Chá de Folha de Figo Emagrece? Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Fala-se que foi com as folhas de figo que Adão e Eva cobriram os seus corpos no Jardim do Éden depois de terem pecado e desobedecido a Deus. Elas também foram utilizadas pelos gregos e romanos como adorno, além de terem um simbolismo místico e espiritual.

Entretanto, não é a respeito da história das folhas de figo que vamos conversar abaix, mas sim sobre os efeitos que o chá da folha de figo pode causar ao nosso organismo.

O chá de folha de figo emagrece?

Não se encontram informações confiáveis que nos permitam concluir que o chá de folha de figo emagrece.

Porém, se a bebida feita sem açúcar aparecer nas refeições em substituição de outras mais calóricas e pobres em nutrientes como refrigerantes, sucos artificiais açucarados, cafés cremosos e milk-shakes, por exemplo, pode ocorrer uma diminuição no consumo de calorias, algo que pode contribuir com o processo de perda de peso.

Obviamente, não é só isso que promove o emagrecimento e nem dá para tomar chá de folha de figo o dia inteiro todos os dias (o mais seguro é tomar a bebida moderadamente, conforme as indicações do médico).

Portanto, para quem deseja perder peso o jeito é fazer com que toda a dieta seja saudável, controlada, equilibrada e nutritiva, além de praticar exercícios físicos com regularidade para maximizar a eliminação de calorias, preferencialmente contando com a ajuda de nutricionista e personal trainer.

Para que serve – Benefícios do chá de folha de figo 

1. Nutrientes das folhas de figo 

As folhas de figo são compostas por cálcio, potássio, manganês, magnésio, vitamina A, vitaminas do complexo B e antioxidantes.

2. Diabetes 

Um estudo do ano de 2016, feito com ratos, mostrou que a ficusina – que é um extrato obtido das folhas do figo – melhora a sensibilidade à insulina e apresenta outras propriedades antidiabéticas.

Uma das complicações da resistência à insulina é justamente o desenvolvimento da diabetes.

Entretanto, isso não significa que as folhas de figo ou o seu chá possam substituir a alimentação saudável, os medicamentos, os testes sanguíneos e todas as outras estratégias de tratamento para a doença.

Também chama a atenção o fato de que o médico deve ser consultado antes que as folhas de figo sejam utilizadas no tratamento para que ele verifique se elas realmente podem ajudar e se não farão mal.

Isso porque as folhas de figo podem interagir com medicamentos utilizados no tratamento da diabetes, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue fiquem muito baixos, de um modo que não é saudável.

E nada de deixar de tomar os remédios ou diminuir a dose por conta própria só para consumir a bebida, Essas são decisões que podem ser tomadas somente pelo médico responsável pelo tratamento da diabetes.

3. Triglicerídeos

As folhas de figo também são conhecidas por agirem na diminuição dos níveis de triglicerídeos no organismo.

Ainda que certa quantidade da substância seja necessária para a saúde e o funcionamento do corpo, uma quantia elevada de triglicerídeos aumenta consideravelmente o risco do desenvolvimento de problemas como obesidade e doença no coração.

Se você sofre com triglicerídeos elevados, converse com o seu médico antes de usar o chá de folha de figo para tratar o problema.

4. Outros usos

As folhas de figo podem ser utilizadas ainda para auxiliar o tratamento do colesterol alto e de problemas de pele como eczema, psoríase e vitiligo. Entretanto, antes de utilizar o ingrediente ou a bebida neste sentido, não deixe de conversar com o seu médico. Caso contrário, você corre o risco de prejudicar a sua saúde, sem ter a garantia que o resultado seja eficaz. 

Como fazer – Receita de chá de folha de figo

Ingredientes: 

  • 2 colheres de sopa de folhas de figo;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar as folhas de figo e a água dentro de uma panela e levar ao fogo para ferver;
  2. Deixar ferver durante 15 minutos ou até metade da água ter sido reduzida;
  3. Coar e servir-se imediatamente.

O ideal é tomar o chá logo depois do seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Certifique-se ainda de que as folhas de figo que você utiliza no preparo do seu chá sejam de boa qualidade, de boa procedência, orgânicas, estejam bem limpinhas e higienizadas e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Cuidados com o chá de folha de figo

As folhas de figo são consideradas possivelmente seguras quando ingeridas via oral e utilizadas medicinalmente durante até um mês.

Já a aplicação das folhas de figo na pele é possivelmente insegura e pode fazer com a pele obtenha uma sensibilidade extra em relação ao sol, além de poder provocar erupção cutânea em pessoas sensíveis.

Se ainda assim a pessoa resolver aplicar as folhas de figo na pele, deve evitar a exposição prolongada ao sol e usar bloqueador solar quando sair de casa, principalmente se tiver pele clara.

No entanto, antes de utilizar o chá de folha de figo para auxiliar o tratamento de qualquer condição ou simplesmente por tomar, verifique com o médico se a bebida é realmente indicada para o seu caso e se não pode prejudicar a sua saúde.

Isso é importante para todos, principalmente para crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam grávidas, mulheres que estejam amamentando e pessoas que possuam algum tipo de doença ou condição de saúde.

Além disso, não deixe de seguir as outras orientações e estratégias prescritas por ele para lidar com o problema de saúde em questão para não arriscar a sua saúde. Cheque ainda com o profissional se não existem chances de que o chá de folha de figo interaja com algum medicamento que você esteja utilizando. Por exemplo, as folhas de figo podem interagir com medicamentos utilizados para tratar a diabetes, conforme já foi mencionado acima.

Caso venha a experimentar algum tipo de efeito colateral ao consumir o chá de folha de figo, busque rapidamente a ajuda médica.

Você já experimentou ou já tinha ouvido falar no chá de folha de figo? Tem curiosidade para experimentar ou tomar por conta de um de seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (32 votos, média: 4,03 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

13 comentários em “Chá de Folha de Figo Emagrece? Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer”

  1. Minha mãe sempre usou folhas de figoa para saborizar e pefumar o doce de abóbora. O cheirinho e sabor eram maravilhosos. Vou tentar fazer o cha, deve ficar saboroso.

  2. No meu quintal tem uma figueira esse ano deu bastante Figo, resolvi pesquisar pra saber se as folhas servem pra consumo e descobri bários benefícios pra saúde.

  3. Folha de figo pode dar queimaduras horriveis na pele por causa do leite ou latex das folhas e figos verdes que pra fazer doce em calda tem que tirar bem a gente tinha figueira e fazia o figo verde em calda mas cha da folha to conhecendo agora fiquei com vontade de experimentar mas sei la da medo faz pouco tempo vi licor de folha de figo que é mais antigo que o mundo eu amo figo mas com as folhas desde criança tenho medo

    • Na minha infância minha mãe servia chá de folha de Figueira como chá da tarde substituindo café acompanhado por bolo , biscoitos broas ou que tivesse para misturar adocicado era uma delícia.