Benefícios do Tomilho – Para Que Serve, Como Usar e Dicas!

Especialista:
atualizado em 22/06/2020

Propriedades antioxidantes, aumento da imunidade e saúde do coração: conheça todos os benefícios da tomilho, como usar e dicas!

O tomilho é uma erva da espécie Thymus vulgaris cultivada no mundo inteiro. Suas folhas secas ou frescas são usadas como tempero na culinária e os benefícios do tomilho para a saúde são muito maiores do que as pessoas imaginam.

Ele pode agir contra a sua dor de garganta, contra a sua bronquite e aumentando a sua imunidade, além de ajudar a baixar o seu colesterol e sua pressão arterial. Além disso, também é um forte antioxidante e faz muito bem para o coração.

Vídeo:

Propriedades e benefícios do tomilho

1. Alívio de sintomas de problemas respiratórios

Pesquisas evidenciam os benefícios do tomilho contra bronquite, asma crônica, congestão, resfriados, sinusites ou alergias sazonais, e mostram que sintomas como tosse, febre e escarro são diminuídos com o uso da erva, que pode atuar como um expectorante e anti-inflamatório, além de prevenir o desenvolvimento microbiano, que pode levar a doenças mais graves, segundo estudos realizados.

Para um alívio rápido dos sintomas de doenças respiratórias, é possível preparar um chá poderoso com as folhas do tomilho.

2. É bom para a saúde do coração, ajuda a reduzir a pressão arterial e o colesterol

A ingestão de tomilho tem sido relacionada com a atividade anti-hipertensiva, ou seja, diminui a pressão arterial em pessoas que sofrem de hipertensão, segundo estudo de 2014. Também foi verificado que o tomilho serviu para reduzir os níveis de colesterol, triglicérides e LDL, enquanto aumenta os níveis de colesterol HDL, devido à sua rica mistura de antioxidantes, minerais e vitaminas, especialmente o potássio e o manganês.

3. Previne o envenenamento ou intoxicação alimentar

Um dos benefícios do tomilho é a capacidade de evitar a contaminação dos alimentos. Vários estudos publicados pela revista científica Microbiologia de Alimentos demonstraram que o óleo essencial da erva do tomilho também foi capaz de descontaminar alimentos previamente contaminados por bactérias.

4. Melhora do humor e bem estar

O consumo regular de tomilho pode trazer benefícios como a melhora do humor e o bem estar, segundo pesquisas publicadas em 2013 que mostraram que o carvacrol presente no tomilho influencia a atividade cerebral através da modulação de neurotransmissores como dopamina e serotonina (hormônios importantíssimos na manutenção do humor).

5. Benefícios no combate ao câncer

Propriedades presentes no tomilho indicam um papel importante na luta contra tumores e câncer de cólon e mama devido ao carvacrol, segundo estudos recentes da China, Portugal e Turquia.

6. Tratamento contra a acne e condições da pele

O tomilho é bastante conhecido por suas propriedades antibacterianas e pode ser um ingrediente importante no combate à acne. Ao embeber o tomilho em álcool por alguns dias ou semanas, ele se transforma em uma solução chamada de extrato de tomilho. Pesquisadores do Reino Unido testaram os efeitos deste extrato contra a acne e os resultados foram promissores.

Segundo outra pesquisa da Universidade de Addis Abeba, na Etiópia, o óleo essencial de tomilho a 3% pode representar uma oportunidade relativamente econômica e facilmente disponível para tratar e curar casos leves a moderados de infecções fúngicas.

7. Aumenta a imunidade

O tomilho é abundante em vitaminas, principalmente C e A, que reforçam o sistema imunológico natural. A vitamina C também desempenha um papel crucial na produção de colágeno, que é essencial para a criação e reparação de células, músculos, tecidos e vasos sanguíneos. Além disso, é uma ótima fonte de cobre, fibras, ferro e manganês. O timol encontrado no tomilho possui a capacidade de prevenir infecções fúngicas e virais, reduzindo assim a pressão sobre o sistema imunológico.

Porém, é muito importante citar que, se você está precisando aumentar a sua imunidade, você pode experimentar esses alimentos que aumentam a sua imunidade

8. Age contra a perda de cabelo

Há evidências de que a perda de cabelo ou alopecia pode ser diminuída com o uso de tomilho. Em um estudo, foi relatado que a aplicação de óleo de lavanda em conjunto com óleos essenciais do tomilho, alecrim e cedro no couro cabeludo aumentou o crescimento do cabelo em até 44% das pessoas avaliadas no estudo após 7 meses de tratamento.

9. Prolonga a estabilidade do óleo de cozinha

A oxidação dos lipídios presentes no óleo de cozinha é um problema sério durante o processamento e o armazenamento dos alimentos. Isso leva a perdas de qualidade, estabilidade, segurança e valor nutricional. Cientistas de Varsóvia, na Polônia, concluíram em estudo que o tomilho tem um alto poder antioxidante e atua na estabilização do óleo de girassol mesmo durante o aquecimento.

