Pode guardar panela com comida na geladeira?

atualizado em

Cozinhar todos os dias é uma atividade que pode ser bastante desafiadora, e muitas vezes fazemos quantidades maiores que o planejamento de comida, guardando as sobras em uma panela, na geladeira.

Mas será que essa é a melhor forma de guardar as sobras de comida? Ou será que existe outra maneira, mais segura e eficaz, de fazer isso?

No artigo que se segue, vamos responder essas e outras possíveis perguntas sobre o tema, além de entendermos porque guardar panela com comida na geladeira não é uma boa ideia.

Veja também: Como conservar carne fora da geladeira 

Problemas de guardar panela na geladeira

Panela na geladeira
A falta de vedação correta da comida na panela pode causar contaminação

À primeira vista, guardar uma panela com alimentos dentro da geladeira pode parecer uma boa ideia, já que este eletrodoméstico é usado para armazenar alimentos e aumentar o tempo útil deles.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, fazer isso pode trazer alguns problemas, já que a panela não é um utensílio feito para guardar comida, muito menos na geladeira.

Assim, podemos dizer que os principais problemas de guardar a panela na geladeira são:

  • Falta de vedação: Por mais que a panela tenha uma tampa adequada, ela não veda o recipiente. Assim, pode haver a entrada de microrganismos, causando a sua contaminação.
  • Mudança de temperatura da geladeira: Quando colocamos uma panela quente ou morna na geladeira, a temperatura dentro do eletrodoméstico aumenta. Isso pode causar problemas nos outros alimentos que estão guardados ali dentro.
  • Impregnação de cheiros: Quando a comida a ser guardada tem um cheiro forte, ele pode se espalhar pela geladeira, chegando a outros alimentos. De forma semelhante, a própria comida guardada na panela pode ficar com “cheiro de geladeira”, pela presença de outros alimentos ali.

Outro ponto importante é que a panela é feita para preparar os alimentos, e não para guardá-los.

Assim, o contato prolongado com alguns alimentos pode ir danificando o interior da panela, principalmente em casos de alimentos ácidos.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja também: Alimentos têm lugar certo na geladeira: onde guardar e em que ordem

O material da panela pode ser tóxico?

Existem diversos tipos de panela no mercado, feitas dos mais variados materiais. E, em muitos casos, existem também alguns mitos relacionados a eles, seja sobre a qualidade do material ou os riscos que eles podem trazer para a saúde.

Por isso, avaliamos os principais materiais usados na fabricação de panelas, bem como o que a ciência diz sobre casa um deles:

  • Alumínio: apesar de algumas partículas do metal passarem para a comida durante o cozimento, principalmente de alimentos ácidos, a quantidade é pequena, estando bem abaixo dos níveis tóxicos.
  • Teflon: esse material, usado em panelas antiaderentes, é considerado seguro, se utilizado de forma correta. Assim, para evitar que as partículas do teflon causem problemas de saúde, é importante evitar arranhões na superfície da panela e não preaquecer o utensílio antes de usar, já que ele, em temperaturas acima de 280 graus, pode liberar contaminantes na comida.
  • Aço inox: esse é o material mais empregado pela indústria, devido a sua durabilidade e baixo custo. Além disso, panelas e outros utensílios feitos desse material são considerados bastante seguros.
  • Cobre: panelas de cobre são muito utilizadas na culinária, devido a sua durabilidade e ao fato de que o metal conduz de forma uniforme o calor. No entanto, existe o risco de contaminação por partículas do metal. Por isso, só se deve comprar panelas de cobre de fabricantes conhecidos e aprovados pelas agências de regulação.
  • Ferro: é comum ouvirmos que cozinhar em panela de ferro ajuda a prevenir a anemia, já que ela libera pequenas quantidades deste nutriente nos alimentos. No entanto, as quantidades são baixas, e não costumam ter efeitos no nosso organismo. Ainda assim, essas panelas são consideradas bastante seguras.
  • Vidro: panelas feitas deste material são consideradas as mais seguras, uma vez que o material é completamente atóxico, e não modifica nem o odor nem o gosto dos alimentos.

Então, a dica principal que deixamos é: sempre avalie o fabricante da panela antes de comprá-la, já que uma panela de qualidade dificilmente causa problemas para a saúde, independente do material utilizado.

Como armazenar os alimentos corretamente na geladeira?

Para armazenar adequadamente os alimentos na geladeira, é importante ter algumas coisas em mente, em especial a possibilidade de contaminação.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, separamos algumas dicas que podem ajudar nessa hora. São elas:

  • Utilize recipientes de plástico ou vidro para guardar os alimentos, e de preferência aqueles com tampas que fecham hermeticamente.
  • Não guarde alimentos quentes na geladeira, para evitar mudanças de temperatura que podem afetar outros produtos armazenados em seu interior.
  • Evite manusear os alimentos com as mãos ou com talheres sujos, para não contaminá-los.
  • Por fim, caso queira ou precise guardar o alimento já preparado por mais tempo, talvez seja uma boa ideia congelá-lo, o que aumenta o seu tempo útil e diminui a chance de contaminação.
Armazenamento na geladeira
A melhor forma de armazenar seus alimentos é utilizando recipientes de plástico ou vidro bem vedados

Riscos para a saúde

Agora que sabemos que não é bom guardar panela com comida na geladeira, vamos conhecer os riscos que essa prática pode trazer para a saúde:

  • Contaminação da comida, já que a tampa da panela não consegue impedir o contato da comida com o ar e com microrganismos, principalmente bactérias e fungos.
  • Perda de nutrientes, uma vez que o contato com o ar pode degradar algumas vitaminas.

Além disso, o fato de a panela não vedar adequadamente pode também ocasionar a perda do sabor do alimento, já que ele fica exposto ao ar gelado da geladeira.

Sintomas causados pela contaminação de alimentos

Quando ingerimos algum alimento contaminado, alguns sintomas podem surgir, dependendo do agente contaminante.

Alguns exemplos são:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Náuseas e vômitos
  • Dores abdominais
  • Diarréia
  • Dores de cabeça
  • Mal-estar generalizado
  • Falta de apetite

Assim, caso apresente um ou mais desses sintomas após consumir algum alimento, o recomendável é procurar o auxílio de um médico, para que o profissional possa avaliar o caso e prescrever o tratamento mais adequado.

Fontes e referências adicionais

Você já guardou panela com comida na geladeira? Percebeu alguma mudança nos alimentos? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário