Progesterona engorda mesmo?

atualizado em

A progesterona é um hormônio feminino produzido nos ovários, quando a menina atinge a puberdade. Este hormônio atua na preparação do útero para uma gestação e nas glândulas mamárias, para a amamentação. Mulheres que precisam tomar progesterona normalmente se preocupam se ela engorda. 

Veja mais detalhes sobre a progesterona, como são os anticoncepcionais à base desse hormônio, quais são os sinais de que seus níveis estão baixos, como combater os efeitos colaterais da pílula e os benefícios de seu uso. 

O que é progesterona?

Grávida
A progesterona é o hormônio responsável para preparar o organismo da mulher para engravidar

A progesterona, assim como o estrogênio, são dois hormônios sexuais femininos produzidos na fase reprodutiva da mulher. Sua produção ocorre nos ovários e resulta no desenvolvimento das características sexuais femininas, como o desenvolvimento das mamas. 

Esse hormônio atua preparando o corpo da mulher para engravidar, através do espessamento das paredes do útero, a fim de torná-lo apto para receber a implantação de um óvulo fecundado. 

Caso não haja fecundação, os níveis de progesterona caem rapidamente, dando início à descamação do tecido interno que engrossou as paredes do útero, ocasionando a menstruação.

Quando a fecundação acontece, a progesterona continua atuando no corpo feminino, aumentando o volume das mamas e iniciando os processos para a futura produção de leite.

Ainda nessa fase, esse hormônio impede que as contrações uterinas expulsem o embrião em desenvolvimento (aborto ou parto prematuro). Embora seja um hormônio feminino, também é encontrado nos homens, em níveis bem menores.

Progesterona engorda?

Engordar, no sentido técnico da palavra, que é ter o índice de gordura corporal aumentado, não é um efeito colateral que pode ser diretamente associado ao uso da progesterona. 

No entanto, os anticoncepcionais podem favorecer a retenção hídrica, ou retenção de líquidos, sendo este um efeito colateral muito comum entre as mulheres que repõe esse hormônio. 

Portanto, ao se olhar no espelho ou subir na balança, é possível notar um ganho de peso. Mas nem sempre o peso a mais reflete o aumento de gordura corporal, já que pode ser apenas resultado do aumento do líquido retido no corpo. 

Em alguns casos, o aumento verdadeiro do índice de gordura corporal pode ser um efeito indireto do uso de progesterona. Isso porque algumas mulheres podem ter seu apetite aumentado e, por isso, acabam ingerindo calorias em excesso, o que resulta no ganho de gordura. 

Outros efeitos colaterais também podem, indiretamente, influenciar no ganho de peso. Pelo fato de algumas mulheres ficarem mais cansadas, terem dificuldade para dormir e sentirem mais dor de cabeça, o ritmo de atividade física e a adesão à dieta podem ficar prejudicados. 

Anticoncepcionais à base de progesterona

As pílulas anticoncepcionais são comprimidos que contêm doses baixas de hormônios sexuais femininos. Existem dois tipos: 

  • Minipílulas: contêm apenas um hormônio, o progestogênio, que é semelhante à progesterona produzida nos ovários.
  • Pílulas combinadas: contêm estrogênio e progestogênio. 

Também existe a injeção anticoncepcional trimestral, que contém apenas progesterona. Como o nome sugere, é feita uma aplicação a cada 90 dias. Neste período, o hormônio progesterona permanece estável, impedindo a menstruação. 

Nesse caso, o ganho de peso pode ser maior do que o observado com a minipílula, pelo fato da dose hormonal ser superior. Em média, pode haver um ganho de até 5 kg em um período de 10 anos de uso. 

Progesterona baixa

Quando a concentração de progesterona no sangue é inferior a 10 ng/mL, entende-se que o nível do hormônio está baixo. Mas vale lembrar que os níveis desse hormônio variam de acordo com a fase da vida da mulher e com o ciclo menstrual.

