Chá de folha de figo emagrece? Para que serve, benefícios e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 14/02/2022

O figo é uma fruta bastante conhecida, seja por seu sabor ou pelas receitas feitas com ela, além de suas folhas, que podem ser usadas na preparação de um chá que muitos dizem que emagrece e melhora a saúde.

Isso se deve à ação de seus fitonutrientes, que podem auxiliar no bom funcionamento do organismo e na prevenção de problemas de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, neste artigo vamos conhecer melhor a bebida preparada a partir das folhas do figo e seus benefícios para a saúde, além de aprender a preparar o chá e descobrir se ele emagrece.

Veja também: 10 benefícios do figo – Para que serve e propriedades

O figo

O figo é uma fruta muito consumida no Brasil, tanto in natura, quanto na forma de doces e compotas. 

Mas, embora quase sempre descartadas, as suas folhas também podem trazer uma série de benefícios para a saúde, devido aos nutrientes que ela possui. Os principais são:

  • Vitamina C
  • Compostos antioxidantes
  • Minerais, como o potássio.

O chá de folha de figo emagrece?

Não existem informações confiáveis que nos permitam concluir que o chá de folha de figo realmente emagrece.

  Continua Depois da Publicidade  

Porém, se a bebida feita sem açúcar for ingerida em substituição a outras mais calóricas e pobres em nutrientes, como refrigerantes, sucos artificiais açucarados, cafés cremosos e milk-shakes, por exemplo, pode ocorrer uma diminuição no consumo de calorias, algo que pode contribuir com o processo de perda de peso.

Portanto, para quem deseja perder peso, o jeito é fazer com que toda a dieta seja saudável, controlada, equilibrada e nutritiva, além de praticar exercícios físicos com regularidade para maximizar a eliminação de calorias, preferencialmente contando com a ajuda de nutricionista e personal trainer.

Benefícios do chá da folha de figo 

1. É rico em antioxidantes

O chá feito a partir das folhas de figueira é rico em compostos antioxidantes, como a vitamina C e compostos fenólicos. Assim, a bebida ajuda no combate os radicais livres e aos danos que eles podem causar, como:

  • Envelhecimento precoce da pele, uma vez que combatem o estresse oxidativo e ainda estimulam a produção de colágeno.
  • Inflamações, pois os antioxidantes participam da regulação do sistema imunológico, evitando assim reações exageradas como as que ocorrem na inflamação.

2. Pode ajudar no controle da diabetes

O chá de folha de figo pode ser um auxiliar ao controle da diabetes

Existem alguns estudos pré-clínicos, utilizando modelos animais, que apresentaram resultados positivos no tratamento da diabetes. Neles, o efeito ocorreu devido à presença do componente ativo da folha de figo, a ficusina, que parece ajudar muito na melhora da sensibilidade à insulina, além de apresentar outras propriedades antidiabéticas.

Entretanto, isso não significa que as folhas de figo ou o seu chá possam substituir a alimentação saudável, os medicamentos, os testes sanguíneos e todas as outras estratégias de tratamento para a doença.

Por isso, antes de tentar qualquer tratamento natural para a diabetes, converse com seu médico, pois existe ainda a chance de interação com os medicamentos comumente usados no controle da doença.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Pode diminuir os níveis de triglicerídeos

As folhas de figo também são conhecidas por ajudarem a regular os níveis de triglicerídeos no sangue, diminuindo assim o risco de aparecimento das doenças cardiovasculares

Isso acontece porque a bebida contribui para a diminuição da absorção de gorduras no intestino, e assim reduzem os seus níveis no sangue. Mas, é importante lembrar que o chá não faz milagres, e que seus efeitos são melhores quando seu uso está associado a uma dieta balanceada e à prática de exercícios físicos.

4. Outros usos

Por fim, existem ainda outros potenciais efeitos que o chá de folhas do figo podem trazer, mas que ainda estão sendo estudados. São eles:

  • Redução da pressão arterial, uma vez que a bebida é rica em potássio e parece ter um efeito diurético.
  • Melhora dos níveis de colesterol, pela ação antioxidante. 

