Proteína de Ervilha é Boa? Benefícios e Propriedades

atualizado em

Quando se fala em proteínas, muitos pensam em carne, ovos e frango, mas o que eles não sabem é que há também as proteínas vindas dos vegetais, que oferecem inúmeros benefícios, e uma delas é a proteína da ervilha. Você saberá abaixo todos os benefícios que a proteína de ervilha pode trazer e descobrirá se ela pode ser positiva para você assim como as fontes de proteína mais comuns.

Além da ervilha, há também inúmeros outros alimentos que são excelentes fontes de proteína sem que as pessoas tenham muito conhecimento sobre isso, como é o caso dos alimentos veganos ricos em proteínas que, como o nome já diz, também não envolvem carne.

Ainda nessa linha, existem inúmeras receitas que você pode aproveitar como as receitas com proteína de soja fit. Vale a pena conhecê-las e passar a utilizar a proteína de soja na sua dieta.

A proteína de ervilha é uma opção de ingerir proteínas a base de plantas. O suplemento a base de proteína de ervilha foi criado com o intuito de atender vegetarianos, pessoas com alergias e intolerantes a outros alimentos como proteínas de origem animal. Sendo assim, não deixe de conhecer também as 15 melhores fontes de proteína vegetal que são indispensáveis para quem quer evitar as fontes de proteína animal.

Ela oferece um considerável valor de proteína e baixo teor calórico. Estudos científicos revelam que a proteína da ervilha possui diferenças notáveis do whey protein. De qualquer maneira, as duas são procuradas por atletas e pessoas que fazem atividade física com treinamento de força.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja abaixo maiores detalhes, benefícios e propriedades dessa proteína vegetal:

Benefícios

Veja abaixo alguns benefícios da proteína de ervilha vindos das suas impressionantes propriedades:

– BCAA

Uma das principais razões pelas quais o produto faz sucesso é o fato da ervilha ser rica em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), que são compostos de proteína conhecidos por retardar a fadiga durante o exercício. Além disso, a quantidade de BCAAs presentes na proteína da ervilha é próxima à encontrada no leite e nos ovos, mas com menor probabilidade de causar alergias ou intolerâncias.

Alguns estudos mostraram que uma dieta rica em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), pode ajudar a manter o corpo em um estado de construção muscular durante o dia inteiro, diminuir a gordura abdominal, manter o usuário mais satisfeito entre as refeições, fornecer mais energia nos exercícios e muito mais. Como outras proteínas, a proteína de ervilha já vem embalada com BCAAs em sua composição.

  Continua Depois da Publicidade  

Cada scoop (medidor) de proteína de ervilha oferece cerca de 5 gramas de BCAA, já o whey protein oferece um pouco mais, 6 gramas por dose. Para obter os benefícios do BCAA que seu corpo precisa na construção de músculos, perda de gordura e para a saúde em geral, a recomendação é beber somente um scoop ou dois de proteína de ervilha diariamente.

– Hipoalérgico

A ingestão de proteína contínua vinda do whey protein, caseína, ovo e até mesmo da soja pode gerar o desenvolvimento de uma alergia ou intolerância, isso por conta dos ingredientes presentes. A alergia pode causar inchaço, gases, náuseas e outros sintomas.

Já o pó de proteína de ervilha não apresenta nenhum ingrediente que gere alergia. Isso configura-se um dos principais benefícios da mesma, e o risco de desenvolver uma alergia é quase impossível.

– Mais saúde e maior recuperação muscular

Para pessoas que praticam atividades físicas como a musculação, a proteína de ervilha ajuda no fornecimento de impulso de energia pré-treino e recuperação do músculo pós treino.

– Menos inchaço

Ao contrário do whey protein, a proteína de ervilha não causa inchaço, pois não contém nenhum traço de lactose nem de glúten. Alguns alimentos resultam em inchaço como traço de alergia, fique atento.

  Continua Depois da Publicidade  

– Ajuda na perda de peso

A grelina é um hormônio da fome, que avisa o cérebro quando o estômago está vazio. A proteína de ervilha pode ajudar na perda de pesa pois ela diminui os níveis da grelina. Ela retarda esse processo pela formação de um maior número de peptídeos, atrasando assim o esvaziamento gástrico, diminuindo os níveis de grelina e mantendo maior saciedade por mais tempo.

Os níveis da grelina tendem a subir depois de um determinado tempo entre uma refeição e outra.

– Sem colesterol e sem gorduras

Ao contrário do whey protein, a proteína de ervilha é livre de colesterol e gordura. Ela é considerada uma proteína natural.

