Bertalha

10 Benefícios da Bertalha – Para Que Serve e Propriedades

Acredita-se que a bertalha, uma hortaliça da família Basalácea, seja originária provavelmente da Índia. Ela é consumida nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, além de ser apreciada nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

A bertalha também é conhecida pelos nomes de basella alba e espinafre-indiano. Seus caules e folhas são descritos como verdes, carnosos e suculentos. Vamos conferir abaixo os principais benefícios da bertalha, para que serve o seu consumo e como preparar para obter o máximo de suas propriedades.

Propriedades da hortaliça 

A bertalha possui propriedades emolientes tanto em sua folha quanto em sua raiz, ou seja, propriedades que mantêm o nível adequado de umidade na camada mais externa da pele. Sua folha também é adstringente e seus frutos são considerados afrodisíacos pela medicina popular. A hortaliça ainda é dotada de propriedades antioxidantes.

Para que serve? 10 benefícios da bertalha 

Agora nós vamos conhecer para que serve a hortaliça e descobrir quais são alguns dos benefícios da bertalha.

1. É nutritiva

Podemos considerar a bertalha uma hortaliça nutritiva pelo fato dela ser fonte de componentes importantes para o funcionamento do organismo humano como: vitamina A, vitamina B2, vitamina B5, vitamina B6, vitamina C, ferro, fósforo, cálcio, potássio, fibras, proteínas, cobre, manganês, zinco e magnésio.

2. Auxílio ao emagrecimento

Alimentos nutritivos e pouco calóricos são uma boa alternativa para o cardápio das refeições de quem deseja emagrecer. Isso porque eles suprem parte das necessidades nutricionais do corpo, ao mesmo tempo em que não causam o excesso de calorias, o que tem como consequência o aumento de peso.

A boa notícia é que a bertalha entra nessa classificação de alimentos. Como vimos acima, ela fornece nutrientes e é composta somente por 23 calorias a cada porção de 100 g.

Além disso, em sua versão crua, a hortaliça é rica em fibras. As fibras promovem uma sensação de saciedade ao organismo, tornando mais fácil controlar o apetite e diminuir a quantidade de calorias consumidas diariamente.

Apesar da planta dar uma forcinha, é preciso ter em mente que para ter bons resultados em relação à perda de peso é fundamental que toda a alimentação seja saudável, equilibrada e controlada e que a prática frequente de exercícios faça parte da rotina. Preferencialmente com o acompanhamento de nutricionista e personal trainer, que saberão indicar as dietas e treinos adequados para cada caso.

3. Combate aos radicais livres

Como visto acima, uma das propriedades da bertalha é a antioxidante. Isso indica que a hortaliça possui a ação de combater as ações dos radicais livres, que trazem graves doenças como o câncer, além de promoverem o envelhecimento.

4. Indicações terapêuticas 

A planta ainda é utilizada como um alimento auxiliar para combater problemas no fígado, além de contribuir com o tratamento de hemorragias que podem acontecer após os partos. Obviamente, a utilização da hortaliça para esses casos deve ser autorizada pelo médico e acompanhada de um tratamento mais completo, indicado por ele.

5. Auxílio à vida sexual

Os frutos da bertalha são considerados afrodisíacos pela medicina popular. Isso significa que existe a crença de o aumento da libido é um dos benefícios da bertalha, estimulando o apetite sexual tanto em homens quanto em mulheres.

6. Faz bem à saúde dos olhos

Os olhos também podem ser afetados pelos males dos radicais livres. Eles danificam a retina, o que pode trazer problemas como a catarata e a perda da visão. Por possuir antioxidantes bons para os olhos, combatendo a ação dessas substâncias malignas, podemos dizer que há benefícios da bertalha também para a saúde dos olhos.

O fato da bertalha ser fonte de vitamina A também ajuda neste sentido porque o nutriente é fundamental para a visão.

7. Digestão

As fibras encontradas no alimento favorecem a digestão, tornando-a suave e fazendo com os nutrientes provenientes da dieta sejam absorvidas apropriadamente.

8. Combate a anemia

Quando o organismo não possui as doses adequadas do mineral ferro, a produção de novas células sanguíneas é prejudicada, aumentando o risco do desenvolvimento de anemia. A boa notícia em relação à bertalha é que ela é uma boa fonte de ferro.

