Benefícios do Orégano – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 21/08/2020

Aliado da saúde do coração, ajuda no controle do peso e na boa digestão: conheça os todos benefícios do orégano e como usar!

De origem mediterrânea, o orégano é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, além de compostos que permitem seu uso como planta medicinal. O orégano seco carrega uma boa parte das propriedades do orégano in natura, mas a planta fresca e seu óleo concentram a maioria dos benefícios do orégano para boa forma e saúde.

Tanto o orégano seco quanto as folhas frescas da erva possuem óleos voláteis com propriedades diuréticas, antibacterianas, expectorantes, antioxidantes, entre outras.

Os principais componentes do orégano são: carvacrol e timol (polifenóis com características antissépticas e anti-inflamatórias); terpeno, pineno, borneol, linalol e terpineno (óleos essenciais com propriedades antivirais, anti-inflamatórias, antissépticas e anestésicas); vitaminas A, C, K e do complexo B; ômega-3 os minerais zinco, magnésio, cálcio, ferro, manganês, cobre e potássio.

Para que serve o orégano?

Estudos, análises e até mesmo a medicina popular têm sugerido quais podem ser os benefícios do orégano. Confira para que serve a especiaria:

  • Auxílio à perda de peso – veja como;
  • Alívio de dores musculares;
  • Auxílio à digestão;
  • Bactericida e fungicida;
  • Regulação da menstruação;
  • Saúde do coração;
  • Auxílio à prevenção da gripe;
  • Fonte de antioxidantes;
  • Auxílio à prevenção do câncer;
  • Alívio de ataque de asma.

Benefícios do orégano: saiba como usar!

Apesar de ser mais conhecido por nós brasileiros na forma desidratada, o orégano também pode ser encontrado como folhas frescas e também como óleo – este último é utilizado até como cosmético.

Se você não tiver acesso ao orégano fresco, procure comprar o óleo de orégano orgânico e utilize-o regularmente no preparo de pratos e na finalização de saladas (ou diluído em água para tratar algumas das condições mencionadas anteriormente). Inclusive, boa parte dos benefícios do orégano são creditados ao óleo de orégano – veja mais. Há também como fazer chá de orégano e aproveitar seus incríveis benefícios.

Efeitos colaterais do orégano

Seu uso pode provocar alergia de pele e vômitos em algumas pessoas sensíveis à planta. Embora não se conheçam efeitos colaterais graves do orégano durante a gestação, recomenda-se que mulheres grávidas evitem o consumo de chá ou óleo de orégano sem orientação médica.

Quer saber mais sobre os benefícios do oréganp? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a especiaria pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

E aí, gostou das dicas?

Você costuma consumir o orégano desidratado somente, ou também o conhece fresco ou em forma de óleo? Sabia de todos esses benefícios do orégano? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (214 votos, média: 4,01 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

105 comentários em “Benefícios do Orégano – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Nossa nunca sabia que essa planntaé tão boa para a saúde tenho problema de gastrite comecei tomar o chá de orégano foi uma maravilha

  2. Eu tenho o orégano fresco na minha horta. Estava com uma tosse seca insuportável, comecei a tomar o chá de orégano há um dia e já melhorei 70%.