Serralha – O que é, benefícios, como usar e plantar

atualizado em

A serralha (Sonchus oleraceus) é uma planta de pequeno porte, conhecida como PANC (planta alimentícia não convencional), tem a coloração verde clara e suas flores são amarelas.

É originária do Norte da África, da Europa e da Ásia. Ela também pode ser encontrada na região sul do Brasil.

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), essa planta é fonte de vários nutrientes como:

  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Fibras;
  • Cálcio, fósforo, manganês, magnésio, ferro potássio, cobre, zinco;
  • Vitaminas do complexo B, C, D e E,

A serralha também é conhecida por outros nomes como erva daninha, cerraia, chicória-brava, serralha lisa, serralheira e ciumo.

Benefícios da serralha

Serralha

Saiba quais benefícios a serralha pode trazer para você e como usá-la no seu dia a dia.

  Continua Depois da Publicidade  

1. Desintoxica o fígado e ajuda na digestão 

O chá de serralha é usado para tratar problemas digestivos, já que possui uma ação estimulante em relação à digestão. A planta atua no aumento da produção da bile, que é responsável pela digestão de gorduras e absorção de nutrientes provenientes dos alimentos.

A indicação é consumir o chá de serralha antes das refeições, para combater a má digestão dos alimentos. Entretanto, a pessoa deve procurar ajuda médica para ter certeza de que o seu fígado não está com problemas antes de começar a tomar esse chá.

Isso porque quando o fígado não é capaz de eliminar do excesso de bile, pode causar icterícia, uma doença caracterizada pelo amarelamento da pele e dos olhos.

2. Abre o apetite 

A planta pode ser boa para quem sofre com baixo peso e possui dificuldade para engordar, pois ela ajuda a aumentar o apetite.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, ela não resolve o problema, sendo assim, quem não consegue ganhar peso precisa consultar um médico para poder descobrir o que está causando essa situação.

3. Colabora com o tratamento do vitiligo 

A serralha contém um aminoácido chamado fenilalanina, que contribui com o funcionamento das células responsáveis pela pigmentação da pele.

Por isso, ela pode auxiliar quem sofre com o vitiligo, uma doença que causa a perda da pigmentação da pele e, geralmente, vem acompanhada do aparecimento de manchas pelo corpo.

Apesar dessa planta ajudar no tratamento do vitiligo, quem sofre com essa condição precisa buscar um tratamento médico.

No entanto, a fenilalanina presente na serralha impede o seu consumo por pessoas com fenilcetonúria, já que quem possui essa condição não consegue digerir esse aminoácido.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias

A planta possui propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres , evitando o envelhecimento precoce e problemas de saúde como câncer, doenças cardiovasculares e artrite.

Ela melhora o sistema de defesa do organismopois possui muitas vitaminas e minerais importantes para o nosso corpo.

Além disso, essa planta ajuda a diminuir a fraqueza e a sensação de cansaço, estimula a renovação das células e a cicatrização dos tecidos, pois tem alta concentração de ferro, sendo indicada no tratamento e prevenção da anemia.

Não só isso, mas também aplica-se suas folhas em forma de compressa para tratar inchaços no corpo e também para aliviar dores reumáticas.

5. Tem ação sedativa

A serralha também age como um sedativo natural, trazendo um efeito calmante e de relaxamento que pode ser útil para pessoas que sofrem com ansiedade e têm dificuldade para dormir.

  Continua Depois da Publicidade  

Sendo assim, se você tem problemas para dormir, considere tomar um chá dessa planta antes de se deitar.

Como usar 

  • Chás;
  • Cataplasmas (compressas);
  • Em saladas e sopas.

Receita de chá de serralha para combater a má digestão

Chá de serralha para a má digestão
Chá de serralha para a má digestão

Ingredientes: 

  • 2 colheres de sobremesa de serralha picada;
  • 2 xícaras de água fervente.

