Vitamina de banana engorda? Benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 27/04/2022

A vitamina de banana é uma receita prática, gostosa e especialmente nutritiva. Entretanto, sempre há uma dúvida com relação a ela engordar ou não.

A fruta é considerada um alimento saudável e uma ótima fonte de nutrientes como carboidratos, proteínas, fibras, vitamina do complexo B e vitaminas A e C e minerais, como, cálcio, fósforo, manganês, magnésio, ferro, potássio, cobre e zinco.

  Continua Depois da Publicidade  

De fato, a banana é uma fruta versátil e pode ser incluída nas dietas focados no emagrecimento ou no ganho de peso.

Isso porque se há algo em comum entre o programa alimentar das pessoas que precisam engordar e das que necessitam emagrecer é o fato de que ambos os processos precisam acontecer de maneira saudável, de modo que cada um forneça ao organismo os nutrientes necessários para o seu correto funcionamento.

Portanto, as bananas oferecem diversos benefícios à saúde quando consumidas regularmente e com moderação. Mas será que isso acontece em relação a todas as receitas que levam a banana?

Por exemplo, será que a vitamina de banana engorda? Confira abaixo algumas dicas dessa bebida e veja como ela pode afetar a sua forma física.

A vitamina de banana engorda?

A vitamina de banana por si só não é capaz de gerar um aumento significativo do peso. No entanto, existem diversas receitas de vitamina de banana, que podem afetar o peso corporal de diferentes formas.  

  Continua Depois da Publicidade  

Uma receita simples de vitamina de banana, contendo duas bananas médias, 200 ml de leite semidesnatado e 2 colheres de sopa de mel rende um total de quatro porções pequenas de 100 ml. O valor calórico da jarra inteira dessa vitamina é de 416 calorias, no entanto, cada copo (100 ml) possui 104 calorias.

Mesmo se considerarmos uma porção duas vezes maior, ou seja, em vez de 4 porções, a receita rende apenas 2. Ainda assim, 208 calorias não é uma quantidade expressiva e não será responsável pelo aumento de peso.

Percebe-se, portanto, que a vitamina de banana represente uma pequena parcela do seu consumo calórico diário. Aprenda 10 receitas de vitamina de banana para emagrecer e tenha ainda mais resultados.

Porém, se o objetivo da pessoa for ganhar peso ou aumentar a massa muscular, é possível aumentar o valor calórico da bebida, adicionando outras frutas (morango, maçã, abacate, etc.), mel, sementes e grãos (chia, aveia, granola, sementes de linhaça, girassol e abóbora) e suplementos (whey protein , BCAA, creatina).

As fibras 

As fibras são um nutriente importante para o sistema digestivo e também para quem deseja emagrecer, pois contribui com a promoção da saciedade ao organismo. Com o corpo saciado, fica bem mais fácil controlar o apetite e, consequentemente, a ingestão de calorias.

Duas bananas médias trazem um total de 6,2 g de fibras. Assim, estima-se que cada uma das quatro porções da vitamina de banana traga 1,55 g de fibras. A quantidade não é muito alta, mas pode contribuir com uma dieta equilibrada, se adicionada a outras fontes de fibras nas refeições.

  Continua Depois da Publicidade  

vitamina ou smoothie de banana

E a vitamina de banana com aveia? Será que ela engorda? 

Ao adicionar na receita acima, duas colheres de sopa de aveia em flocos, o valor calórico total da bebida atinge 520 calorias. Com isso, cada uma das quatro porções da bebida irá apresentar 130 calorias, ou 260 se for uma porção dupla. O número aumenta, mas ainda assim não se trata de um valor exorbitante.

Assim, a bebida pode aparecer tanto na dieta para engordar como para emagrecer, desde que seja utilizada do modo mais apropriado, combinando com os alimentos e as quantidades deles de forma adequada para cada objetivo.

Para quem deseja emagrecer, uma vantagem especial da aveia é que ela aumenta o teor de fibras encontradas na bebida. Com as duas colheres de sopa, o valor total de fibras presentes na jarra da bebida sobe de 6,2 g para 9,1 g. Ou seja, cada porção da vitamina fica com aproximadamente 2,3 g de fibras.

Uma das fibras encontradas na aveia é chamada de beta-glucana, uma fibra solúvel que, além de proporcionar a saciedade, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e promover a boa saúde cardiovascular, além de favorecer o funcionamento intestinal adequado.

Vitamina de banana para emagrecer 

Se o intuito for emagrecer, é indicado preparar essa vitamina com apenas uma banana, leite desnatado, aveia e algum outro ingredientes para saciedade como chia ou farinha de linhaça, que também são ricos em ômega 3.

Também é possível adicionar uma proteína em pó como a albumina ou whey protein, especialmente se a vitamina for consumida antes ou depois da musculação ou a prática de exercícios físicos em geral. O objetivo é promover a sensação de saciedade e elementos para a construção muscular.