Entretanto, antes de utilizar o ingrediente ou a bebida neste sentido, não deixe de conversar com o seu médico. Caso contrário, você corre o risco de prejudicar a sua saúde, sem ter a garantia que o resultado seja eficaz. 

Receita de chá de folha de figo

Folha de figo
É muito simples fazer o chá de folhas de figo, veja receita

Ingredientes: 

  • 2 colheres de sopa de folhas de figo
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Coloque as folhas de figo e a água dentro de uma panela e leve ao fogo para ferver.
  • Então, deixe ferver durante 15 minutos ou até metade da água ter sido evaporada.
  • Depois, coe e sirva-se imediatamente.

O ideal é tomar o chá logo depois do seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Mas, caso não consiga, saiba que os chás costumam preservar suas substâncias importantes por até 24 horas depois do preparo. Mas, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Dicas e cuidados

As folhas de figo são consideradas seguras quando ingeridas via oral e utilizadas medicinalmente por até um mês. Após esse tempo, o risco de intoxicação aumenta, e seu uso não é mais recomendado.

Já a aplicação das folhas de figo na pele parece ser insegura e pode fazer com a pele apresente uma sensibilidade extra ao sol, além de poder provocar erupção cutânea em pessoas sensíveis.

Além disso, antes de iniciar o uso do chá de folha de figo, assim como qualquer outro remédio natural, consulte o seu médico para saber se a bebida pode realmente ajudar no seu caso.

Isso é importante para todos, principalmente para crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam grávidas ou amamentando e pessoas que possuam algum tipo de doença ou condição de saúde.

Você já experimentou ou já tinha ouvido falar no chá de folha de figo? Tem curiosidade para experimentar ou tomar por conta de um de seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (38 votos, média 4,03)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

22 comentários em “Chá de folha de figo emagrece? Para que serve, benefícios e como fazer”

  1. Gostaria de saber se quem tem Lupo erimatoso controlado e fibromialgia pode tomar esse chá de folhas de figo

    Responder
  2. Os meus avós usavam para bebês nascendo dentes,eles diziam que não davam febre , diarréia e eles não ficavam irritados,usei em meus dois filhos ,por se natural não ia fazer mal,o cházinho e muito gostoso,e realmente funcionou ,meus filhos não tiveram nada,só que tem que ser com a folha seca e só uns três pedacinho de uma folha

    Responder
  3. EU APANHO NAS FIGUEIRAS.CÁ EM PORTGAL EXISTEM MUITAS FIGUEIRAS NOS QUINTAIS E BRAVAS NASCERAM NO CAMPO.AINDA AGORA BEBI CHA DE FOLHA DE FIGUEIRA

    Responder
  4. Acabei de experimentar o chá, gostei, no primeiro momento senti muito bem, embora eu não estivesse gripado, senti um conforto na via respiratória superior.
    Além do cheiro ser muito bom, vou fazer uso moderado. Sofri um infarto, acredito que o chá vá me ajudar a melhora o sistema cardíaco.

    Responder
  5. Já utilizei uma vez sem qualquer instrução ou conhecimento, só por curiosidade. E vivenciei um estado de relaxamento durante algum tempo. Gostei muito do vosso artigo. Continuem informando!

    Responder
  6. Minha mãe sempre usou folhas de figoa para saborizar e pefumar o doce de abóbora. O cheirinho e sabor eram maravilhosos. Vou tentar fazer o cha, deve ficar saboroso.

    Responder
  7. No meu quintal tem uma figueira esse ano deu bastante Figo, resolvi pesquisar pra saber se as folhas servem pra consumo e descobri bários benefícios pra saúde.

    Responder
  8. Folha de figo pode dar queimaduras horriveis na pele por causa do leite ou latex das folhas e figos verdes que pra fazer doce em calda tem que tirar bem a gente tinha figueira e fazia o figo verde em calda mas cha da folha to conhecendo agora fiquei com vontade de experimentar mas sei la da medo faz pouco tempo vi licor de folha de figo que é mais antigo que o mundo eu amo figo mas com as folhas desde criança tenho medo

    Responder
    • Na minha infância minha mãe servia chá de folha de Figueira como chá da tarde substituindo café acompanhado por bolo , biscoitos broas ou que tivesse para misturar adocicado era uma delícia.

      Responder