Modo de preparo:

  1. Primeiro, adicione a serralha picada em uma panela com a água fervente;
  2. Em seguida, deixe repousar por 10 minutos e o chá estará pronto;

Não se esqueça de que a recomendação é consumir a bebida antes das refeições.

Como plantar 

A serralha pode ser cultivada em campos abertos ou em hortas. Ela não exige um determinado tipo de clima ou solo, entretanto, desenvolve-se melhor em locais relativamente úmidos, com clima ameno, sem exageros na temperatura.

Com relação ao solo, ela se adapta melhor em solos férteis, bem drenados, ricos em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,5. Sua colheita ocorre durante o ano todo, na floração.

Deve-se plantar as sementes em seu local definitivo na horta ou em canteiros, sementeiras e outros recipientes como vasos e jardineiras.

Plantação de serralha
Plantação de serralha

O espaçamento entre as plantas deve ser de 30 cm e o transplante das mudas acontece quando elas tiverem no mínimo quatro folhas.

Ela deve receber iluminação solar direta pelo menos durante algumas horas do dia. Já sua irrigação deve manter o solo sempre úmido, porém, sem deixá-lo encharcado.

Recomenda-se a sua colheita antes do aparecimento das flores, ainda que essas também possam ser utilizadas. A planta adulta rebrota novamente caso suas raízes não sejam removidas.

É possível realizar a colheita individual das folhas aproximadamente dois meses depois do plantio, estendendo-se por alguns meses. A regra é colher somente as folhas que estiverem bem desenvolvidas.

A planta ainda pode ser encontrada para comprar em feiras livres ou lojas especializadas na venda de produtos naturais.

Você já tinha ouvido falar da serralha e seus benefícios para a saúde? Já a experimentou em forma de chá ou de outras maneiras na cozinha? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

55 comentários em “Serralha – O que é, benefícios, como usar e plantar”

  1. Atenção a todos que possuem vitiligo . O tratamento para vitiligo é com vitamina D3 com acompanhamento de um médico especializado pelo Procedimento feito por Dr. Cícero Gali Coimbra de são Paulo . É só procurar no Google por : Médicos que são autorizados para utilizar o” PROTOCOLO” do dr. Cicero Coimbra . Vitiligo é uma doença auto-imuni . Este protocolo é para várias doenças auto-imuni.
    A serralha apenas ameniza , não cura .

    Responder
    • Depois de 30 anos com vitiligo, descobri uma coisa: cada pessoa responde a tipos diferentes de tratamento. Faço esse tratamento do Dr Coimbra há 2 anos, sem resposta. Vou começar agora a tomar Serralha e Mama cadela. Uma hora acho alguma coisa que de certo…

      Responder
    • Na pura realidade meus familiares por parte paterno tem vitiligo … na verdade meus 3 tios e meu pai .. digo -lhe começou aparecer umas manchas bca no meu corpo na perdi tempo comecei a fazer cha de serralha e tem dado muito resultado. . As manchas começaram a sumi e também uso na salada

      Responder
  2. A serralha nasce naturalmente em lugares bem completos de nutrientes naturais. Fica ótima em uma farofa de farinha de milho. Refogada com azeite e alho então!!!!! Se consumida nova, é quase sem aquele amargo característico. Mesmo mais velha, ou já produzindo flores, podemos lava-la por duas vezes. Uma de higienização e depois de picada, para tirar o leite que ela produz e que com certeza é o que amarga o sabor.
    Considero a Serralha uma planta parecida com a couve por conter muitos nutrientes para a saúde.

    Responder
  3. Em meio a tantas buscas pela cura do vitiligo vi um vídeo falando da possível pigmentação da pele com serralha batida no liquidificador em jejum .
    Comecei a minha busca pela cura tenho vitiligo facial comecei tem.2 dias encontrei no Mercadão de Madureira seja o que Deus quiser

    Responder
  4. eu tenho vitiligo , mas por conta do horario de trabalho não consigo toma de manhã então estou tomando anoite batida no liquidificador , vamos ver se dá resultado faz só uma semana que comesei.