  Continua Depois da Publicidade  

Outros benefícios da bebida 

vitamina de banana

Agora que já ficou claro que a vitamina de banana pode ser aliada tanto nos processos de emagrecimento quanto nos processos de aumento de peso, é válido conhecer outros benefícios que a bebida pode trazer à saúde.

Para entender isso melhor, é importante analisar cada ingrediente da vitamina para descobrir algumas das vantagens que eles podem oferecer ao organismo.

Benefícios da banana 

  • Melhoria da digestão, graças ao seu teor de fibras
  • É fonte de potássio, um mineral que é fundamental para o controle da pressão arterial e importante para a saúde dos rins, além de combater cãibras
  • Fornece antioxidantes ao organismo, que ajudam no combate aos radicais livres causadores de diversas doenças e que contribuem para o envelhecimento precoce
  • Serve como fonte de combustível para antes, durante e depois da prática de exercícios físicos.

Descubra todas as propriedades e benefícios da banana.

Benefícios do leite semidesnatado

  • É fonte de proteínas, são encontradas 6,4 g em cada porção de 200 ml. O nutriente é importante para a formação dos músculos, cabelos e pele e para a contração muscular, auxilia o sistema imunológico e evita alterações hormonais
  • Também fornece o cálcio, um mineral necessário para o desenvolvimento e a manutenção de ossos e dentes saudáveis
  • O leite também é fonte de potássio, que beneficia o controle da pressão arterial
  • Uma pesquisa publicada no jornal Arthritis Care & Research (Cuidado e Pesquisa sobre Artrite – tradução livre), que é do Instituto Americano de Reumatologia, indicou que o consumo diário de leite foi associado a uma diminuição na progressão da osteoartrite. A condição atinge as articulações e caracteriza-se pela degeneração das cartilagens e alteração de suas estruturas ósseas próximas.

Confira todos os benefícios do leite.

Benefícios do mel

  • Também é fonte de antioxidantes e, portanto, contribui com o combate aos radicais livres;
  • É dotado de propriedades antibacterianas, conforme artigo publicado pela Unidade de Pesquisa do Mel da Universidade de Waikato na Nova Zelândia
  • Alivia as tosses. Um estudo realizado com 110 crianças mostrou que o mel (neste caso foi usado o de trigo sarraceno) ajudou a amenizar as tosses noturnas e na melhoria da qualidade do sono
  • É probiótico, ou seja, ajuda com bactérias benéficas que melhoram a flora intestinal, a saúde do intestino e facilitam a absorção de nutrientes
  • Contribui para a saúde da pele, por conta de seus efeitos antibacterianos. O mel pode aparecer em máscaras de beleza e pode ajudar a hidratar e nutrir a pele.

Confira todos os benefícios do mel para a saúde e boa forma.

Benefícios da aveia

  • Não tem glúten
  • Fonte de vitaminas e minerais como manganês, fósforo, magnésio, cobre, ferro, zinco e vitaminas do complexo B
  • Também serve como fonte de antioxidantes
  • O beta-glucano encontrado na aveia ajuda a diminuir os níveis totais de colesterol, assim como as taxas do colesterol ruim (LDL). A fibra ainda está associada à redução dos níveis de glicose no sangue e ao crescimento das bactérias benéficas no trato digestivo
  • Atribui-se ao farelo de aveia o efeito de amenizar a prisão de ventre em pessoas idosas.

Confira todos os benefícios da aveia para a saúde e boa forma.

Vídeo: Banana engorda ou emagrece?

Assista ao vídeo abaixo que trata da banana, seus benefícios, e se a mesma engorda ou emagrece:

Vídeo: Benefícios da banana

Para você, a vitamina de banana engorda ou emagrece? Para que propósito você toma essa bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (38 votos, média 4,34)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

12 comentários em “Vitamina de banana engorda? Benefícios e dicas”

  1. Tomo vitamina de banana todos os dias a noite, no lugar do jantar, para me ajudar a emagrecer.
    200 ml de leite de soja, 1 banana, 1 colher de sopa de aveia em flocos, 1 colher de sopa de de chia, meia colher de sopa de canela em pó e meia maçã. Isso está correto?

    Responder
  2. Eu faço vitamina de banana prata, com 1 copo de 300 ml de leite desnatado, com uma colher de sopa de aveia em flocos, um pouco de chia, e linhaça. Obs: não ponho açucar.

    Responder
  3. – Dizem que é muito bom Vitamina de Banana com beterraba para saúde mas queria saber se é verdade que essa vitamina engorda , queria muito engordar ! Alguém poderia me ajuda seria muito grata !❤

    Responder
  4. Meu propósito e emagrecer tomo um copo de 200 ml de leite desnatado com uma banana nanica batido as vezes no desjejum. …esta correto?

    Responder
  5. Faço minha vitamina 300 ml, com 1 banana prata,chia,farinha de linhaça dourada,aveia,leite desnatado,mix de granola,mel e pasta de amendoim(quantidade de cada item e de 1/4 de uma colher pra café. Tomo todos os dias no lanche as 15:30 pra me ajudar a emagrecer,será quantas calorias da tudo isso.será se esta correto

    Responder