpreso? A pesquisa foi realizada pelo Departamento de Obesidade da Pennignton Biomedical Research Center da Universidade do Estado de Louisiana, e revelou que ingerir o alimento no café da manhã faz toda a diferença no processo de emagrecimento.

Pesquisa do omelete no emagrecimento

Nessa pesquisa para determinar se omelete engorda foram avaliados 152 pacientes, tanto homens quanto mulheres de 25 a 60 anos. A pesquisa foi feita da seguinte forma: os participantes foram divididos em dois grupos, o primeiro grupo consumiu bagel (pão tradicional americano) todos os dias no manhã e o outro grupo consumiu dois ovos diariamente pela manhã. Por oito semanas essa rotina foi estabelecida e, ao final, percebeu-se que a perda de peso foi mais significativa entre os participantes que consumiram ovos.

A perda de peso foi 65% maior quando comparada ao grupo que consumiu pão. Foi constatado também que os voluntários que comeram ovos reduziram a cintura em 34% e a gordura em 16%.

Outro estudo divulgado no Journal of the American College of Nutrition verificou que pessoas que ingerem omelete logo cedo se sentem mais saciadas e com mais energia e acabam consumindo menos alimentos e, consequentemente, menos calorias ao longo do dia. Como se não bastasse esses resultados, uma terceira pesquisa realizada na Bélgica e divulgada no Journal of Nutrition apontou que o ovo pode trazer outros benefícios relacionados à saúde, como redução da ansiedade, que está não só ligada à qualidade de vida das pessoas, mas ao próprio emagrecimento, uma vez que as pessoas quando estão menos ansiosas tendem a consumir menos alimentos.

E o colesterol?

A maioria das pessoas está acostumada a associar o ovo ao aumento do colesterol e por isso acreditam que comer omelete engorda. Isso pode até ser verdade, mas o estudo identificou que o consumo de dois ovos por dia não aumenta o colesterol. Isso apenas ocorre em consumos exagerados do alimento.

Um estudo da Universidade de Connecticut revelou que o corpo humano pode lidar com o colesterol sem que para isso prejudique o coração. Importante lembrar que ao consumir colesterol, o organismo entende naturalmente a ingestão e reduz a produção do mesmo para desenvolver as funções do corpo, equilibrando assim o colesterol no organismo.

Frequência de consumo

Os adeptos e fãs de omeletes podem comer o alimento todos os dias sem medo de ser feliz, mas aqueles que não são assim tão “chegados” no alimento podem colocar o ovo na dieta com uma frequência de três a quatro vezes por semana para ter algum resultado. É importante lembrar que para dar resultado deve-se prepará-lo sem óleo, ou seja, cozido, mexido ou como omelete com no máximo uma colher de azeite, mas nunca frito!

Além disso, prefira consumi-lo no café da manhã ao invés do almoço ou jantar, isso porque a sensação de saciedade causada logo cedo evitará o consumo exagerado por outros alimentos calóricos ao longo do dia.

O omelete pode ser consumido também entre uma refeição e outra como no lanche da tarde (antes do jantar), por exemplo. Se isso for feito, reduza a quantidade do café da manhã para uma unidade de ovo. Consuma dois ovos por dia por 15 dias e, após esse período é possível reduzir a quantidade para um por dia em quatro vezes na semana.

Poucas calorias

O omelete (1 ovo grande) tem cerca de 72 calorias quando preparado sem adição de óleo ou manteiga, e por este motivo costuma auxiliar na perda de peso. A clara de ovo é ainda menos calórica do que o ovo completo. Para se ter uma ideia, a clara de dois ovos corresponde a apenas 34 calorias. Porém, de nada vale apenas comer ovos e ficar parado.

Apenas o consumo de ovos não irá fazer com que haja um emagrecimento significativo, por isso é importante a prática de esportes ou outra atividade física que movimente o corpo. Além disso, aposte em outros alimentos com baixa caloria para ampliar os efeitos do omelete. De nada vale consumir ovos no café da manhã e se acabar na churrascaria, nas massas ou em junk food no almoço/jantar certo? No preparo do omelete, priorize mais as claras do que as gemas no prato, pois apesar de serem nutritivas, as gemas possuem mais calorias do que as claras.

Omelete saudável

Obviamente que para o omelete ser mais saudável é preciso ficar atento aos ingredientes colocados na frigideira. Existe uma ampla gama de receitas na internet e em livros de receitas, desde as mais leves até as mais complexas com a adição de inúmeros ingredientes, inclusive calóricos como queijos, bacon, presunto e outros. Porém, para que os ovos auxiliem no emagrecimento é importante não abusar de muitos ingredientes calóricos, pois se preparado junto a inúmeros ingredientes calóricos e gordurosos, o omelete engorda.

Para tornar seu omelete ainda mais energizante, o ideal é adicionar ingredientes benéficos como espinafre, alho-poró, cogumelos, pimentão verde, cebola e outros da preferência. Ao invés de adicionar sal, tempere com ervas à gosto como manjericão, pimenta, orégano, cominho ou outras da preferência. Com a inclusão de vegetais, o seu prato irá se tornar mais colorido e nutritivo com muitas fibras alimentares importantes para o corpo, garantindo assim mais disposição para as atividades diárias e auxiliando na perda de peso.

Outros benefícios

Para começar, os ovos são alimentos baratos e que fazem parte do consumo do brasileiro. Além disso, são alimentos nutritivos e saborosos, dificilmente se encontra por aí pessoas que não apreciem um bom omelete. São alimentos ricos em proteínas e fibras alimentares.

O ovo possui triptofano que é um aminoácido que desenvolve a serotonina, responsável pela sensação de bem estar e responsável pelo controle do apetite; rico em selênio, que reduz a inflamação das juntas e melhora o funcionamento da tireoide; possui colina, que auxilia no funcionamento das membranas das células, fígado e desenvolvimento cerebral; vitamina B2, que é um antioxidante natural e protege as células do corpo; vitamina B5, que atua na transformação de carboidratos e gordura em fontes de energia e vitamina B12, que atua no crescimento das células do sistema nervoso e leva energia para as células.

Se você acreditava que omelete engorda, já deve ter percebido que estava muito enganadao. Seguindo receitas de omeletes leves e ricos em outros vegetais, é possível ter um prato nutritivo no café da manhã e ainda perder peso. Insira o alimento na sua dieta e seja uma pessoa mais saudável. Boa sorte!

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você acreditava que omelete engorda? Já deixou de consumir ovos pela antiga crença de que ovo faz mal? Como você mais gosta fazer ovo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média: 4,05 de 5)
Loading...

9 comentários em “Omelete Engorda ou Emagrece?”

  1. Eu quero consumir 2 ovos na omelete na janta, somente omelete com saladas. Pois chego tarde em casa, isso irá ajudar a não engordar?

Deixe um comentário