O vinagre de maçã é um ingrediente bastante usado em uma série de receitas, mas você sabia que muitas pessoas afirmam que o uso do vinagre pode ajudar a limpar o fígado?
O alimento é conhecido ainda por sua ação antioxidante e antimicrobiana, além de colaborar com a diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Por isso seu uso vem sendo testado para tratar outras doenças.
Assim, no decorrer do artigo vamos descobrir se o vinagre de maçã realmente limpa o fígado, além de conhecer os benefícios que os compostos presentes no vinagre podem trazer para a saúde e o bem estar.
Veja também: Vinagre de maçã no cabelo é bom mesmo?
A importância do fígado

O fígado é um órgão extremamente importante, e que atua em várias ações do corpo, como:
- Regulação do metabolismo de vários nutrientes, como proteínas, carboidratos e lipídios
- Síntese de proteínas e outras moléculas importantes
- Degradação de hormônios e substâncias tóxicas
- Armazenamento de substâncias como o glicogênio
- Produção e secreção da bile
- Eliminação de toxinas.
Por isso, doenças que atingem este órgão podem causar uma série de sintomas, que vão desde o cansaço e a retenção de líquidos até a icterícia (coloração amarelada da pele).
O vinagre de maçã limpa o fígado? Ou ele prejudica o órgão?
O vinagre de maçã possui ácido acético, ácido málico, ácido lático e ácido cítrico em sua composição, substâncias possuem propriedade antioxidante, ajudando assim a prevenir o estresse oxidativo causado pelo excesso de radicais livres.
Além disso, essas substâncias atuam diretamente no fígado, colaborando para melhorar a sua atividade e reduzir o acúmulo de gordura no órgão.
Estudos feitos em animais e publicados no periódico Pharmaceutical Biology em 2016 confirmaram essa propriedade, demonstrando que o vinagre de maçã ajuda a regular o metabolismo de lipídios e diminuir os danos no fígado causados por uma dieta rica em consumo de gorduras.
Entretanto, seu uso em excesso pode prejudicar o fígado, portanto consuma com moderação. Além disso, mais estudos são necessários para confirmar esse efeito positivo na limpeza do fígado em seres humanos.
Riscos de receitas e dietas para limpar o fígado
Vários sites vem divulgando, nos últimos anos, formas naturais e caseiras de limpar o fígado. Eles alegam que tais tratamentos ajudam a tratar problemas como:
- Esteatose hepática, também conhecida como gordura no fígado
- Pedras na vesícula
- Intoxicação por substâncias danosas
- Hepatites.
Entretanto, esses tratamentos caseiros podem contribuir para a piora desses problemas, principalmente quando são usados de forma exagerada.
Por isso, caso você tenha algum problema no fígado, procure um médico hepatologista e siga corretamente o tratamento por ele receitado.
Além disso, realizar um acompanhamento nutricional também ajuda no tratamento desses distúrbios, além de melhorar a saúde como um todo.
Benefícios do vinagre

O vinagre de maçã pode beneficiar a saúde de outras formas. Alguns desses benefícios são:
1. Efeito antimicrobiano
Esse é um dos benefícios mais conhecidos do vinagre, que pode ser usado na limpeza de superfícies e mesmo em gargarejos, para tratar infecções de garganta.
2. Efeito anti-inflamatório
Por ter propriedades antioxidantes, o vinagre ajuda a regular o funcionamento do sistema imune, contribuindo para o tratamento e a prevenção de inflamações.
3. Propriedades antidiabéticas
Alguns estudos com animais demonstraram que o vinagre de maçã pode contribuir para o tratamento da diabetes, através da melhora da sensibilidade à insulina e da redução da produção de glicose pelo fígado.
Mas esses efeitos ainda precisam ser melhor estudados, uma vez que as pesquisas atuais foram feitas apenas com animais de laboratório.
4. Protege contra doenças cardiovasculares
As propriedades antioxidante e anti-inflamatória do vinagre fazem com que ele tenha uma ação protetora para o coração e os vasos sanguíneos.
Assim, o consumo regular, mas em pequenas doses, do alimento pode contribuir para a prevenção de uma série de problemas cardiovasculares.
Cuidados com o vinagre de maçã
O vinagre de maçã é um produto muito utilizado no Brasil, principalmente na culinária. Mas, como vimos, ele pode trazer alguns benefícios para a saúde, desde que usado da forma correta.
Então, separamos algumas dicas para que você possa usar o produto sem causar problemas para a sua saúde:
- Não use o vinagre puro, pois ele pode causar irritação na pele e nas mucosas. Por isso, o ideal é diluí-lo em água, numa proporção de uma ou duas colheres de sopa de vinagre de maçã para cada copo de água
- Evite o contato do vinagre com os olhos e com a parte interna do nariz, pois pode causar irritação e dor
- Não utilize grandes quantidades do vinagre em receitas, pois a ingestão exagerada pode causar problemas gástricos e mesmo danificar o fígado.
Dicas e cuidados
A melhor forma de manter a saúde do fígado é adotar hábitos de vida saudáveis, como:
- Realizar atividades físicas regularmente
- Manter uma boa hidratação, bebendo cerca de dois litros de água por dia
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
- Evitar o uso de cigarro
- Ter uma alimentação saudável e balanceada
- Realizar check-up médico uma vez ao ano, para realizar exames de rotina e diagnosticar qualquer desequilíbrio no organismo ainda no início.
Fontes e referências adicionais
- Hepatoprotective and antidiabetic effects of apple cider vinegar (A Prophetic Medicine Remedy) on the liver of male rats, The Egyptian Journal of Hospital Medicine (Jan. 2016) Vol. 62, Page 95 – 104
- Importância da Saúde do Fígado, Clínica Hepatogastro
- Safety and side effects of apple vinegar intake and its effect on metabolic parameters and body weight: a systematic review, European Journal of Nutrition 59(4), DOI:10.1007/s00394-020-02214-3
Fontes e referências adicionais
- Hepatoprotective and antidiabetic effects of apple cider vinegar (A Prophetic Medicine Remedy) on the liver of male rats, The Egyptian Journal of Hospital Medicine (Jan. 2016) Vol. 62, Page 95 – 104
- Importância da Saúde do Fígado, Clínica Hepatogastro
- Safety and side effects of apple vinegar intake and its effect on metabolic parameters and body weight: a systematic review, European Journal of Nutrition 59(4), DOI:10.1007/s00394-020-02214-3