O vegetal contém 1,2 mg do mineral em cada porção de 100 g, o que corresponde a 15% da quantidade recomendada de consumo diário do nutriente. Além disso, a bertalha é fonte de vitamina C, que contribui com a absorção de ferro por parte do organismo.

9. Saúde dos ossos

A hortaliça também é fonte de cálcio – cada porção de 100 g apresenta 11% da quantidade recomendada de consumo diário do mineral. O cálcio é um nutriente necessário para o desenvolvimento dos ossos.

A bertalha também é dotada de magnésio, um mineral que auxilia a absorção eficiente do cálcio por parte do organismo. 100 g do alimento apresentam 16% da quantidade recomendada de consumo diário de magnésio.

10. Gestação

O vegetal ainda é fonte de folato, possuindo 35% da quantidade recomendada de consumo diário da vitamina, que é uma das substâncias essenciais para a formação do DNA e para o crescimento. A deficiência de folato logo nas primeiras etapas da gestação pode resultar em anomalias no tubo neural do recém-nascido.

O tubo neural é constituído por estruturas que dão origem ao eixo central do sistema nervoso, na cabeça e na coluna vertebral do feto. Seu desenvolvimento adequado é fundamental para que o sistema nervoso seja formado por completo. 

Como preparar

A hortaliça pode ser consumida refogada, aparecer em saladas verdes e ser utilizada em receitas como sopas, farofas, omeletes, tortas e quiches por exemplo. Agora nós vamos ver como preparar duas receitas com a bertalha:

1. Receita de refogado de bertalha

Ingredientes:

  • 1 maço de bertalha;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 cebola pequena picada;
  • Sal a gosto;
  • Óleo ou azeite de oliva a gosto;
  • Pimenta a gosto;
  • Cebolinha a gosto;
  • Salsinha a gosto.

Modo de preparo:

  1. Lavar a bertalha e picar seus talos em pedacinhos pequenos e suas folhas em pedaços grandes. Reservar;
  2. Refogar o alho e a cebola no óleo ou azeite. Adicionar a cebolinha, a salsinha, o sal e a pimenta e misturar bem;
  3. Acrescentar a bertalha. Se necessário, colocar um pouco de água;
  4. Tampar a panela e deixar no fogo por mais alguns minutos até as folhas cozinharem. Desligar e servir.

2. Farofa de bertalha

Ingredientes:

  • 1 maço de bertalha lavada e picada;
  • 1 cebola média picada em cubos;
  • 8 tomates-cereja cortados ao meio;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • Alho picado;
  • Sal a gosto;
  • Cebolinha a gosto;
  • Pimenta a gosto;
  • Farinha de milho de beiju em flocos.

Modo de preparo:

  1. Refogar a cebola e o alho no azeite;
  2. Adicionar a bertalha, o sal, a cebolinha e a pimenta. Refogar e quando a bertalha cozinhar, acrescentar a farinha de milho aos poucos, até adquirir o ponto desejado;
  3. Desligar o fogo, adicionar os tomates e misturar bem. Servir.

Cuidados com a bertalha

Mesmo sabendo de todos os benefícios da bertalha, recomenda-se não a consumir com exagero pelo fato da planta possui um alto teor de ácido oxálico. A substância é tóxica e pode causar o crescimento de cálculos nos rins e nas bexigas, atrapalhar a absorção de cálcio e até mesmo causar a morte, ao ser ingerida em uma dose de a partir de 1500 mg.

A hortaliça também não deve ser ingerida por gestantes no início de sua gravidez. A justificativa é que existe a possibilidade de que ela cause lesões no feto que ainda se encontra em processo de formação.

Ela deve ser consumida logo depois de colhida, por conta do risco de se deteriorar facilmente. A hortaliça pode ser guardada na geladeira durante apenas dois ou três dias, estando embrulhada em papel ou plástico.

Você já conhecia os benefícios da bertalha para a saúde? Já experimentou consumir alguma receita com esta hortaliça? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média: 4,19 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

3 comentários

  1. Arilson Ribeiro de Oliveira

    Gosto muito de refogado de bertalha com 2 ovos em cima. E bom ou ruim PRA saúde

  2. Boa noite Dra.,
    Adoro as suas orientações.
    A Bertalha pode ser ingerido crú, em forma de suco?
    Obrigado, um forte abraço.

  3. Minha família comia Bertalia quando eu era criança e uma hortaliça que poderia fazer parte do alimento do Brasileiro a produção não dá trabalho

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*