– Maior concentração proteica

Ao contrário de muitos produtos de proteína à base de plantas que têm apenas 10 a 15 gramas de proteína por colher, a proteína de ervilha pode ser até mesmo mais concentrada do que o Whey. Ela contém 25 gramas de proteína em 30 gramas de um scoop. Geralmente, o whey protein concentrado contém em média 23 gramas de proteína, e as de alta qualidade chegam à mesma quantidade.

– Satisfeito por mais tempo

Embora não seja tão facilmente digerida como o whey protein, ela é uma proteína de “digestão lenta”, e pode ser capaz de deixar o usuário satisfeito por mais tempo.

  Continua Depois da Publicidade  

Em estudos realizados em 2011 pelo “Nutrition Journal”, pesquisadores descobriram que os consumidores que tomavam o pó de proteína de ervilha antes de uma refeição ingeriam menos calorias do que indivíduos que bebiam whey protein antes de comer. Isso acontece pois a proteína de ervilha libera hormônios que mantêm o usuário satisfeito por mais tempo.

Além disso, ela não deixa o consumidor estufado e contém aminoácidos que são facilmente absorvidos; isso já não acontece com proteínas à base de soja, que são de difícil digestão e não são utilizadas pelo corpo com exatidão.

– Zero lactose

Embora o whey protein isolado seja praticamente livre de lactose, alguns não suportam nem mesmo uma pequena quantidade. Por conta disso, a proteína de ervilha é uma ótima opção de substituição. Ela é livre totalmente de lactose.

– Pobre em carboidratos

Caso você siga uma dieta restrita em carboidratos, a proteína de ervilha se destaca ainda mais em seus benefícios. Cada scoop tem somente 2 gramas de carboidrato e fornece 2 gramas de fibra, que limita o açúcar no sangue.

– Sem glúten

Além de atender alérgicos, vegetarianos e intolerantes a lactose, o produto também supre a necessidade de intolerantes ao glúten.

Propriedades

A proteína de ervilha contém arginina, um aminoácido que auxilia no aumento da imunidade, luta contra a disfunção erétil e melhora a fertilidade. Outro composto presente na ervilha é a lisina, que ajuda na absorção do cálcio, diminuindo com isso a perda de cálcio na urina e ajudando a manter os ossos fortes.

Com a junção da arginina, lisina e da fenilalanina, a proteína de ervilha cumpre as exigências de aminoácidos essenciais exigidas pela Organização Mundial da Saúde para adultos. Mesmo assim, ainda faltam alguns aminoácidos, ou seja, ela não é adequada como fonte primária de proteína.

Dicas

Muitos se preocupam com o sabor da proteína de ervilha. Uma boa dica é acrescentar um sabor extra, como adoçante, sementes de chia, frutas, legumes ou abacates. Isso faz com que mude o sabor e vire uma vitamina saudável.

Outro fator importante é sua mistura. Como qualquer proteína em pó, é importante misturar cerca de três a cinco minutos para ela diluir totalmente e não ficarem “bolotas” no líquido.

Caso você já seja consumidor de outras fontes de proteínas, a proteína vinda da ervilha também pode complementar seus objetivos atuais.

Mas lembre-se, cada produto atende a cada pessoa de forma diferenciada, ou seja, cada corpo precisa de uma quantidade diferente de nutrientes, minerais e necessidades nutricionais em geral. A melhor forma de descobrir qual a melhor opção e o melhor produto para seus objetivos é se consultar com um profissional da área da saúde como um nutricionista.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem curiosidade de experimentar a suplementação com a proteína de ervilha? Já conhecia todos os seus benefícios e propriedades? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

8 comentários em “Proteína de Ervilha é Boa? Benefícios e Propriedades”

  1. O que percebi tomando proteína de ervilha é que demora pra digerir e provoca um pouco de gases (oral).
    Misturo com 🍌, canela, pasta de amendoim e farinha de linhaça.

    Responder
  2. Ameiiii esse vídeo, consegui entender bem o que é proteína de ervilha, gratidão. Vou fazer uso, faço musculação e não tomo nenhum tipo de whey. Posso usar metade da medida de manhã pós treino com a leite de arroz e a outra metade a noite com leite de aveia? Quero ganhar massa muscular. Obrigada pelo carinho!😊🙏

    Responder
    • bom dia, tenho colite há 22 anos. O nosso problema é a carne vermelha, leite e derivados. Treino Crossfit cinco dias por semana. Uso a proteína diariamente sem problemas

      Responder
  3. Na ervilha ou em qualquer outra planta não falta aminoácidos, alguma vezes ocorre de ter uma densidade menor de algum aminoácido em particular mas nunca a falta. Eu sugiro que você digite no Google “pea nutrional information” ou entre em contato com algum órgão que faça essa mensura. Ao checar o aminograma você imediatamente irá notar que não falta nenhum aminoácido.

    Responder