O raclette é um prato original da Suíça, que usa um queijo com o mesmo nome. O raclette é um queijo de cor amarelada, levemente salgado, com uma textura firme e, ao mesmo tempo, cremosa. Para fazer o prato clássico suíco, um pedaço grande de queijo é, parcialmente, derretido em uma racleteira e “raspado” em cima de carnes, frios ou legumes.
Este prato também é muito comum na França, de onde vem a origem do termo “raclette”, do francês “racler”, que significa “raspar”. A grande vantagem do raclette é que ele tem um baixo teor de sódio, se comparado a outros tipos de queijo.
Quais os benefícios do raclette?
Como todos os queijos, o raclette pode oferecer diversos nutrientes benéficos para a saúde, como proteínas, zinco, cálcio, fósforo e vitaminas A, B12, D e K. Por ser um derivado do leite, também é um ótimo alimento para promover a saúde dos ossos e músculos.
Uma das vantagens especiais do raclette é que ele tem um baixo teor de sódio, se comparado a outros tipos de queijo, como por exemplo aqueles muito processados. Neles, há muita adição de sódio, o que pode provocar riscos à saúde. Por isso, o queijo raclette é o mais indicado para este tipo de receita, em que é proposto um consumo maior do alimento.
No entanto, vale lembrar que os queijos mais claros, como o queijo minas, ricota e o cottage, por exemplo, são as mais saudáveis por terem menos gordura. Já aqueles mais amarelados, como é o caso do raclette, têm uma quantidade maior de gordura, e devem ser consumidos com mais moderação.
Quer saber como incluir o queijo de forma saudável na sua alimentação? Saiba mais sobre como usar queijo na sua dieta.
Com o quê raclette combina?
Tradicionalmente, o prato é feito com batatas cozidas, legumes em conserva, carnes e frios (salsichas, presuntos, salames, etc.). Se você não gostar de consumir carnes de origem animal, opções vegetarianas podem ser feitas com tofu defumado ou marinado, legumes branqueados (brócolis, aspargo, etc.) e cogumelos.
Quanto às bebidas, o raclette combina muito bem com vinhos, chás gelados e cervejas.
Como fazer?
Para fazer o raclette, você vai precisar de algumas gramas de queijo raclette e uma racleteira elétrica, o qual é um aparelho específico para o preparo deste prato. Se você não tiver uma racleteira a sua disposição, você pode substituí-la usando uma frigideira ou um grill.
Os outros acompanhamentos para o raclette, como carnes, frios e legumes, podem ser utilizados da forma que você preferir e agradar seu paladar. Algumas sugestões de acompanhamento são:
- Cogumelos champignons
- Salsichas pequenas
- Presunto cozido
- Batatas-holandesas cozidas
- Pepinos em conserva
- Fatias finas de carne vermelha
Modo de preparo:
- Primeiro, corte o queijo em fatias grandes.
- Em seguida, derreta uma parte do queijo na racleteira ou frigideira antiaderente.
- Use uma faca para raspar e separar a parte do queijo derretido.
- Enfim, sirva o queijo derretido imediatamente com o acompanhamento escolhido.
Além disso, você também pode aprender como fazer queijo cottage caseiro com 3 ingredientes.
Fontes e referências adicionais
- Cheese. Harvard T.H. Chan. School of Public Health.
- The Reduction of Salt in Different Cheese Categories: Recent Advances and Future Challenges. Front. Nutr. 9:859694.
Fontes e referências adicionais
- Cheese. Harvard T.H. Chan. School of Public Health.
- The Reduction of Salt in Different Cheese Categories: Recent Advances and Future Challenges. Front. Nutr. 9:859694.