Pitaya

10 Benefícios da Pitaya – Para Que Serve e Propriedades

Você provavelmente já viu esta fruta exótica em algum lugar. Existem duas variedades dela, a pitaya rosa avermelhada e a pitaya amarela. Ambas possuem um aspecto externo com aparência de cactus e internamente possuem pequenas sementes pretas.

A pitaya é originária de regiões subtropicais na América do Sul e na Ásia, onde crescem em abundância em pequenas árvores como cactus.

Rica em nutrientes, como a vitamina C, B1, B2, B3 e minerais, como ferro, cálcio e fósforo, a pitaya é um alimento completo que deveria estar mais presente em nossa alimentação.

Vamos explorar as propriedades da fruta, entender para que serve, como plantar e quais são os benefícios da pitaya para nossa saúde.

Pitaya amarela ou pitaya rosa: qual a melhor?

Existem três variedades de pitaya que são amplamente consumidas no mundo: a pitaya amarela com polpa branca, a rosa com polpa vermelha e a rosa com polpa branca.

Os sabores destes três tipos da fruta são muito semelhantes, bastante adocicados e inconfundíveis. No que diz respeito às suas propriedades nutritivas, há pouca alteração entre uma e outra. Isso quer dizer que, independente de qual pitaya você consumir, estará ingerindo um alimento muito benéfico para a saúde.

Propriedades da Pitaya

Apesar de pouco consumida, a pitaya é um ótimo alimento, rico em diversos nutrientes e minerais essenciais para o nosso organismo.

Ela possui uma quantidade surpreendente de vitamina C em sua composição, o que ajuda e muito o nosso sistema imunológico. Estão presentes também algumas vitaminas do complexo B, que colaboram para um melhor fluxo sanguíneo e podem trazem benefícios da pitaya como o de manter baixos os níveis de colesterol no sangue.

Informações nutricionais

Valores referentes a 100 gramas de pitaya rosa.

  • 52 calorias;
  • 0,4 gramas de gorduras totais;
  • 0 colesterol;
  • 11 gramas de carboidratos;
  • 1,1 gramas de proteína;
  • 3 gramas de fibras;
  • 20,5 miligramas de vitamina C;
  • 8,5 miligramas de cálcio;
  • 1,9 miligramas de ferro;
  • 22,5 miligramas de fósforo.

Benefícios da Pitaya – Para Que Serve

1. Sistema imunológico

Um dos aspectos mais importantes dos benefícios da pitaya é sua habilidade de melhorar o sistema de defesa do nosso corpo. A maior responsável por isso é a vitamina C, um nutriente essencial para fortalecer a saúde do sistema imunológico e que é muito abundante na pitaya.

Em 100 gramas da fruta é possível adquirir quase 35% da vitamina C diária que nosso organismo necessita. A vitamina C ajuda também a estimular a atividade de outros antioxidantes, colaborando com a eliminação de radicais livres.

2. Saúde do sistema cardiovascular

Problemas do coração são sempre uma preocupação, por isso é interessante consumir alimentos que possam contribuir positivamente com a prevenção de níveis altos de colesterol e de doenças do sistema cardiovascular.

A pitaya, além de não possuir nada de colesterol, conta com propriedades que ajudam a diminuir o nível do colesterol ruim, LDL. As sementes da pitaya também possuem propriedades que auxiliam no combate do colesterol. Nelas, é possível encontrar um tipo de gordura capaz de se transformar em colesterol bom, o HDL, ajudando a equilibrar o nível de colesterol no corpo.

3. Excelente fonte de fibras

As fibras são essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo e alimentos naturais são muito abundantes neste composto. É o caso da pitaya, que conta com um alto teor de fibras que podem ajudar na digestão.

Isso colabora também para combater e evitar problemas de constipação e até diarreia, já que as fibras colaboram para criar maior massa fecal, estimulam os movimentos peristálticos e induzem a liberação dos sucos gástricos.

