Progesterona Engorda Mesmo?

Especialista:
atualizado em 12/12/2014

Vamos explorar agora o que é progesterona, como ela atua e se a progesterona engorda mesmo. Progesterona é um dos hormônios femininos, que a partir da puberdade, juntamente com o estrogênio, começa a ser produzido pelos ovários.

Esse hormônio atua preparando o corpo da mulher para engravidar, através do espessamento das paredes do útero, e intensificação da circulação sanguínea, onde futuramente se instalará um feto.

Caso não haja fecundação, os níveis de progesterona caem rapidamente, dando início à descamação do tecido interno que engrossou as paredes do útero, ocasionando a menstruação.

Quando a fecundação acontece, a progesterona vai continuar atuando no corpo feminino, aumentando o volume das mamas e iniciando os processos para a futura produção de leite.

Ainda nessa fase, esse hormônio impede que as contrações uterinas expulsem o embrião em desenvolvimento (aborto). Embora seja um hormônio feminino, também é encontrado nos homens, em níveis bem menores.

Progesterona Engorda?

Engordar significa ganhar gordura, e nesse sentido podemos dizer que progesterona não engorda. No entanto, os anticoncepcionais podem favorecer a retenção hídrica como efeito colateral, atualmente relatado em 15% das mulheres que fazem uso desse hormônio. Portanto, pode haver um ganho de peso devido a essa retenção de líquido.

Anticoncepcionais à Base de Progesterona

Há dois tipos de anticoncepcionais: um deles contém somente a progesterona, e o outro a associa ao estrogênio. Ambos ministrados por via oral.

Também as injeções de progesterona são usadas, mas nesse caso, as doses do hormônio são maiores, porque postergarão os efeitos anticoncepcionais por três meses. Nesse caso, pode causar um aumento de peso bem maior, devido à retenção líquida. Por esse motivo, muitas pessoas acreditam que progesterona engorda.

A escolha entre um ou outro vai depender da orientação de um médico ginecologista.

Progesterona Baixa

Quando estiver acontecendo uma baixa nos níveis de progesterona no organismo, alguns sintomas darão um sinal:

  • Mulher deixa de ovular (anovulação);
  • Amenorreia (ausência de menstruação);
  • Distúrbios menstruais;
  • Diminuição da libido, e consequente aumento na dificuldade de chegar ao orgasmo;
  • Pele menos viçosa e mais ressecada;
  • Dor e inchaço nas mamas;
  • Ressecamento vaginal;
  • Aumento do apetite;
  • Diminuição da lubrificação vaginal;
  • Retenção hídrica;
  • Ganho de peso;
  • Irritabilidade;
  • Sensibilidade exacerbada;
  • Enxaqueca;
  • Depressão;
  • Mudanças bruscas de humor;
  • Elevação da temperatura corporal;
  • TPM;
  • Aborto espontâneo;
  • Osteoporose;
  • Abortos espontâneos.

É preciso investigar esses sintomas com a ajuda de um médico e exames apropriados.

Como Combater os Efeitos Colaterais

Independente da definição que se dê, seja ele que a progesterona engorda ou retém líquidos, o fato é que as mulheres não se dão bem nem com um, nem com outro.

De uma forma ou de outra, a progesterona está envolvida nesse processo. É claro que é mais fácil contornar um ganho de peso via retenção hídrica do que através da ingestão de alimentos gordurosos.

  • O ideal, quando se percebe esse peso adicional por conta da pílula anticoncepcional, é passar a ingerir mais fibras, frutas, verduras, cereais, legumes. Uma dieta balanceada é saudável e indispensável em qualquer fase da vida. Quando a sensação de retenção se fizer presente, as dietas detox poderão ser aliadas importantes nessa fase.
  • Aumentar a ingestão de líquidos. Sim, parece contraditório, mas quanto menos se hidrata, mais líquido se retém.
  • Diminuir o consumo de sal. Observe os rótulos dos alimentos industrializados. Alguns trazem índices altíssimos de sódio, que em conjunto com a progesterona dos anticoncepcionais, provocarão uma retenção excessiva.
  • Praticar exercícios físicos com regularidade, que melhorarão a circulação sanguínea, promovendo o desinchaço. Procure incluir, no mínimo, uma caminhada diária de 30 minutos, cinco vezes por semana. É um exercício democrático, que pode ser praticado em qualquer lugar, sem forçar articulações e altamente benéfico.
  • Conversar com seu médico. Ele pode alterar as doses, caso considere necessário.

