Benefícios do chá de hibisco – Como preparar e cuidados

atualizado em

O chá de hibisco, bebida preparada com as flores secas de uma flor conhecida como Hibiscus sabdariffa, tem propriedades antioxidantes, ação diurética, age reduzindo a também para baixar a pressão arterial, além de ser um grande aliado da perda de peso.

Os benefícios do chá de hibisco são muitos, e seu uso para melhorias da saúde, tanto física quanto mental, vem desde a antiguidade.

Entretanto, cabe lembrar que o hibisco usado nos chás não é daquele tipo encontrado habitualmente em jardins.

Para conhecer todos os benefícios do chá de hibisco, assista ao vídeo abaixo ou continue a leitura.

Mas quais são os benefícios do chá de hibisco?

Os benefícios são vários, e ao longo do texto vamos abordar cada um deles.

  Continua Depois da Publicidade  

Pode ajudar na perda de peso

Um estudo da Universidade Federal de Lavras demonstrou que substâncias presentes no chá de hibisco podem diminuir a absorção e acúmulo de gordura, e esse efeito pode ajudar na perda de peso. Mas apesar de esse efeito ainda precisar de confirmação de estudos maiores, já é uma boa notícia para quem quer perder peso.

Mas é importante ter em mente que o chá de hibisco sozinho não vai eliminar a gordura corporal. Para isso, é preciso associar o consumo do chá com hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios.

Ajuda a reduzir os níveis de colesterol

Alguns estudos feitos pela Universidade Chung Shan Medical em Taiwan mostraram que o chá de hibisco pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Isso ocorreria pela ação das substâncias antioxidantes presentes no chá.

Esse efeito também reduziria a formação de placas de gordura dentro das artérias, diminuindo assim o risco de problemas cardíacos.

  Continua Depois da Publicidade  

Ajuda na prevenção do diabetes e da síndrome metabólica

Além de agir no controle do colesterol, alguns estudos mostram que o chá pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, que são normalmente mais altos em quem tem diabetes. Sabe-se que controlar os níveis de glicose é outra maneira de evitar a síndrome metabólica.

Entretanto, a Sociedade Brasileira de Diabetes não recomenda a substituição dos medicamentos usados no tratamento do diabetes por chás ou outros produtos naturais, pois os estudos ainda não são conclusivos.

flor de hibisco - hibiscus sabdariffa
Flor de Hibiscus sabdariffa

É diurético e ajuda a reduzir a pressão arterial

Estudos mostram que o chá de hibisco favorece a redução da pressão arterial, principalmente por seu efeito diurético. Entretanto, seu efeito é menor do que aquele apresentado por medicamentos, sendo indicado apenas como um auxílio no tratamento.

Além disso, o efeito diurético do chá de hibisco pode ajudar pessoas que apresentam certo grau de retenção de líquidos, como aqueles relacionados ao ciclo menstrual.

Melhora o funcionamento do intestinal

O chá de hibisco possui efeito prebiótico, ou seja, ele mantém a flora intestinal saudável e melhora inflamações no intestino. Esse efeito anti-inflamatório pode ajudar no tratamento de estados inflamatórios causados pela má alimentação e obesidade, e mesmo em doenças intestinais.

  Continua Depois da Publicidade  

Os estudos foram feitos em animais, mas supõe-se que os efeitos sejam os mesmos em humanos. Entretanto, mais pesquisas são necessárias para se chegar a essa conclusão.

É rico em antioxidantes

O chá de hibisco serve não apenas para reduzir as medidas, mas também para manter a saúde. Os antioxidantes das flores de hibisco têm um papel importante na redução dos danos às células causadas pelos radicais livres.

Assim como outros alimentos ricos em antioxidantes, o hibisco pode prevenir o crescimento de células cancerígenas através de uma redução na quantidade de radicais livres no corpo.

Outro efeito dos antioxidantes é o fortalecimento do sistema imunológico.

Existe alguma contraindicação ou efeito colateral?

Como reduz a pressão arterial, o chá de hibisco deve ser evitado por pessoas com pressão naturalmente baixa. Além disso, o chá também é contraindicado para mulheres que estejam grávidas ou amamentando, pelo risco de que as substâncias presentes no chá passem para o bebê.

  Continua Depois da Publicidade  

Apesar dos vários benefícios, o chá de hibisco pode causar alguns efeitos indesejáveis, principalmente quando consumido em excesso. O principal risco está relacionado ao fígado, já que o chá de hibisco em excesso pode causar danos hepáticos.

O hibisco pode também causar uma descompensação de quadros de diabetes, levando a uma diminuição excessiva da concentração de açúcar no sangue. Isso acontece porque ele pode potencializar os efeitos dos medicamentos que a pessoa normalmente usa no tratamento.

Por isso, o consumo do chá de hibisco não deve passar de duas xícaras por dia, e é importante sempre informar ao médico sobre os chás que esteja usando.

Saiba mais sobre os efeitos colaterais do chá de hibisco e tome os devidos cuidados em relação à bebida.

Como preparar o chá de hibisco

chá de hibisco
  1. Aqueça 200 ml de água e desligue o fogo assim que começar a ferver;
  2. Em seguida acrescente 1 colher chá das flores secas de hibisco, ou um sachê;
  3. Cubra a caneca ou xícara e aguarde cerca de cinco minutos;
  4. Por fim, o chá pode ser servido quente ou gelado.

Se quiser aumentar o efeito termogênico do chá de hibisco, acrescente gengibre ou canela à bebida já pronta, e para usufruir mais dos benefícios, o ideal é tomá-lo sem açúcar ou adoçantes.

Lembrando que todo exagero pode fazer mal, é importante não tomar mais do que duas xícaras do chá de hibisco por dia

Onde encontrar

O chá de hibisco pode ser facilmente encontrado tanto a granel como em sachês, das mais diversas marcas, em casas de produtos naturais e até mesmo supermercados.

Vídeos relacionados:

Confira mais informações sobre os benefícios e formas de consumir o chá de hibisco nos vídeos do nosso canal. Aproveite também para se inscrever com um rápido clique no botão a seguir!

Fontes e referências adicionais

Você já imaginava que o chá de hibisco poderia trazer todos esses benefícios à saúde e boa forma? Já tem o hábito de consumi-lo com frequência? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

86 comentários em “Benefícios do chá de hibisco – Como preparar e cuidados”

  1. Ola bom dia, eu n tomo pilula mas pus o implante no braço. Podem me dizer se o chá corta o efeito?? E quando devo tomar o chá, antes ou depois das refeições? ?

    Responder
  2. Cha de hibisco é ótimo tomo de manha vc pode tb colocar pedaços de abacaxi maçã pera q fica uma delicia agora eu tomo um copo todos os dias cortei o açúcar e farinha branca estou indo no endocrinologista e nutrulogo acabou a diabetes colesterol mas eu comprei o hibisco por quilo e da para mais de meses mas tem q cortar o açúcar e refrigerantes e adoçantes emagreci 40 silos na boa sem ficar pelanca

    Responder