Além disso, o alto consumo de fibras pode ser uma forma de emagrecer, já que são elas que dão aquela sensação de saciedade após comer. O consumo de alimentos ricos em fibras, como a pitaya, pode ser uma forma de perder peso de maneira saudável.

4. Antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias capazes de impedir o crescimento dos chamados radicais livres, componentes prejudiciais à nossa saúde. Os antioxidantes são também boas armas para dar mais força ao sistema imunológico.

Juntamente com os antioxidantes advindos da vitamina C, outras fontes naturais destas substâncias são responsáveis por benefícios da pitaya de evitar o aparecimento de doenças crônicas e até alguns tipos de câncer.

5. Ajuda no combate ao diabetes

Mais um dos benefícios da pitaya que vem do alto teor de fibras da fruta é o seu poder de regular o diabetes. Estas fibras podem estabilizar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo consideravelmente os picos de glicose.

No entanto, a dieta de diabéticos deve ser acompanhada de perto, então antes de qualquer modificação na alimentação, o médico deve ser consultado para confirmar se este alimento será benéfico para o seu organismo.

6. Metabolismo

Nosso organismo precisa de proteínas para funcionar de forma adequada e estas substâncias são tão importantes que influenciam desde os nossos dentes até os órgãos vitais. A fonte de proteína que mais consumimos é de origem animal, mas as proteínas vegetais são tão ou mais importantes para mantermos uma boa saúde.

A pitaya é uma boa fonte vegetal de proteína e pode auxiliar em diversas áreas do nosso corpo. O metabolismo pode ser acelerado através do alto consumo de proteínas, ajudando na perda de peso e até no ganho de massa muscular.

7. Propriedades anti-inflamatórias

Há quem diga que a pitaya é uma “fruta anti-inflamatória” de tão bom que é o resultado em quem a consome e tem problemas de inflamação.

Especialistas associam o consumo da pitaya ao alívio de dores e inchaços nas articulações decorrentes de artrite.

8. Propriedades antibacterianas e anti-fugicidas

Outros benefeicios da pitaya para o sistema imunológico são suas propriedades antibacterianas e anti-fungicidas. Isso pode ajudar no aumento da produção de glóbulos brancos, que são responsáveis por defender o corpo de toxinas.

Além disso, os glóbulos brancos podem impedir a entrada ou proliferação de bactérias ou fungos que causam infecções no organismo. Isso acaba estimulando a regeneração das células, deixando o processo de cicatrização mais rápido.

9. Uso cosmético da pitaya

Há também alguns benefícios da pitaya para beleza. O uso tópico da fruta pode ser aplicado tanto na pele quanto no cabelo das seguintes formas:

  • Para peles com problemas de acne, a pitaya pode ser aplicada em forma de máscara. Basta cortar um pedaço da fruta e amassar até obter uma pasta homogênea e aplicar no rosto. Deixe por alguns minutos e retire com água.
  • Para queimaduras de sol, você pode fazer uma máscara com a pitaya amassada, suco de pepino e mel. Esta mistura tem um efeito parecido com o da babosa, oferecendo bastante hidratação e vitaminas para proteger a área afetada.
  • Seu efeito nos cabelos é mais efetivo para quem realiza tratamentos químicos ou coloração. Basta aplicar o suco da pitaya no couro cabeludo para manter os folículos capilares abertos e permitir que seus cabelos respirem melhor e ganhem mais maciez.

Como comer?

Deve-se consumir apenas a polpa da pitaya, seja para comer em pedaços ou usá-la para fazer sucos, uma opção excelente para dias de bastante calor, já que a maior parte de sua composição é feita de água.

O suco da pitaya pode ser combinado com outros alimentos, como hortelã, gengibre, abacaxi, água de coco, conforme sua preferência. É possível também fazer um smoothie de pitaya, adicionando bananas congeladas para dar uma consistência mais cremosa.