Progesterona x Estrogênio

Nada em nosso organismo está lá por acaso. Os dois principais hormônios femininos têm funções distintas, mas fundamentais.

Na primeira metade do ciclo da mulher, o estrogênio é o protagonista, responsável por preparar a mulher para o sexo. Após esses quinze dias, ele sai de cena, e aparece a progesterona, com a função de preservar a integridade de uma gravidez. Cuidando de tudo para que isso aconteça. Terminada essa segunda fase do ciclo, a progesterona baixa e o estrogênio volta com tudo.

Dá pra entender porque as mulheres oscilam tanto de humor? Ao contrário do que muitas pessoas afirmam, não há nada de psicológico nisso. É um fator hormonal, químico, constante e cíclico. Durante o mês, uma mulher passa por picos e baixas entre esses dois hormônios.

Os homens, por esse motivo, são mais lineares. Seu hormônio, a testosterona, mantém-se estável durante o mês todo.

A progesterona é necessária para contrabalançar o estrogênio. Quando ocorre um desequilíbrio entre eles, os problemas surgem.

Efeitos Benéficos da Progesterona

Não pense que só porque a progesterona engorda que ela não vai trazer muitos benefícios para seu organismo também. Confira abaixo o que ela faz por você:

  • Proteger contra cistos mamários;
  • Alivia os sintomas da depressão pós parto;
  • Facilita a ação do hormônio tireoideano;
  • Normaliza a coagulação do sangue;
  • Restaura os níveis de oxigênio das células;
  • Normaliza os níveis de cobre e zinco;
  • Ajuda a prevenir o câncer de endométrio;
  • Ajuda a prevenir o câncer de mama.

Considerações finais

A partir dessas informações, entendemos que, em alguns casos, a progesterona engorda; no entanto, esse sintoma, assim como os outros listados, não estarão presentes em todas as mulheres.

Cada organismo responde ao excesso ou falta de algum componente de forma diferente. Isso não quer dizer que não possam ser corrigidos.

Os excessos serão prejudiciais, assim como a falta. Em tudo, deve sempre haver o equilíbrio, pois dessa forma as mulheres, em qualquer etapa de suas vidas, passarão pelas oscilações hormonais com mais tranquilidade.

Você percebeu um aumento do peso muito grande ao tomar anticoncepcional? Que irregularidade do hormônio foi constatada? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (53 votos, média: 3,64 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

13 comentários em “Progesterona Engorda Mesmo?”

  1. Olá, coloquei o implante que é apenas de progesterona quando fiz 40 anos e 1 ano e meio depois havia engordado 11 kilos, sempre tive facilidade para emagrecer e agora mesmo fazendo dietas, exercícios e procedimento estéticos não consigo mais, os médicos dizem que não é o implante, mas não tenho outra explicação para isso, não sabia que era tão difícil um método contraceptivo para mulher acima de 40 anos, que não tenha só progesterona, sou saudável, não fumo nem bebo e mesmo assim, está difícil de saber o q devo usar. Obrigada pela matéria.

  2. Há um mês comecei a tomar dufhaston, antes de começar a tomar pesquisei se engordava, e em todas as informações que tive vi que todas que tomaram engordaram bastante, no meu caso não, eu perdi peso e não tive retenção de líquidos, acho que é pq eu faço muita atividade física, malho todos os dias da semana e faço muito aeróbica, tenho uma alimentação bem balanceada.

  3. Alguns anticoncepcionais melhoram outros pioram a pele. A maioria dos injetáveis costumam piorar para quem tem tendência a acne e oleosidade. Alguns via ora melhoram outros pioram, converse com seu ginecologista/Dermato para decidirem qual o mais adequado ao seu caso.

  4. Tenho 16 anos e vou comecar a tomar a injeçao trimestral depo-proverá estou com medo de engordar estou passando na nutricionista também para emagrecer 11kls .. quero emagrecer e manter o peso , mas tomando a injeção vou engordar muito ?

  5. O anticoncepcional incha meus seios, eles ficam doloridos durante todo o período em que estou tomando o remédio. Por isso parei de tomar. Meus seios estão normais mas a minha menstruação agora está desregulada e desce quando bem entende.