Alguns sinais e sintomas podem indicar que os níveis baixos de progesterona devem estar relacionados com alguma condição de saúde, são eles: 

  • Dificuldade para engravidar
  • Ganho de peso
  • Dores de cabeça frequentes
  • Mudanças bruscas de humor
  • Diminuição da libido
  • Menstruação irregular

Dependendo da idade da mulher, esses sintomas de progesterona baixa podem indicar que ela está entrando na fase de climatério (pré-menopausa), que antecede a menopausa. No climatério, a atividade dos ovários é diminuída, produzindo os sintomas listados, além de outros comuns da fase, como as ondas de calor e a secura vaginal

Se os níveis de progesterona forem baixos durante a gravidez, principalmente no início, há maiores chances de ocorrer um aborto espontâneo ou pode ser um indicativo de gravidez ectópica. Níveis baixos de progesterona no final da gestação também são preocupantes, pois podem promover um parto prematuro.

É preciso investigar a causa dos sinais e sintomas de progesterona baixa e repor o hormônio, se for o caso, considerando a fase de vida e as necessidades de cada mulher. 

Como combater os efeitos colaterais

Independentemente da definição utilizada, seja ele que a progesterona engorda (aumenta o índice de gordura corporal) ou retém líquidos, o fato é que as mulheres não se dão bem nem com um, nem com outro.

Direta ou indiretamente, a progesterona está envolvida no processo de ganho de peso. É claro que é mais fácil reverter um ganho de peso por retenção hídrica, do que pelo excesso de gordura corporal.

  • O ideal, quando se percebe esse peso adicional por conta da pílula anticoncepcional, é ingerir mais frutas, verduras, cereais e legumes, pois são ricas em fibras. Elas são importantes para o bom funcionamento do intestino e para o controle do apetite, pois ajudam com a saciedade
  • Aumentar a ingestão de líquidos. Sim, parece contraditório, mas quanto menos se hidrata, mais líquido se retém. E se você não aumentar a ingestão de água, após acrescentar fibras à dieta, poderá sofrer com prisão de ventre ou ter esse problema agravado que, inclusive, é muito comum entre as mulheres. 
  • Diminuir o consumo de sal. Além de reduzir a quantidade de sal adicionado aos alimentos, observe os rótulos dos alimentos industrializados. Alguns trazem índices altíssimos de sódio, que em conjunto com a progesterona dos anticoncepcionais, aumentam consideravelmente a retenção hídrica.
  • Praticar exercícios físicos com regularidade, pois estimulam a circulação sanguínea, promovendo o desinchaço. Procure incluir, no mínimo, uma caminhada diária de 30 minutos, cinco vezes por semana. É um exercício democrático, que pode ser praticado em qualquer lugar, sem forçar articulações e altamente benéfico à saúde, de modo geral.
  • Conversar com seu médico ou médica ginecologista, para verificar se o medicamento e a dose estão adequados ao seu caso. 

Progesterona x Estrogênio

Os níveis de progesterona e estrogênio sofrem variações ao longo do ciclo menstrual, refletindo mudanças físicas e emocionais. 

Esses dois hormônios preparam o corpo feminino para uma possível fertilização. O estrogênio predomina na primeira metade do ciclo menstrual, ou seja, antes da ovulação, atuando na maturação do óvulo.

Após a ovulação, a progesterona predomina, de modo a garantir que o óvulo fecundado consiga passar pelas tubas uterinas e se implantar no útero. Caso não haja uma fecundação, os níveis de progesterona caem e ocorre a menstruação, iniciando um novo ciclo.

Dá pra entender porque as mulheres oscilam tanto de humor? Ao contrário do que muitas pessoas afirmam, não há nada de psicológico nisso. É um fator hormonal, químico, constante e cíclico. Durante o mês, uma mulher passa por picos e baixas entre esses dois hormônios. Veja quais são os sintomas da TPM e como aliviar.

