Suando demais na academia? O que seu corpo quer dizer

Especialista:
atualizado em 05/11/2020

Provavelmente você já ouviu que para obter resultados na academia é importante suar. Ou seja, quanto maior o esforço, melhor. 

No entanto, especialistas afirmam que esta suposição nem sempre é verdadeira. Muitas vezes, a quantidade de suor que você produz na academia pode até indicar algum problema.

Na verdade, existem várias razões para explicar por que você está suando tanto durante o exercício. Se você está suando mais do que o necessário, por exemplo, este pode ser um sinal para que você preste mais atenção no que seu corpo está querendo lhe dizer.

Suar é uma função essencial do corpo

Nossos corpos são formados por glândulas sudoríparas écrinas e apócrinas. As glândulas écrinas estão localizadas em todo o corpo, concentradas nas palmas das mãos e nas solas dos pés.

Quando a temperatura interna do corpo começa a subir, as glândulas écrinas liberam água na superfície da pele. Essa água, que é o suor, evapora. Consequentemente, a pele acaba se resfriando. O suor destas glândulas não possui cheiro, segundo os especialistas.

Já as glândulas apócrinas, por outro lado, estão localizadas principalmente em áreas como a região das axilas e virilha e tendem a produzir suor com cheiro.

Entenda os fatores que influenciam o suor na academia

Primeiramente, é preciso compreender que suar é parte essencial da nossa fisiologia. É suor que permite que nossa temperatura permaneça regulada.

Deste modo, existem muitos fatores que podem influenciar na quantidade de suor que você produz durante os exercícios. Entre eles, idade, sexo, composição corporal, condicionamento físico, genética e o ambiente.

Além disso, é claro, há a quantidade e a maneira como você se exercita. Por isso, a quantidade de suor varia de pessoa para pessoa.

Saiba o que pode estar causando suor excessivo

Apesar de ser completamente normal, o suor em excesso durante os exercícios pode ser incômodo.

O excesso de suor pode significar alguma condição mais grave. Em alguns casos, podem haver condições como a hiperidrose, uma produção excessiva de suor que ocorre devido ao aumento da estimulação do nervo simpático, independente do condicionamento ou do ambiente físico.

Algumas causas que levam a sudorose podem ser:

  • Ansiedade;
  • Síndrome carcinoide;
  • Determinados medicamentos e substâncias de abuso;
  • Distúrbios de controle de glicose;
  • Doença cardíaca;
  • Hipertireoidismo;
  • Doença pulmonar;
  • Menopausa.

Portanto, se você está suando muito, seja na academia ou fora dela, é importante procurar um médico.

Ambiente da academia também pode influenciar

Da mesma forma que outros fatores, o ambiente em que você se exercita também contribui para a quantidade de suor.

Sendo assim, você pode suar mais em uma aula de hot yoga do que em uma aula de kickboxing, por exemplo. Isso ocorre não devido à intensidade do treino, mas meramente por causa do ambiente que exige que seu corpo esfrie mais.

Em contrapartida, o seu suor também vai depender da quantidade de exercícios que você pratica.

Por isso, se você aumentou sua rotina e notou diferença, isso pode ser completamente normal. No entanto, caso haja algum outro sintoma, pode ser uma boa ideia procurar um médico.

Saiba como tratar o suor excessivo

Embora suar durante o treino possa ser incômodo, existem coisas que podem ajudar a amenizar a situação.

Você pode utilizar antitranspirantes receitados por um dermatologista, por exemplo. Ao mesmo tempo, roupas que absorvem o suor também podem ser uma ótima ideia.

suor

Além disso, é indicado evitar ambientes aquecidos para quem está sofrendo com o suor excessivo durante os treinos.

Da mesma forma, injeções de Botox podem ajudar a aliviar os sintomas.

Portanto, não se preocupe tanto da próxima vez que seu treino o deixar pingando. Apenas certifique-se de reservar um tempo para se refrescar e beber muita água!

E você, tem suado muito com os exercícios? Conte para a gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário