Vitamina de Banana Engorda? Benefícios e Dicas

Se há algo em comum entre a dieta das pessoas que precisam engordar e das pessoas que necessitam emagrecer é o fato de ambos os processos terem que acontecer de maneira saudável, de modo que cada um forneça os nutrientes que o organismo requer para funcionar corretamente.

E por incrível que pareça, elas podem trazer os mesmos ingredientes em suas refeições, porém com diferenças em relação aos tamanhos das porções, às maneiras de consumo e preparo e aos acompanhamentos.

Tomemos como exemplo a banana. A fruta é considerada um alimento saudável e serve como fonte de nutrientes como carboidratos, proteínas, fibras, cálcio, fósforo, manganês, magnésio, ferro, potássio, cobre zinco, vitamina B6 e vitamina C.

Ela pode ser encontrada tanto em dietas para engordar quanto em programas para emagrecer. Mas será que isso acontece em relação a todas as receitas que levam a banana? Por exemplo, será que a vitamina de banana engorda?

Vamos conhecer melhor essa receita e ver como ela pode afetar a forma física.

A vitamina de banana engorda?

É importante saber que a resposta para essa pergunta está atrelada aos ingredientes que a receita leva. Existem diferentes versões de modo de preparo da vitamina de banana, que afetam o peso corporal de diferentes maneiras.

Portanto, para não gerar confusão vamos adotar uma versão da bebida para entendermos se a vitamina de banana engorda. Pois bem, a receita que escolhemos leva duas bananas médias, 200 ml de leite semidesnatado e 2 colheres de sopa de mel.

Essa receita rende um total de quatro porções. O valor calórico da jarra inteira da vitamina é de 416 calorias, no entanto, cada copo possui 104 calorias. Mesmo se considerarmos uma porção duas vezes maior, ou seja, em vez de 4 porções, a receita rende apenas 2. Ainda assim, 208 calorias não é uma quantidade que por si só vai ser a culpada por fazer alguém engordar.

A quantidade não é pequena, mas também não é tão exagerada assim, não é mesmo? Se a pessoa utilizar a bebida em uma refeição controlada e saudável, não é de se esperar que ela traga grandes problemas ao peso.

Por exemplo, ela pode tomar a vitamina de banana e comer metade de uma maçã pequena no lanche da tarde ou utilizar a bebida no café da manhã, acompanhada de uma fatia de pão integral com um pouco de queijo magro.

Já se o intuito da pessoa for engordar, o que ela pode fazer é tomar duas porções da vitamina de banana ou acompanhar a bebida outros alimentos que estimulem o aumento de peso como abacate ou duas fatias de pão com requeijão.

As fibras 

As fibras são um nutriente importante para o sistema digestivo e também para quem deseja emagrecer, pois contribui com a promoção de saciedade ao organismo. Com o corpo saciado, fica bem mais fácil controlar o apetite e, consequentemente, a ingestão de calorias.

Duas bananas médias trazem um total de 6,2 g de fibras. Assim, a nossa estimativa é que cada uma das quatro porções da vitamina de banana traga 1,55 g de fibras. A quantidade não é lá muito alta, mas pode contribuir com uma dieta equilibrada, que já contemple outras fontes de fibras nas refeições.

E a vitamina de banana com aveia? Será que ela engorda? 

Agora que já vimos se a vitamina de banan engorda, vamos dar uma olhada em uma segunda versão da bebida, em uma receita que além das bananas, do mel e do leite, também traz também duas colheres de sopa de aveia em flocos.

Ao somarmos o teor calórico da aveia, temos uma receita total de vitamina com 520 calorias. Com isso, calculamos que cada uma das quatro porções da bebida irá apresentar 130 calorias, ou 260 se for uma porção dupla. O número aumenta, mas ainda não é tão exorbitante, não é mesmo?

Assim, a bebida pode aparecer tanto na dieta para engordar como para emagrecer, desde que seja utilizada do modo mais apropriado para cada objetivo como demonstramos no tópico da primeira receita de vitamina de banana.

Basta tomar uma porção da vitamina de banana com aveia adequada ao objetivo que se tem e combinar com os alimentos apropriados para cada meta.

Para quem deseja emagrecer, uma vantagem especial da aveia é que ela aumenta o teor de fibras encontrados na bebida. Com as duas colheres de sopa, o valor total da jarra sobe de 6,2 g para 9,1 g. Ou seja, cada porção da vitamina fica com aproximadamente 2,3 g de fibras.

Como vimos, o nutriente promove a saciedade ao corpo humano. Uma das fibras encontradas na aveia, chamada de betaglucano, é conhecida por trazer ainda um aumento na sensação de saciedade.

Com isso, temos um “up” no potencial de saciedade que a bebida traz e uma ajuda ainda maior para controlar o apetite e o consumo calórico ao longo do dia.

Vitamina de banana para engordar

Geralmente, as vitaminas de banana com o objetivo de aumento de peso corporal têm outros ingredientes visando aumentar a quantidade de calorias e proteínas. Ingredientes comuns são aveia, mel, whey protein, granola e outras frutas em conjunto com leite.

Vitamina de banana para emagrecer 

Geralmente, as vitaminas de banana com o objetivo de emagrecer usam leite desnatado, apenas uma banana, aveia e algum outro ingredientes para saciedade como chia ou farinha de linhaça, que também são ricos em ômega-3.