Os homens, por esse motivo, são mais lineares. Seu hormônio, a testosterona, mantém-se estável durante o mês todo.

A progesterona é necessária para contrabalançar o estrogênio. Quando ocorre um desequilíbrio entre eles, os problemas surgem.

Efeitos benéficos da progesterona

Gravidez
A progesterona promove muitos benefícios, especialmente no pós-parto

Não pense que só porque a progesterona pode engordar, ela não vai trazer muitos benefícios para seu organismo também. Confira abaixo o que ela faz por você:

  • Proteger contra cistos mamários. O estrogênio, por outro lado, estimula a formação de cistos
  • Alivia os sintomas da depressão pós parto
  • Facilita a ação do hormônio tireoideano
  • Normaliza a coagulação do sangue
  • Restaura os níveis de oxigênio das células
  • Normaliza os níveis de cobre e zinco
  • Ajuda a prevenir o câncer de endométrio
  • Ajuda a prevenir o câncer de mama

Considerações finais

A partir dessas informações, entendemos que, em alguns casos, a progesterona pode contribuir para o ganho de peso, seja por líquido retido ou acúmulo de gordura. No entanto, esse sintoma, assim como os outros listados, não estarão presentes em todas as mulheres que fizerem uso de pílulas ou injeções anticoncepcionais.

Cada organismo responde ao excesso ou falta de algum componente de forma diferente. Isso não quer dizer que não possam ser corrigidos.

Os excessos serão prejudiciais, assim como a falta. Em tudo, deve sempre haver o equilíbrio, pois dessa forma as mulheres, em qualquer etapa de suas vidas, passarão pelas oscilações hormonais com mais tranquilidade.

Vídeo: Controle esses hormônios para emagrecer

Confira mais informações importantes sobre a relação entre os hormônios e o peso!

Você percebeu algum aumento de peso ao começar a tomar anticoncepcional? Quais benefícios você observou em sua saúde física e/ou mental, ao iniciar o tratamento? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

14 comentários em “Progesterona engorda mesmo?”

  1. Olá, coloquei o implante que é apenas de progesterona quando fiz 40 anos e 1 ano e meio depois havia engordado 11 kilos, sempre tive facilidade para emagrecer e agora mesmo fazendo dietas, exercícios e procedimento estéticos não consigo mais, os médicos dizem que não é o implante, mas não tenho outra explicação para isso, não sabia que era tão difícil um método contraceptivo para mulher acima de 40 anos, que não tenha só progesterona, sou saudável, não fumo nem bebo e mesmo assim, está difícil de saber o q devo usar. Obrigada pela matéria.

    Responder
  2. Há um mês comecei a tomar dufhaston, antes de começar a tomar pesquisei se engordava, e em todas as informações que tive vi que todas que tomaram engordaram bastante, no meu caso não, eu perdi peso e não tive retenção de líquidos, acho que é pq eu faço muita atividade física, malho todos os dias da semana e faço muito aeróbica, tenho uma alimentação bem balanceada.

    Responder
  3. Alguns anticoncepcionais melhoram outros pioram a pele. A maioria dos injetáveis costumam piorar para quem tem tendência a acne e oleosidade. Alguns via ora melhoram outros pioram, converse com seu ginecologista/Dermato para decidirem qual o mais adequado ao seu caso.

    Responder
  4. Tenho 16 anos e vou comecar a tomar a injeçao trimestral depo-proverá estou com medo de engordar estou passando na nutricionista também para emagrecer 11kls .. quero emagrecer e manter o peso , mas tomando a injeção vou engordar muito ?

    Responder
  5. O anticoncepcional incha meus seios, eles ficam doloridos durante todo o período em que estou tomando o remédio. Por isso parei de tomar. Meus seios estão normais mas a minha menstruação agora está desregulada e desce quando bem entende.

    Responder