8 remédios caseiros para tosse com catarro

Especialista da área:
atualizado em 02/08/2022

A tosse com catarro, também chamada de tosse produtiva, está associada com infecções comuns das vias respiratórias, como gripes, resfriados, sinusite e bronquite. Na maior parte dos casos, o sistema de defesa do corpo consegue combater esses males. Mas, alguns remédios caseiros podem ajudar a aliviar a tosse com catarro e os outros sintomas, proporcionando maior bem-estar. 

Os remédios caseiros são ótimas alternativas para quem busca aproveitar as propriedades anti-inflamatórias, antibióticas, antitússicas (que inibem a tosse) e antioxidantes presentes em ingredientes caseiros que todo mundo tem em casa, como o gengibre, o mel, o limão e algumas ervas. 

  Continua Depois da Publicidade  

Com estes ingredientes é possível preparar xaropes e chás livres de aditivos químicos e conservantes. Mas, é sempre bom lembrar que grávidas, crianças e pessoas com diabetes são grupos que precisam consultar um médico ou médica antes de utilizar qualquer remédio, mesmo que seja natural. 

Algumas ervas podem fazer mal para grávidas e crianças e os xaropes caseiros são preparados com grande quantidade de mel ou açúcar, o que pode prejudicar pessoas que têm diabetes. 

Veja algumas opções de remédios caseiros para tosse com catarro. 

Xarope de cebola com mel e limão

Talvez esta opção não agrade o paladar de muitas pessoas, mas ela é excelente para o alívio da tosse com catarro, porque tem ação expectorante, facilitando o descongestionamento das vias aéreas. 

A cebola é rica em substâncias, como enxofre e quercetina, que lhe conferem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes, importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico no combate à infecção que provocou a tosse com catarro. 

  Continua Depois da Publicidade  

Ingredientes:

  • 3 cebolas
  • 3 colheres de sopa de mel
  • Suco de 3 limões

Como preparar:

Para fazer este xarope de cebola, você vai precisar apenas de seu suco, desse modo, rale a cebola, descartando as partes sólidas. 

Adicione o mel, na mesma quantidade de suco de cebola, ou seja, se você obteve 3 colheres de sopa de suco de cebola, então adicione 3 colheres de sopa de mel. Por fim, adicione o suco de limão, tampe o recipiente e deixe descansar por 2 horas. 

Terminado o processo, você pode consumir até 4 colheres de sobremesa deste xarope, por dia.

Xarope de alho e cebola

Alho e cebola
O alho e a cebola têm propriedades que podem ser importantes para aliviar a tosse com catarro

As propriedades medicinais do alho são conhecidas desde os tempos antigos, quando já era usado por causa de sua atividade antibiótica. 

  Continua Depois da Publicidade  

Este ingrediente, muito usado na cozinha como tempero, é rico em alicina, uma substância que combate e impede o crescimento de bactérias no trato respiratório. O xarope de alho ajuda a aliviar a tosse com catarro e diminui a inflamação nas vias aéreas. 

Ingredientes:

  • 3 cebolas médias raladas
  • 3 dentes de alho amassados
  • Suco de 3 limões
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de mel

Como preparar: 

Misture a cebola, o alho e o sal no suco de limão e leve ao fogo baixo. Quando você perceber que os ingredientes ficaram bem incorporados ao suco de limão, junte o mel, misturando bem. Coe a mistura, transferindo-a para um recipiente de vidro com tampa. 

Você pode tomar 3 colheres de sobremesa deste xarope, até 4 vezes ao dia. 

Xarope de orégano e mel

O orégano faz parte da lista de temperos que todo mundo tem em casa, e ele pode ajudar com o sintoma da tosse com catarro, pois carrega propriedades antitússicas, que inibem o reflexo da tosse e ajudam no descongestionamento das vias aéreas. 

  Continua Depois da Publicidade  

Ingredientes: 

  • 1 colher de café de orégano
  • 2 colheres de sopa de mel

Como preparar: 

O preparo deste xarope é muito simples e pode ser feito no microondas. Basta misturar o mel e o orégano em um pote de vidro e aquecer por 1 minuto no microondas. Tome 1 colher de sobremesa do xarope de orégano, até 3 vezes ao dia. Como as pequenas folhas de orégano podem irritar a garganta, é recomendado coar o mel antes de tomar o xarope.

Xarope de gengibre, mel e limão

Quando se fala em remédio caseiro para gripe e tosse com catarro, esses três ingredientes logo vêm à mente. Este xarope é uma combinação das propriedades anti-inflamatórias do gengibre, antioxidantes do limão, e antibióticas e expectorantes do mel. 