A presença de uma proteína em pó como albumina ou whey protein é possível também, especialmente se a vitamina for para tomar antes ou depois da musculação ou exercício físico em geral. O objetivo é dar saciedade e elementos para a construção muscular.

Outros benefícios da bebida 

Agora que sabemos que a vitamina de banana engorda se o seu objetivo for esse, assim como pode ajudar a emagrecer, nós vamos conhecer outros benefícios que a bebida pode trazer. Para entender isso melhor, vamos separar cada ingrediente para apresentar algumas das vantagens que eles podem trazer.

– Banana 

  • Melhoria da digestão, graças ao seu teor de fibras;
  • É fonte de potássio, um mineral que é fundamental para o controle da pressão arterial e importante para a saúde dos rins;
  • Fornece antioxidantes ao organismo, que ajudam no combate aos radicais livres causadores de doenças como o câncer e promotores do envelhecimento precoce;
  • Serve como fonte de combustível para antes, durante e depois da prática de exercícios físicos de resistência.

– Leite semidesnatado

  • É fonte de proteínas – são 6,4 g encontradas em cada porção de 200 ml. O nutriente é importante para a formação dos músculos, cabelos e pele e para a contração muscular, auxilia o sistema imunológico e evita alterações hormonais;
  • Também fornece o cálcio, um mineral necessário para o desenvolvimento e a manutenção de ossos e dentes saudáveis;
  • O leite também é fonte de potássio, que beneficia o controle da pressão arterial;
  • Uma pesquisa publicada no jornal Arthritis Care & Research (Cuidado e Pesquisa sobre Artrite, tradução livre), que é do Instituto Americano de Reumatologia, indicou que o consumo diário de leite foi associado a uma diminuição na progressão da osteoartrite. A condição atinge as articulações e caracteriza-se pela degeneração das cartilagens e alteração de suas estruturas ósseas vizinhas.

– Mel

  • Também é fonte de antioxidantes e, portanto, contribui com o combate aos radicais livres;
  • É dotado de propriedades antibacterianas, conforme explicou o diretor da Unidade de Pesquisa do Mel da Universidade de Waikato na Nova Zelândia, Peter Molan;
  • Alivia tosses – um estudo realizado com 110 crianças mostrou que o mel de trigo sarraceno ajudou a amenizar as tosses noturnas e a melhorar a qualidade do sono;
  • É probiótico, ou seja, ajuda com bactérias benéficas que melhoram a saúde do intestino e facilitam a absorção de nutrientes;
  • Saúde da pele: por conta de seus efeitos antibacterianos, o mel pode aparecer em máscaras de beleza e ajudar a hidratar e nutrir a pele.

Confira todos os benefícios do mel para a saúde e boa forma aqui.

– Aveia

  • Não tem glúten – pode ser consumido por pessoas que têm condições de saúde que impedem a ingestão da substância ou que optaram por excluí-la de sua dieta;
  • Fonte de vitaminas e minerais como manganês, fósforo, magnésio, cobre, ferro, zinco e vitaminas do complexo B;
  • Também serve como fonte de antioxidantes;
  • O beta-glucano encontrado na aveia ajuda a diminuir os níveis totais de colesterol assim como as taxas do colesterol ruim (LDL). A fibra ainda está associada à redução dos níveis de glicose no sangue e ao crescimento das bactérias benéficas no trato digestivo;
  • Atribui-se ao farelo de aveia o efeito de amenizar a prisão de ventre em pessoas idosas.

Confira todos os benefícios da aveia para a saúde e boa forma aqui.

Considerações finais

No final das contas, o que determina se a vitamina de banana engorda ou emagrece não é o fato isolado de consumi-la. O que faz a diferença é como ela é consumida.

Como vimos aqui, ela pode funcionar em ambas as dietas, desde que sejam feitas mudanças em relação ao tamanho da porção e aos alimentos que acompanham a bebida nas refeições. Além disso, seja o seu objetivo engordar, seja ele emagrecer, é importante saber que a diferença crucial não será feita pela vitamina em si.

O que gerará as mudanças necessárias para atingir o peso ideal e saudável é uma mudança completa na alimentação e no estilo de vida. Portanto, se você sabe que precisa engordar ou emagrecer, aconselhamos que procure um bom nutricionista. Ele poderá te ajudar a encontrar o programa alimentar ideal para o seu caso e te ensinar as melhores formas de utilizar a vitamina de banana.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Para você, a vitamina de banana engorda ou emagrece? Para que propósito você toma essa bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (30 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...

8 comentários em “Vitamina de Banana Engorda? Benefícios e Dicas”

  1. – Dizem que é muito bom Vitamina de Banana com beterraba para saúde mas queria saber se é verdade que essa vitamina engorda , queria muito engordar ! Alguém poderia me ajuda seria muito grata !❤

  2. Meu propósito e emagrecer tomo um copo de 200 ml de leite desnatado com uma banana nanica batido as vezes no desjejum. …esta correto?

  3. Faço minha vitamina 300 ml, com 1 banana prata,chia,farinha de linhaça dourada,aveia,leite desnatado,mix de granola,mel e pasta de amendoim(quantidade de cada item e de 1/4 de uma colher pra café. Tomo todos os dias no lanche as 15:30 pra me ajudar a emagrecer,será quantas calorias da tudo isso.será se esta correto

Deixe um comentário