10. Redução do estresse

A vitamina B6 presente no tomilho tem um poderoso efeito sobre certos neurotransmissores no cérebro, que estão diretamente ligados aos hormônios do estresse. Assim, a inclusão regular de tomilho em sua dieta pode trazer benefícios como a melhora do seu humor e alívio do estresse.

11. Melhora a visão

A concentração de carotenoides e vitamina A no tomilho faz com que ele seja um agente antioxidante eficaz para a saúde dos olhos. Os carotenoides são capazes de neutralizar os radicais livres em seu sistema ocular e retardar o início da degeneração macular e até prevenir cataratas.

12. É um forte antioxidante

Os antioxidantes fenólicos encontrados no tomilho, incluindo luteína, zeaxantina e timonina, contribuem para neutralizar e eliminar os radicais livres, subprodutos perigosos do metabolismo celular que podem causar danos às células saudáveis. Estes antioxidantes ajudam a prevenir o estresse oxidativo em todos os seus sistemas de órgãos, bem como nos neurônios, coração, olhos e pele.

Como usar no dia a dia e aproveitar os benefícios!

O tomilho é um tempero maravilhoso e usado nas mais diversas culinárias ao redor do mundo. Para uso diário, o tomilho seco ou fresco pode ser utilizado em diversas receitas, como no preparo de carnes, aves, peixes, legumes, sopas, feijão, molhos, dentre outros.

O tomilho fresco é muito mais saboroso, porém deve ser mantido na geladeira e consumido em no máximo 1 ou 2 semanas. Já o tomilho seco ou tomilho em pó pode ser armazenado por até 6 meses em um local fresco e escuro.

O tomilho seco pode ser substituído pelo tomilho fresco na maioria das receitas. Uma colher de chá de folhas secas é equivalente a uma colher de sopa de tomilho fresco picado.

Veja também como fazer o chá de tomilho, outra forma de consumo via oral da erva, que também é um ótimo diurético, usado para tratar infecções urinárias e como um estimulante do apetite.

Algumas pessoas aplicam tomilho diretamente na pele para rouquidão (laringite), amígdalas inchadas (amigdalite), boca dolorida, e mau hálito. Já o óleo do tomilho pode ser usado em enxaguantes bucais e higienizantes com o intuito de acabar com germes.

Além disso, pode ser utilizado em perfumes, sabonetes e cosméticos devido ao seu aroma agradável e suas propriedades medicinais.

Dicas

Devido aos benefícios do tomilho quanto à redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, uma dica é reduzir o consumo de sal e adicionar mais ervas benéficas como o tomilho em suas refeições.

Usar tomilho para lavar a salada antes do consumo ou até mesmo como tempero pode diminuir a chance de sofrer algum tipo de contaminação causada por micro-organismos presente no alimento higienizado de forma inadequada.

A maneira mais fácil de fazer esta erva comum uma parte de sua vida diária é ter algum tomilho seco na cozinha em todos os momentos para que você possa adicioná-lo às suas refeições de forma rápida e fácil.

Precauções e efeitos colaterais

O tomilho é considerado seguro quando consumido em quantidades usuais como tempero de alimentos. Quando tomado em maiores quantidades para fins medicinais, é possivelmente seguro para curtas durações de tempo, porém pode causar problemas digestivos quando tomado em grandes quantidades e por tempo prolongado.

Mulheres grávidas ou amamentando devem consumir esta erva em quantidades pequenas, assim como pessoas alérgicas a orégano ou outras ervas, principalmente se o óleo for aplicado diretamente na pele. Pessoas que vão passar por cirurgias devem suspender o uso no mínimo duas semanas antes do procedimento.

O tomilho pode interagir com medicamentos que retardam a coagulação do sangue como anticoagulantes e antiagregantes plaquetários, aumentando as chances de hematomas e o risco de sangramento.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia a maioria dos benefícios do tomilho para a saúde? Tem o costume de consumir tomilho fresco ou seco em suas refeições? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (40 votos, média: 4,23 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

11 comentários em “Benefícios do Tomilho – Para Que Serve, Como Usar e Dicas!”

  1. Andei usando a plantinha fresca simplesmente lavava e comia ..percebi uma disposição maior no meu corpo ,estava meia parada.Super agradecida pela dica.

  2. Boa tarde, nunca tinha usado, recebi uma receita de tomilho combinado com gengibre para o tratamento da esclerose múltipla, e pressão alta, vamos ver o resultado…

    JORGE PAIVA

  3. Ouvi falar que essa planta é boa para várias enfermidades , dentre elas , reumatismo. Plantei um pé a pouco tempo e o mesmo cresceu bem. Está com folhas verdinhas… vou usar na culinária. Sou grata pelas informações diversas a respeito dessa planta.
    Abraço!