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de suco de 1 limão
  • 1 copo de água

Como preparar: 

Leve a água com o gengibre ralado ao fogo. Quando levantar fervura, apague o fogo e abafe a caneca ou panela, deixando descansar por 15 minutos. Passado esse tempo, coe o líquido, transferindo-o para um recipiente de vidro. Adicione o mel e o suco de limão, misturando bem, para obter um líquido viscoso. Você pode tomar 1 colher de sopa deste xarope, até 3 vezes ao dia. 

Xarope de cenoura, mel e limão

A cenoura é uma raiz muito nutritiva, pois está repleta de carotenoides, vitaminas A, C, E, K e do complexo B, potássio, fibras e antioxidantes. Todo este arsenal de vitaminas ajuda o sistema imunológico a combater infecções nas vias aéreas e alivia a tosse com catarro, pela sua ação expectorante. 

Ingredientes:

  • 2 cenouras médias, cortadas em rodelas finas
  • 3 colheres de sopa de açúcar de sua preferência
  • Suco de meio limão
  • 1 colher de sopa de mel

Como preparar:

Em uma vasilha ou pote de vidro, faça uma camada com as rodelas de cenoura e polvilhe açúcar, de modo que cubra todas as cenouras. Faça uma segunda camada de rodelas de cenoura e polvilhe açúcar sobre ela. Repita a montagem das camadas de cenoura e açúcar até acabarem os ingredientes. 

Na última camada, adicione o suco de limão e mel, pois isso irá potencializar a ação expectorante do xarope. Deixe descansar por 2 horas, em temperatura ambiente. 

Passado esse tempo, você perceberá que as cenouras soltaram um líquido viscoso. Coe toda a mistura, para obter apenas esse líquido, que é o xarope. Você pode tomar 2 colheres de sopa deste xarope, ao dia.

Chá de guaco e malva

O guaco, também conhecido como erva de cobra ou cipó de caatinga, apresenta efeitos broncodilatador e expectorante, ou seja, promove a abertura de estruturas nos pulmões e deixam o catarro mais líquido, facilitando a sua eliminação. 

A malva é um poderoso anti-inflamatório natural, que também ajuda no tratamento da tosse com catarro. 

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas de guaco
  • 1 colher de chá de folhas ou flores de malva
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de chá de mel

Como preparar:

Primeiramente, ferva a água e depois adicione as folhas de guaco e malva. Deixe as folhas em infusão, com a caneca abafada, durante 10 minutos. Coe, adicione o mel e beba o chá 30 minutos antes de suas principais refeições. Você pode tomar uma xícara deste chá de guaco e malva, até 3 vezes ao dia. 

Chá de tomilho

Tomilho
É possível fazer o chá tanto com o tomilho seco quanto com o tomilho fresco

O tomilho, também conhecido por timo ou poejo, é uma erva aromática muito usada na culinária. 

Além dessa utilidade, o tomilho ajuda a aliviar a tosse com catarro, por causa de suas substâncias antissépticas e anti-inflamatórias, como timol, carvacrol, cimeno e linalol. Essas substâncias também aliviam a dor de garganta e a congestão nasal.   

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de tomilho seco ou 2 ramos de tomilho fresco
  • 1 litro de água
  • 1 colher de sopa de mel

Como preparar:

Ferva a água e, depois, adicione o tomilho. Abafe a caneca, deixando a erva em infusão durante 10 minutos. Adicione o mel, coe o chá e beba uma caneca até 3 vezes ao dia. 

Inalação com vapor de eucalipto

Se você não quiser tomar um xarope ou um chá, a inalação com vapor de eucalipto é uma excelente alternativa para tratar a tosse com catarro. O eucalipto apresenta propriedades antissépticas e expectorantes, que aliviam rapidamente a congestão nasal e o catarro preso na garganta. 

Ingredientes:

  • 5 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 1 litro de água fervente

Como preparar:

Encha uma bacia com água fervente e pingue as gotas de óleo essencial de eucalipto. Posicione seu rosto acima da bacia, cobrindo sua cabeça e a bacia com uma toalha grande, para não perder o vapor. Faça inspirações profundas do vapor de eucalipto.

Fontes e referências adicionais

Quais dessas receitas para tratar a tosse com catarro você já conhecia? Você prefere tomar xarope ou chá, para tratar a tosse? Conhece outras receitas para tratar a tosse com catarro? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário