Se uma receita tradicional de escondidinho feita com mandioca ou batata não combina nada com a dieta low carb, uma simples troca pode dar uma boa reduzida no teor de carboidratos do prato.
O truque do escondidinho low carb que vamos conhecer hoje é substituir a mandioca ou batata pela couve-flor, que não por acaso é um dos alimentos coringas para quem consome poucos carboidratos.
Com recheio de carne moída, o prato é uma excelente maneira de aproveitar aquela carne moída já cozida que sobrou do dia anterior. No entanto, não é só de couve-flor e carne moída que o escondidinho é feito.
A preparação também conta com muito queijo! Enquanto o requeijão se mistura com a carne moída no recheio, o queijo mussarela light e o queijo parmesão ralado dão uma cobertura deliciosa ao prato.
Já deu até água na boca de vontade de experimentar, não é mesmo? Então, aprenda como preparar o escondidinho low carb agora mesmo e corra até a cozinha para provar essa delícia!
Escondidinho low carb
Equipamento
- Panela
- Processador de alimentos
- Assadeira
Ingredientes
- 1,2 quilos couve-flor
- 400 gramas carne moída cozida e temperada a gosto
- 200 gramas requeijão light
- 100 gramas queijo muçarela light
- queijo parmesão ralado a gosto
- água
- sal a gosto
Instruções
- Leve a couve-flor para cozinhar em uma panela com água e sal até que ela esteja bem macia.
- Então, amasse a couve-flor até dar a consistência de um purê. Para isso, pode ser necessário passar a couve-flor no processador.
- Preaqueça o forno em fogo médio. Cubra o fundo de uma assadeira com parte da couve-flor amassada.
- Misture a carne moída com o requeijão light até ficar homogêneo. Espalhe a mistura por cima da camada de couve-flor amassada na assadeira.
- Cubra com o restante da couve-flor amassada. Faça uma camada de queijo mussarela e finalize polvilhando o queijo parmesão ralado por cima.
- Leve ao forno para assar por 10 minutos ou até o queijo gratinar. Depois é só tirar do forno e servir!
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
- Caso prefira, você pode usar a abóbora no lugar da couve-flor para fazer a receita.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?