Manjericão

13 Benefícios do Manjericão – Para Que Serve e Propriedades

O consumo de Manjericão está sendo cada vez mais associado a uma série de benefícios à saúde. Mas para que serve o Manjerição? Quais são suas propriedades para boa forma e saúde? Além de sua função gastronômica, como tempero utilizado frequentemente em diversos alimentos, ele ainda protege o corpo a ataques bacterianos, estimula a memória, melhora a pele e a visão e alivia o estresse. Conhecida desde a Grécia Antiga, a especiaria desempenha ainda as funções de desintoxicante, antisséptico e ajuda a reestabelecer o organismo de todo o tipo de infecção.

Nativa da Índia e de outras áreas tropicais da Ásia, a erva contém uma grande variedade de óleos essenciais, tais como eugenol, citronelol, linalol, citral, limoneno e terpineol. Estes compostos são conhecidos pelas propriedades do manjericão anti-inflamatórias e anti-bacterianas.

Além disso, o Manjericão também oferece nutrientes essenciais para o corpo e a mente, como as vitaminas A, C e K, além de manganês, cobre, cálcio, ferro e gorduras omega-3. É uma ótima fonte de magnésio, que proporciona melhor fluxo sanguíneo. Vamos conhecer os principais benefícios do manjericão para a saúde? É hora de entender para que serve esse alimento especial.

1. Tratamento de resfriados

Um dos benefícios do manjericão é a melhora do sistema imunológico. Suas folhas são utilizadas no tratamento de resfriados. É recomendável mastigá-las para o alívio de resfriados e gripes. As fortes propriedades do manjericão antibióticas protegem o organismo contra bactérias e as infecções causadas por elas.

2. Alívio de tosse

O Manjericão é ingrediente de xaropes e expectorantes. Dores de garganta também podem ser aliviadas com um gargarejo com água fervida com folhas da planta. A erva é ainda eficaz para outros problemas respiratórios, tais como asma e bronquite.

3. Melhorar o sistema imunológico

A melhora do sistema imunológico também é um dos benefícios do manjericão. Estudos mostram que vários componentes químicos da planta aumentam a produção de anticorpos em até 20%. Ao fortalecer o sistema imunológico a planta protege contra asma, alergias, artrite, câncer, gripes e resfriados. Para melhores resultados, recomenda-se dar preferência à folha fresca e não seca.

4. Anti-estresse

As folhas de Manjericão também são apontadas por diminuir o estresse. Especialistas recomendam mascar 10 a 12 folhas de Manjericão, duas vezes por dia, para prevenir o estresse e os problemas decorrentes deste mal.

5. Melhora da visão

A Vitamina A presente no manjericão possui propriedades antioxidantes, altamente benéficas à saúde ocular. Apenas 100g de manjericão fresco correspondem à dose diária recomendada de Vitamina A ao organismo.

6. Melhorar a pele

Outros benefícios do manjericão são a prevenção do surgimento de acnes e aceleração o processo de recuperação de feridas na pele. O seu extrato ajuda a eliminar as bactérias presentes na derme, que resultam no entupimento dos poros, a principal causa da acne.

Propriedades do manjericão reduzem a inflamação da pele e são utilizadas no tratamento de outros problemas, como micose, psoríase e picadas de insetos. A erva é considerada excelente na prevenção e tratamento do câncer de pele.

7. Melhora a saúde bucal

Estudos apontam que as propriedades do Manjericão também são eficazes no combate ao mau hálito e doenças periodontais.

8. Elimina pedras nos rins

O Manjericão tem poderoso efeito no funcionamento dos rins. Para otimizar o órgão, é indicado o consumo de 6 folhas frescas com água, em jejum. Para quem sofre de pedras nos rins é bom misturar suco extraído de manjericão com mel e tomar a mistura diariamente durante aproximadamente 6 meses. O procedimento facilita a eliminação das pedras nos rins pela urina. A planta ainda é benéfica para a cura de diversos problemas urinários.

9. Tratar problemas de estômago

O consumo de Manjericão também faz bem para o sistema digestivo. O suco extraído de suas folhas pode tratar dores de estômago ou cãibras. Seu chá ainda é utilizado para tratar outros problemas comuns de estômago, como prisão de ventre, indigestão, pilhas e acidez. Suas propriedades medicinais ajudam ainda a curar úlcera gástrica e úlcera péptica, além de melhorar o funcionamento do fígado.

