Salgadinho Cheetos Engorda? Faz Mal? Calorias e Análise

O Cheetos, fabricado pela Elma Chips, é um aperitivo salgadinho e saboroso que costuma ser consumido na hora dos lanches, para assistir a jogos de futebol, para acompanhar filmes na televisão ou no computador ou até mesmo durante sessões de estudo.

Por se tratar de um produto industrializado, o aperitivo não é exatamente o lanche mais nutritivo que você poderia ter. Mas qual será o seu verdadeiro impacto em relação à saúde? Será que o salgadinho Cheetos engorda? E como ele faz mal?

O salgadinho Cheetos engorda?

Existem diversas versões do salgadinho Cheetos: o Mix, a Lua Parmesão, o Bola Queijo Suíço e o Onda Requeijão. A quantidade de calorias encontradas em uma porção de 25 g desses modelos de Cheetos pode variar entre 116 e 125.

Tendo estes números como base, uma porção de aproximadamente 55 g pode carregar entre 255 e 275 calorias. Já um pacotão, com aproximadamente 150 g, pode apresentar entre 696 e 800 calorias.

Enquanto algumas pessoas são capazes de se controlar e consomem porções pequenas do aperitivo, é bem verdade que existem aquelas mais descontroladas que comem por impulsão e chegam a consumir o pacote inteiro do salgadinho de uma vez só, o que acarreta em um envio exagerado de calorias ao corpo, causando o seu acúmulo.

Outro aspecto que nos leva a entender que o salgadinho Cheetos engorda é o fato dele não ser exatamente rico em nutrientes, muito pelo contrário. As tabelas nutricionais divulgadas no site da PepsiCo, empresa de alimentos e bebidas da qual a Elma Chips faz parte, indicam a presença de poucos valores nutricionais.

Por exemplo, o teor de proteínas fica entre 1,4 g e 1,6 g a cada porção de 25 g. Além disso, também há a presença de potássio – que fica entre 26 mg a 84 mg em 25 g -, além de serem encontrados carboidratos e gorduras.

O organismo precisa de diversos nutrientes – vitaminas, minerais e fibras por exemplo – para funcionar corretamente. E como o salgadinho não os fornece, será necessário consumir outros alimentos para os obter.

Com isso, a pessoa terá que consumir ainda mais calorias, o que, consequentemente, resultará no aumento de peso. Assim, podemos concluir que Cheetos não é o lanche mais apropriado para quem deseja emagrecer ou pelo menos manter a forma física, sem engordar.

Os carboidratos

A maior parte da composição do salgadinho Cheetos corresponde a carboidratos: são encontrados de 15 g a 17 g em uma porção de 25 g do aperitivo (e por volta de 6g de gordura). E por mais que os carboidratos sejam necessários para uma dieta equilibrada, contribuindo com a obtenção de energia do organismo, as versões de Cheetos não são a forma mais saudável do nutriente.

O problema é que os carboidratos encontrados em salgadinhos como o Cheetos são classificados como carboidratos simples. Isso significa que eles são digeridos com maior facilidade pelo organismo e trazem uma saciedade muito curta.

Eles promovem uma elevação rápida, em picos, dos níveis de glicose no sangue, que é seguida com uma queda brusca nessas taxas, o que aumenta o apetite.

Assim, pouco tempo depois de saborear o aperitivo, a pessoa sentirá a necessidade de comer de novo. Isso pode resultar no consumo excessivo de calorias, que provavelmente refletirá na elevação do peso.

O salgadinho Cheetos faz mal?

O fato de que o salgadinho Cheetos engorda não é o único malefício que o aperitivo pode trazer à saúde. Outro problema do salgadinho é o fato dele ser abundante em sódio – em uma porção de apenas 25 g, encontramos entre 99 mg e 173 mg do nutriente.

Apesar do mineral se tratar de um nutriente importante para a contração muscular, a transmissão de impulsos nervosos, a regulação do volume e da pressão arterial, o equilíbrio dos fluidos corporais e a manutenção de níveis regulares de pH sanguíneo, o que é um indicador da boa saúde, ele deve ser ingerido dentro de um limite.

Recomenda-se que a ingestão máxima diária de sódio para um adulto saudável seja de 2.300 mg. Para pessoas que sofrem com hipertensão, essa limite cai para 1.500 mg.

Tendo em vista esses números, não fica difícil concluir que o consumo do salgadinho já abocanha boa parte da porção diária recomendada de sódio. Isso torna mais complicado o controle da ingestão do mineral, visto que existem todas as outras refeições do dia para dividir o valor limite diário com o aperitivo.

E por que o sódio é tão ruim assim? Quando ele é consumido em excesso, pode trazer problemas como pressão arterial alta, retenção de líquido, aumento do volume sanguíneo – o que dá mais trabalho para o coração na hora de mover esse sangue e gera mais pressão às artérias -, doença no coração, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

As gorduras

Outro problema do aperitivo é o seu teor de gorduras – existem entre 4,3 g e 6,1 g em uma porção de 25 g. Comidas altamente processadas e com altos teores de gorduras, como é o caso dos salgadinhos Cheetos, aumentam o risco de desenvolvimento de problemas como doença no coração, pressão arterial alta, colesterol elevado e inclusive alguns tipos de câncer.

A tabela nutricional do produto informa a presença de gorduras saturadas no salgadinho. São encontrados entre 0,9 g e 1,5 g deste tipo de gordura em cada porção de 25 g de Cheetos.

De acordo com a Escola Médica de Harvard, universidade americana, uma dieta rica em gorduras saturadas aumenta os níveis totais de colesterol, além de trazer um desequilíbrio entre as taxas do colesterol do bem – HDL – e o colesterol do mal – LDL -, no sentido de deixar o LDL mais elevado.

Segundo a Associação Americana do Coração, níveis altos do colesterol ruim elevam as chances de sofrer com problemas como doenças no coração e derrame. Segundo a organização, o limite de consumo diário de gorduras saturadas deve corresponder entre 5% a 6% do total de calorias que uma pessoa consome em um dia.

De acordo com a associação, para uma pessoa que ingere 2 mil calorias diariamente, isso significa não mais que 120 calorias ou 13 g de gorduras saturadas por dia.

Outros problemas

O corante artificial utilizado na fabricação do salgadinho pode causar hiperatividade em crianças e reações alérgicas em adultos. É possível ainda encontrar soja e leite no Cheetos. Logo, ele faz mal e não pode ser ingerido por indivíduos que sofrem com alergia ou intolerância a esses ingredientes.

O aperitivo pode trazer efeitos colaterais de curto prazo como inchaço, náusea e morosidade, além de reações adversas de estar associado à obesidade em longo prazo.

Então, Cheetos nunca mais? 

Não necessariamente. Obviamente não dá para comer isso todo dia sem prejudicar a saúde. Entretanto, para quem sabe ser moderado no consumo, o aperitivo não precisa ser excluído para sempre da dieta.

Se você é capaz de seguir uma alimentação saudável, equilibrada, nutritiva e controlada durante a maior parte do tempo, provavelmente comer uma porção pequena de Cheetos uma vez ou outra não seja ruim. Entretanto, é necessário certificar-se de não descontrolar e empanturrar-se com o salgadinho.

Você já imaginava que o salgadinho Cheetos engorda e faz mal, certo? Tem o costume de consumi-lo mais do que deveria? Comente abaixo!

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