    Responder
  5. A Serralha é muito difícil de ser encontrada hoje em dia nas áreas urbanas, mas ainda é possível encontrar em casas que possuem hortas familiares.
    Recentemente a médica receitou bater folhas novas da Serralha com sucos naturais como o de laranja, maracujá e limão para auxiliar na pigmentação da pele, no nosso caso para pessoas com início de vitiligo. Segundo pesquisas realizadas no tratamento de vitiligo a Serralha auxilia na pigmentação da pele.
    Como na salada algumas pessoas reclamam do sabor amargo, ela orienta a utilizar no suco.

    Responder
  6. Serralha me lembra infância, morávamos no sitio e eu ia na roça buscar para minha mãe fazer sopa de feijão com serralha picada, uma delícia…a cinco semanas atrás nasceu um pé no meu quintal (acredito que o vento trouxe a semente) agora ela começou a florir e eu vim na internet confirmar se é serralha mesmo, e para a minha sorte é! Vou esperar dar semente e semear na minha hortinha! Então vou “matar” a saudade de comer serralha.

    Responder
  7. Texto muito explicativo.Parabens.Sou farmacêutico e valorizo muito a fitoterapia na ajuda de nossa saúde.

    Responder
  8. Conheço essa planta desde criança. Minha avó e minha mãe faziam farofa . Era muito deliciosa.
    Hoje faço suco Detox e tomo sem coar

    Responder
  9. Olá pessoal! dependendo da região serralha e uma planta fácil de encontrar, eu sou de Guarulhos Sp e por aqui encontro nas ruas, praças, etc… em Minas Gerais também e bem comum, eu recebi o diagnostico de vitiligo há 2 anos e com medicamentos indicados por dermatologista com associação com serralha eu consegui mais de 50% do tom natural da minha pele.

    Responder
  10. Olá amigos; Eu sempre consumi serralha, sei da qualidade nutricional que está simples plplanta.

    Obs: Eu tomo o suco de serralha a cada dois dias .

    Responder
  11. Serralha onde moro é fácil de encontrar, principalmente em meios de cafezais ,uma delícia salada ou refogado

    Responder
  12. eu tenho no meu quintql. Já fiz refogada como couve .É um pouco amarga parecida com a catalonia. Como chá ajuda também na digestão, eu tb já fiz.

    Responder
  13. Tenho um pequeno terreno onde os pássaros trouxeram a semente da serralha e plantaram, graças a Deus. Eu já conhecia a planta, seu sabor e umas dicas das propriedades que possuía.
    Sou portadora da vitiligo e faço uso para esse fim. As manchas estão fechando, já quase não aparecem. Meus cotovelos e na parde de cima das mãos eram totalmente brancos e quase não estão mais desde que comecei a fazer uso da serralha. Eu já tinha ouvido falar sobre isso, o que me levou ao experimento. Recomendo aos que são portadores e desejam buscar cura.

    Responder
    • Oi Maria, você consome a serralha como?? Faz o suco com a raiz também?? Em jejum como diz no site cura pela natureza??

      Responder
    • Oi Maria como vc usa .eu vi na internet que bater a raiz no liquidificador e beber em jejum e bom
      eu estou dando para minha 6 anos ela tem vitiligo e uma senhora me disse que era bom bom então estou tentando…

      Responder
    • Amo serralha!
      Consumo desde criança e periodicamente sinto necessidade.
      Infelizmente não é muito fácil encontrar na minha região.

      Responder
  14. Serralha pra nós aqui em casa é como rúcula.
    Fica a dica. Serralha, palmito, tomate seco, tenperado com limão e alho.

    Responder
    • Oi Elizabeth, minha mãe leu que é bom pegar 1 ramo, lavá-lo bem, bater no liquidificador com 1/4 de um copo de água, coar e beber injejum.
      Tb tenho tenho vitiligo (o meu apareceu por causas emocionais há 6 meses) e tenho tomado todas as manhãs e já percebo uma melhora.
      É mais fácil encontrar em feiras orgânicas e é muito barata!
      Boa sorte!

