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Beber água de noite

Beber Água Antes de Dormir Faz Bem?

Você provavelmente já deve estar cansado de saber que deve beber vários copos de água durante todo o dia e que o líquido é importante demais para a saúde do seu organismo, não é mesmo?

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E sabe por que a água é tão fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo? O corpo é composto por aproximadamente 80% de água e não podemos aguentar mais do que três dias sem ela.

A água é essencial para a digestão, a absorção de nutrientes, reações químicas, o transporte e a metabolização de proteínas e carboidratos, a eliminação de toxinas, o transporte de resíduos para fora do corpo e o controle do apetite.

Além disso, o nosso organismo também necessita do líquido para a regulação da temperatura corporal, a proteção do sistema nervoso, o amortecimento das articulações e a manutenção da umidade da pele.

A falta de água é responsável pela fadiga ao longo do dia e uma queda de somente 2% na água corporal pode desencadear problemas como confusão na memória de curto prazo e dificuldade com a matemática básica e para focar na tela do computador ou em uma página impressa.

Mas será que beber água antes de dormir faz bem?

Ok, com todas essas informações, deu para reafirmar como a gente realmente necessita consumir a água constantemente. Mas e quanto ao hábito de beber água antes de dormir? Será que isso é bom para a saúde do nosso organismo?

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Uma das vantagens de beber água de antes de dormir é que isso ajuda o corpo a repor os fluidos que ele naturalmente perde por conta das atividades executadas no dia a dia.

Como durante a noite de sono o corpo não trabalha tanto quanto durante o dia, não existe a necessidade de eliminar tantos fluidos, e quando o organismo recebe água antes do descanso, o que ocorre é apenas a reposição dos níveis necessários de água.

Conforme artigo do doutor em quiroprática Michael Kessler, que também é especialista em remédios alternativos, no Doctors Health Press, beber um copo de água gelada antes de ir dormir pode ajudar na queima de calorias e, consequentemente, beneficiar a perda de peso.

Segundo Kessler, quando uma pessoa ingere a água gelada, o corpo precisa trabalhar com mais esforço para se aquecer, o que resulta em um aumento do ritmo pelo qual o metabolismo queima as calorias.

De acordo com Kessler, ao beber água antes de dormir, o organismo vai trabalhar ainda mais pesado para se aquecer e como durante a noite de sono a pessoa não consome calorias, o corpo gastará um adicional de calorias. Vale lembrar que quando alguém dorme, o seu corpo continua a gastar energia, tendo em vista que não deixa de funcionar – se isso acontecesse, a pessoa morreria.

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Por outro lado, um artigo publicado no site da Universidade de Washington alertou que o copo de água gelada gasta somente em torno de oito calorias a mais do que o copo de água em temperatura normal, o que não é uma quantidade tão alta, e considera um mito que a ingestão de água gelada pode ajudar a emagrecer.

Adotar a tática de beber vários copos de água gelada antes de dormir para queimar mais calorias provavelmente fará com que a pessoa acorde algumas vezes durante a noite para ir ao banheiro, o que é algo indesejável.

Outro ponto positivo apontado por alguns especialistas é que beber água antes de dormir ajuda a equilibrar os hormônios, os níveis de energia, os músculos e as articulações, o que auxilia a relaxar.

Em seu artigo, Kessler também afirmou que isso é importante para despertar completamente descansado pela manhã, porque enquanto a pessoa dormia, os nutrientes da água tiveram mais tempo para atingir todo o corpo e repor o que foi perdido ao longo do dia que passou.

A água é um purificador natural para o organismo, que atrai diversas toxinas durante o dia, oriundas de alimentos e do meio ambiente, por exemplo. Alguns profissionais defendem que beber água antes de dormir fornece ao corpo o suprimento e o tempo necessários para limpar o organismo dessas toxinas indesejadas.

Conforme o que falou Kessler, o resultado disso é que a pele, o trato digestivo e os músculos são beneficiados e a pessoa acorda sentindo-se mais energizada. Para ele, limpar as toxinas do organismo constantemente mantém o corpo funcional e saudável.

Por outro lado

Muitos especialistas defendem que beber água antes de dormir não é exatamente uma boa ideia. Uma pessoa que se hidratou bem durante o dia não teria nenhuma necessidade ou benefício extra em beber água antes de dormir. Muitos recomendam inclusive que não se deve beber muita água nas últimas 2 horas antes de dormir.

E por que eles afirmam isso? A nutricionista Erin Palinski-Wade esclareceu que o hábito pode não ser tão bom porque, caso a pessoa consuma muita água antes de deitar, pode acabar acordando diversas vezes durante a noite para urinar, como citamos acima. Isso vai atrapalhar o descanso e ainda pode afetar a regulação hormonal.

O doutor em quiroprática Michael Kessler também escreveu em seu artigo que beber água antes de dormir realmente pode interromper o sono. Por conta disso, ele deixou algumas dicas de precaução para evitar o problema: tentar tomar o último copo de água com algum tempo de antecedência e tentar ir ao banheiro para urinar antes deitar.

Além disso, segundo a nutricionista Jill Corleone, não é necessário beber água antes de dormir a não ser que a pessoa esteja com sede ou não tenha consumido uma quantidade suficiente do líquido para atender às necessidades de fluidos por parte do corpo.

Caso você sofra com algum tipo de problema associado à incontinência urinária, converse com o seu médico a respeito de como deve funcionar o seu consumo de água antes de deitar.

Kessler alertou também em sua publicação que pessoas com problemas nos rins não devem beber água antes de dormir. De acordo com ele, a elevação do fluxo de água pode colocar uma pressão extra nos rins, que já estará enfraquecido, fazendo com que ele não consiga eliminar adequadamente os fluidos do corpo.

Em todo caso, se você tiver um desses problemas, também converse com o seu médico para saber como deve ser o seu consumo de água durante a noite.

Conforme o artigo da Universidade de Washington, do professor da Escola de Saúde Pública da instituição, Dr. Michael Rosenfeld, beber água antes de dormir pode estar associado ao aumento do risco de ter um ataque no coração ou acidente vascular cerebral (AVC) caso a pessoa tenha que acordar no meio da noite para usar o banheiro porque o ciclo do sono é interrompido.

No entanto, de acordo com a explicação do mesmo, a associação não é tão direta assim e funciona mais como uma espécie de reação em cadeia – o que acontece é que a interrupção do sono está ligada à elevação nos níveis de estresse, ao aumento do apetite e do desejo por alimentos ricos em açúcar e gorduras, fatores que não são bons para a saúde do coração e a prevenção do AVC.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

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Você tem esse costume de beber água antes de dormir? Acredita que isso faz bem ou mal para o seu organismo? Comente abaixo!

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