Há também algumas empresas que comercializam um tipo de vinho feito da pitaya, bastante saboroso.

Como plantar?

Apesar de ser uma árvore-cactus, a pitaya possui algumas especificidades na hora do plantio. O pé de pitaya não pode ter nem falta, nem excesso de luz, portanto o ideal é que a planta esteja em um local aberto com sombra durante a maior parte do dia.

Por ser uma planta delicada, é mais fácil comprar uma muda de pitaya e adaptar em sua casa, já que a polinização manual pode não funcionar muito bem e demorar muito para vingar.

A pitaya é uma fruta climatérica, isso quer dizer que, depois de ser retirada do pé, ela para de amadurecer. Por conta disso, é importante só colher a pitaya quando ela já estiver bastante madura.

Referências adicionais:

Você já conhecia todos esses benefícios da pitaya para a saúde e boa forma? Tem o costume de consumir e de encontrar a pitaya em sua região? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (58 votos, média: 4,22 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


ARTIGOS RELACIONADOS

31 comentários

  1. https://www.youtube.com/watch?v=DEq5x9VvIlk

    Parabéns ao Site, muito boa a matéria, sou agricultor e cultivo a pitaya!! em cima esta o linque do nosso vídeo com a maior pitaya do mundo!!
    Sitio das Pitayas Sul!! Estamos a disposição para ajudar!! Abraço!!
    Facebook\sitiodaspitayassulsc

  2. Maria Francisca da cruz

    Adorei a matéria sobre a pitaya. Sou de Curitiba PR gostaria de saber onde encontrar a fruta ou até mesmo os cp. Parabéns ao site boa e informática a matéria.

  3. Nilton De Souza Vasconcellos

    me preocupa bastante a quantidade de frutose existentes em único fruto pois mesmo acompanhada de toda a fibra da fruta por inteiro ainda se tornaria prejudicial uma vez que ela vai diretamente ser metabolizada no fígado sem passar por nossas células ocasionando portanto a produção de triglicerídeos.
    Por outro lado recentes Estudos comprovam quê tanto colesterol LDL quanto HDL alto proporcionar tanto aos homens mulheres e animais uma vida mais saudável e longa Não tem nenhuma comprovação de que o colesterol é prejudicial nas doenças cardíacas. Espero portanto que a pitaya não baixe o meu colesterol.

    • PODE BATER NO LIQUIDIFICADOR A SUA CASCA, DEPOIS DE LAVADA E PENEIRADA

    • Maria Tereza Mendes

      Não entendi nada que vc falou. Falou mal da fruta. Acho que nós confundiu. Vc é médico?

      • Vdd Maria Tereza Mendes..quem não quer baixar o colesterol? E pra baixar teria q consumir muita quantidade da fruta..

      • Você acredita que médicos irão defender Pitaya, Babosa, None e outras coisas que não sejam alopatas? Afinal eles vivem de indicações de medicamentos, tendo em vistas que são visitados todos os meses por demostradores de laboratórios de medicamentos alopatas. Muito tem mansões, carrões, viajam quase todos os anos as custas de laboratórios. Tem uns que chegam até a dizer quando haviam receitas de industrias farmacêuticas Multinacionais: Não troquem este medicamento pelo GENÉRICO! Sabem porque? Porque GENÉRICOS não fazem trabalho de convencimento ($$) junto a classe médica brasileira. Por isso eles odiaram os médicos CUBANOS! entendeu?

        • hahaha Eu sou médica e oriento alimentação saudável todos os dias! Recebo representantes e continuo usando o que acho melhor como conduta! Jamais prescreveria algo para poder receber dinheiro. Jamais prescreveria algo que não acredito funcionar! Quero minha fala pelo tratamento que funciona!
          Existem médicos de má fé, assim como existem padres, engenheiros, advogados que são MÁ PESSOAS e fazem coisas erradas.

          Mas NÃO generalize a classe!

          Abraços!