      Responder
      • Boa noite Renato, gostaria de saber se foi fácil pra encontrar a serralha? Poisa onde eu moro não to encontrando. To desesperada já.

        Responder
        • Karlla, tenho encontrado em uma feira orgânica na Praça Afonso Pena (Rio de Janeiro) às quintas.
          Mas em alguns mercados vc pode encontrar tb.
          Boa sorte!

          Responder
        • karla é só plantar. serralha é erva daninha ela cresce fácil em vários tipos de solo, e ela cresce rápido, é facinha de cuidar.

          Responder
  15. Fiquei surpresa com tantas qualidades em micronutrientes da serralha. Quando encontro no meu terreno, consumo. Notei que meus cabelos, já branqueados, ficaram mais escuros, numa ocasião em que fiz uso contínuo por uns 8 meses. Senti-me mais disposta também. Não encontro para comprar onde resido.
    Adorei a reportagem.

    Responder
    • Oi Ana!! Achei interessante vc afirmar que seus cabelos retomaram a cor. Vc usou lavar os cabelos com o chá ou por bebê-lo?

      Responder
    • Olá adorei reportagem ,sou portadora vitiligo como devo usar a serralha??? Me ensinaram bater liqüidificador e tomar suco em jejum ou a noite na hora de dormir ????? E assim mesmo ? Correto ??? MT anciosa Deus abençoe eu encontre a cura.

      Responder
  16. Ótimo artigo, vai me ajudar a produzir um outro artigo sobre Pancs. Pena que não houve aqui comentários ou depoimentos de pessoas que já a utilizaram na alimentação. Acredito que a salvação das pessoas para fugirem da indústria dos alimentos industrializados estão nestas plantas. O que falta é divulgar mais e dar mais credibilidade mostrando de forma clara e fácil como usá-las.
    Muito obrigada pela publicação.
    Abraço
    Maria Luisa

    Responder
    • Olá Maria Luisa
      Não falta mais. Sempre consumi serralha quando criança, na forma de salada e refogada com tomatinhos cerejas e cebola. Fica uma delícia. Hoje em dia é mais difícil encontrar para consumo pois o uso indiscriminado de agrotóxico acaba inibindo o consumo visto que ela cresce abundantemente no meio da plantação de café. Embora alguns gostem apenas das folhas nas saladas, também costumamos comer os talinhos mais tenros. Já para fazer um refogado você pode cortar os talos também que ficam uma delícia. Ela é bem amarga para alguns, mas com arroz e feijão é deliciosa. No Paraná, onde nasci e moro atualmente, ela é bastante consumida pelas pessoas da área rural, pode ficar tranquila e aproveitar.

      Responder
      • Obrigada, Sandra e fico feliz em saber que muitos ainda usam e que tem muita gente interessada em usar como percebi nos posts aqui
        abraço

        Responder
          • Você pode encontrar em feiras livres,gosto muito de come-la refogada,no chá e faço até omeletes,é só picar algumas folhas e mistura-las nos ovos batidos como se fossem salsinha etc.Ela está acabando com minha anemia!

        • Oi tudo bem?
          A serrana aqui em minha casa está sendo utilizada a pouco tempo, e nesse pouco tempo já estou apaixonada por essa planta, meu filho do meio tem vitiligo, e eu descobrir que serralha ajuda no processo,eu encontrei na feira, bato todos os dias uma porção com um copo de água e meu filho toma em jejum, já estou notando melhora na pigmentação no corpo dele, fico muito feliz de meu depoimento poder ajudar alguém.

          Responder
    • Sempre utilizei,desde pequeno na roça e estou consumindo nesse momento. Brasileiros carecem de informações,poderiam se alimentar muito melhor por muito menos.

      Responder
    • moro no est.de sp,e no meu quintal ela e o CARURU são NATIVOS,comemos em saladas (as veses refogadas tb,mas tudo que vai no fogo ja perde propriedades )

      Responder