10. Alívio de dor de cabeça

Mais um dos benefícios do Manjericão é sua função de relaxante muscular. A planta pode ser mastigada, ingerida como chá ou ainda ser aplicada como óleo diretamente no corpo para aliviar a tensão nos músculos e as dores de cabeça.

11. Sistema cardiovascular

Os poderosos componentes antioxidantes encontrados na erva ajudam a baixar o nível de colesterol e reduzir as chances do desenvolvimento da doença da artéria coronária. Propriedades do manjericão como o magnésio auxiliam relaxando os músculos e melhorando o fluxo sanguíneo no organismo.

12. Sistema respiratório

A erva também favorece a saúde respiratória, pois ajuda a melhorar o desempenho dos pulmões. Os óleos essenciais de Manjericão são bons para curar a bronquite e congestão dos pulmões. A planta também é muito útil no tratamento da tuberculose.

13. Sistema nervoso

A melhoria das funções cerebrais ainda é outro dos benefícios do manjericão, uma vez que ele normaliza os níveis de neurotransmissores no cérebro. O seu extrato funciona como um tônico cerebral e ajuda a aguçar a memória.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Quais benefícios do manjericão servem mais para ajudar sua saúde? Você costuma utilizá-lo com frequência em suas refeições? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (220 votos, média: 4,23 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

74 comentários

  1. Posso usar o manjericão pra combater alergia??
    De que maneira?
    Gostaria de preparar algum tipo de remédio de uso tópico a base de manjericão…

  2. Eu consumo manjericão quase todos os dias
    Em forma de salada, mais sem tempeiro
    Devo continuar?

  3. mauricio maximiano da silveira

    quero receber mais informaçoes sobre o mankericão

  4. GOSTEI MUITO DAS DICAS. EU Ñ SABIA Q E TAO BOM. OBG.

  5. Boa noite, eu ainda amamento
    Posso tomar?

    • A contraindicação do manjericão é quanto a mulheres grávidas, pois ele tem efeito abortivo. Na fase de amamentação, a princípio não há problema, mas é sempre bom consultar o pediatra primeiro.

  6. Gosto muito dessa erva. Tomo sempre a infusão e costumo usar nos alimentos como tempero.

  7. Muito agradecido pela informação clara e bem organizada sobre as propriedades medicinais do manjericão.
    Antes de ler este artigo, comi à noite um pouco de manjericão fresco numa salada (foi a 1.ª vez que fiz isso na minha vida) e no dia seguinte, logo na primeira urina da manhã, soltei um cálculo comprido de aspecto metálico escuro. Suspeitei que fosse por ter comido manjericão e então fui pesquisar à Internet e encontrei o vosso excelente artigo. Bem hajam!

  8. Lucia maria ferreira dias

    Tenho crises de rinite alergica, e tenho plantado na minha casa o manjericao, mas, nunca soube do seu principio ativo na parte respiratoria.A partir de agora vou comecar a mastigar as folhas frescas.Espero ter um bom resultado.

  9. Tenho manjericão em meu quintal mais não sabia o quanto é tão bom para saude

  10. Valdelice Bernardino

    Gostei demais de saber os benefícios do manjericão, pois tenho em casa e tomo todos os dias no meu suco Detox, eu amo, muito obrigada pelas dicas

  11. 04941595-3 - IFP 03298809772

    Eu amo manjericão, como todos os dias como salada.

  12. Gostei muito da dica sobre o manjricao, tenho sempre fortes dores musculares, será que o uso do manjricao pode ser de ajuda?

  13. Em uma postagem sobre os benefícios do manjericão, li que o extrato do manjericão é muito bom para memória. Alguém sabe como fazer este extrato?

  14. Goste muito das receitas para a saúde com manjericão pois eu não sabia que o mesmo era tão importante para nossa saúde.

  15. Maria da Guia Almeida

    Gostei demais do seu vídeo, já tenho manjericão em minha casa há alguns meses mas sem usar em nada, hoje foi que fiz o primeiro chá dessa erva e tomei com meus filhos. Pretendo continuar no chá à noite antes de dormir e também usar como tempero.
    Gostaria muito de ver um vídeo sobre o uso do alecrim. Como usar, para que serve e suas propriedades.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*