    • Se quiser criar dúvidas para as pessoas cria uma página doutor instruído.!!!!!!!

      • boa resposta André,esse cara n~~o sabe nada, eu tive infarto por cauusa do colesterol alto, e a pitaya é realmente muito boa estou consumindo agora, e me sentindo muito bem

    • ihhhh bla bla blaaaaaaaa.. acabei de comer uma pitaya enorme como lanchinho da noite,, amooooo

  4. Sinelia pereira da silva

    Amei a matéria, gosto muito de pitaya, mas não sabia que ela é tão poderosa.

  5. Consumo diariamente a Pytaia. É bastante refrescante, não consegui descobrir o sabor , mas gosto muito dela .Como – a geladinha. É uma fruta diferente. Fui buscar informações nos sites e gostei mais ainda , por que tem muita coisas boas para o nosso organismo. Não vi nenhuma contra indicação. Vamos ver até quando ela dá. Não vi em qual tempo ela floresce, talvez o ano inteiro? Quanto ao preço também dá para consumir, apenas que o preço se mantenha neste nível , de R$ 9,90 oquilo.

  6. Luiz Alberto Dos Santos

    Gostaria de comprar uma muda de pitaya.
    Onde encontrar?

  7. Amo pritaya, ainda mais com tantas propriedades benéficas para nossa saúde, minha filha tem anemia, estou usando pra ela também…Obrigada pela matéria!!!

    • Adoro pitaya como srmpre quando acho em quitanda ou mercado sou diabetica vou consumir mais colesterol triglicerideos alto tb ureia alto sera que tem algum prblemas para meus rins?

  8. Excelente matéria! Adorei saber mais sobre pitaya!
    Pena que a comercialização dessa fruta na região centro-oeste ainda seja restrito, e quando se encontra a fruta é muito cara.

  9. Quem tem lupos pode comer pitaia

  10. Adorei a matéria.
    Tenho um pé de pitaia plantado em um balde em casa. Já está dando frutos esse ano.

  11. Adorei a sua matéria ,me ensinou muito sobre esta fruta deliciosa , suculenta !Sou uma consumidora fiel dela ❤️

  12. Excelente explicação realmente colesterol muito alto não é muito bom para saúde principalmente um dos colesterol o ruim pois temos os 2 tipo o bom e o ruim o certo é manter uma alimentação saudável exercício físico o bora consumir Pitaya

  13. Adorei a matéria, parabéns, super esclarecedora. Eu vi a pitaya no Walmart perto da minha casa, em Cachoeirinha-RS, achei bonita, mas não tinha informação, depois eles colocaram uma placa com todos os benefícios, então resolvi comprar para provar, é bem gostosa, só que, é R$14,90 o quilo, beeem cara. Depois de ler a matéria estou pensando em comprar uma muda. Só mais algumas dúvidas:
    A muda pode ser plantada em um vaso?
    Como saberei se a fruta está madura?

  14. Conhece a Pitaya através do meu chefe, que trouxe do interior de Euclides da Cunha, o pai dele tem plantação.Comprei um pé
    e plantei na minha varanda , apesar de morar no 2º andar. Dizem que ela dá fruto duas vezes ao ano.

  15. Maria Aparecida Pacheco Rodrigues

    Gostaria de estar adquirir a munda da pitaya para eu levar para o sitio em onde compro em Uberlandia MG

  16. Amei saber dos benefícios da pitaya . Nunca tinha comido acabei de comer e adorei. Amei as informações sobre a pitaya.
    Obrigada.

  17. Conheço essa fruta pelo nome de saborosa.

  18. Pena ser tão cara. Pobre não pode comer.

  19. Conheci a Pitaya em Pinhalzinho onde tem alguns plantadores desta fruta deliciosa, comprei na praça da entrada da cidade , 4 Pitaya por 10,00 reais tem a vermelha e a branca, realmente é uma delícia, não sabia dos benefícios, obrigada pela matéria.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*