Manjericão

13 Benefícios do Manjericão – Para Que Serve e Propriedades

O consumo de Manjericão está sendo cada vez mais associado a uma série de benefícios à saúde. Mas para que serve o Manjerição? Quais são suas propriedades para boa forma e saúde? Além de sua função gastronômica, como tempero utilizado frequentemente em diversos alimentos, ele ainda protege o corpo a ataques bacterianos, estimula a memória, melhora a pele e a visão e alivia o estresse. Conhecida desde a Grécia Antiga, a especiaria desempenha ainda as funções de desintoxicante, antisséptico e ajuda a reestabelecer o organismo de todo o tipo de infecção.

Nativa da Índia e de outras áreas tropicais da Ásia, a erva contém uma grande variedade de óleos essenciais, tais como eugenol, citronelol, linalol, citral, limoneno e terpineol. Estes compostos são conhecidos pelas propriedades do manjericão anti-inflamatórias e anti-bacterianas.

Além disso, o Manjericão também oferece nutrientes essenciais para o corpo e a mente, como as vitaminas A, C e K, além de manganês, cobre, cálcio, ferro e gorduras omega-3. É uma ótima fonte de magnésio, que proporciona melhor fluxo sanguíneo. Vamos conhecer os principais benefícios do manjericão para a saúde? É hora de entender para que serve esse alimento especial.

1. Tratamento de resfriados

Um dos benefícios do manjericão é a melhora do sistema imunológico. Suas folhas são utilizadas no tratamento de resfriados. É recomendável mastigá-las para o alívio de resfriados e gripes. As fortes propriedades do manjericão antibióticas protegem o organismo contra bactérias e as infecções causadas por elas.

2. Alívio de tosse

O Manjericão é ingrediente de xaropes e expectorantes. Dores de garganta também podem ser aliviadas com um gargarejo com água fervida com folhas da planta. A erva é ainda eficaz para outros problemas respiratórios, tais como asma e bronquite.

3. Melhorar o sistema imunológico

A melhora do sistema imunológico também é um dos benefícios do manjericão. Estudos mostram que vários componentes químicos da planta aumentam a produção de anticorpos em até 20%. Ao fortalecer o sistema imunológico a planta protege contra asma, alergias, artrite, câncer, gripes e resfriados. Para melhores resultados, recomenda-se dar preferência à folha fresca e não seca.

4. Anti-estresse

As folhas de Manjericão também são apontadas por diminuir o estresse. Especialistas recomendam mascar 10 a 12 folhas de Manjericão, duas vezes por dia, para prevenir o estresse e os problemas decorrentes deste mal.

5. Melhora da visão

A Vitamina A presente no manjericão possui propriedades antioxidantes, altamente benéficas à saúde ocular. Apenas 100g de manjericão fresco correspondem à dose diária recomendada de Vitamina A ao organismo.

6. Melhorar a pele

Outros benefícios do manjericão são a prevenção do surgimento de acnes e aceleração o processo de recuperação de feridas na pele. O seu extrato ajuda a eliminar as bactérias presentes na derme, que resultam no entupimento dos poros, a principal causa da acne.

Propriedades do manjericão reduzem a inflamação da pele e são utilizadas no tratamento de outros problemas, como micose, psoríase e picadas de insetos. A erva é considerada excelente na prevenção e tratamento do câncer de pele.

7. Melhora a saúde bucal

Estudos apontam que as propriedades do Manjericão também são eficazes no combate ao mau hálito e doenças periodontais.

8. Elimina pedras nos rins

O Manjericão tem poderoso efeito no funcionamento dos rins. Para otimizar o órgão, é indicado o consumo de 6 folhas frescas com água, em jejum. Para quem sofre de pedras nos rins é bom misturar suco extraído de manjericão com mel e tomar a mistura diariamente durante aproximadamente 6 meses. O procedimento facilita a eliminação das pedras nos rins pela urina. A planta ainda é benéfica para a cura de diversos problemas urinários.

9. Tratar problemas de estômago

O consumo de Manjericão também faz bem para o sistema digestivo. O suco extraído de suas folhas pode tratar dores de estômago ou cãibras. Seu chá ainda é utilizado para tratar outros problemas comuns de estômago, como prisão de ventre, indigestão, pilhas e acidez. Suas propriedades medicinais ajudam ainda a curar úlcera gástrica e úlcera péptica, além de melhorar o funcionamento do fígado.

10. Alívio de dor de cabeça

Mais um dos benefícios do Manjericão é sua função de relaxante muscular. A planta pode ser mastigada, ingerida como chá ou ainda ser aplicada como óleo diretamente no corpo para aliviar a tensão nos músculos e as dores de cabeça.

11. Sistema cardiovascular

Os poderosos componentes antioxidantes encontrados na erva ajudam a baixar o nível de colesterol e reduzir as chances do desenvolvimento da doença da artéria coronária. Propriedades do manjericão como o magnésio auxiliam relaxando os músculos e melhorando o fluxo sanguíneo no organismo.

12. Sistema respiratório

A erva também favorece a saúde respiratória, pois ajuda a melhorar o desempenho dos pulmões. Os óleos essenciais de Manjericão são bons para curar a bronquite e congestão dos pulmões. A planta também é muito útil no tratamento da tuberculose.

13. Sistema nervoso

A melhoria das funções cerebrais ainda é outro dos benefícios do manjericão, uma vez que ele normaliza os níveis de neurotransmissores no cérebro. O seu extrato funciona como um tônico cerebral e ajuda a aguçar a memória.

Quais benefícios do manjericão servem mais para ajudar sua saúde? Você costuma utilizá-lo com frequência em suas refeições? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (200 votos, média: 4,19 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

68 comentários

  1. Posso usar o manjericão pra combater alergia??
    De que maneira?
    Gostaria de preparar algum tipo de remédio de uso tópico a base de manjericão…

  2. Eu consumo manjericão quase todos os dias
    Em forma de salada, mais sem tempeiro
    Devo continuar?

  3. mauricio maximiano da silveira

    quero receber mais informaçoes sobre o mankericão

  4. GOSTEI MUITO DAS DICAS. EU Ñ SABIA Q E TAO BOM. OBG.

  5. Boa noite, eu ainda amamento
    Posso tomar?

    • A contraindicação do manjericão é quanto a mulheres grávidas, pois ele tem efeito abortivo. Na fase de amamentação, a princípio não há problema, mas é sempre bom consultar o pediatra primeiro.

  6. Gosto muito dessa erva. Tomo sempre a infusão e costumo usar nos alimentos como tempero.

  7. Muito agradecido pela informação clara e bem organizada sobre as propriedades medicinais do manjericão.
    Antes de ler este artigo, comi à noite um pouco de manjericão fresco numa salada (foi a 1.ª vez que fiz isso na minha vida) e no dia seguinte, logo na primeira urina da manhã, soltei um cálculo comprido de aspecto metálico escuro. Suspeitei que fosse por ter comido manjericão e então fui pesquisar à Internet e encontrei o vosso excelente artigo. Bem hajam!

  8. Lucia maria ferreira dias

    Tenho crises de rinite alergica, e tenho plantado na minha casa o manjericao, mas, nunca soube do seu principio ativo na parte respiratoria.A partir de agora vou comecar a mastigar as folhas frescas.Espero ter um bom resultado.

  9. Tenho manjericão em meu quintal mais não sabia o quanto é tão bom para saude

  10. Valdelice Bernardino

    Gostei demais de saber os benefícios do manjericão, pois tenho em casa e tomo todos os dias no meu suco Detox, eu amo, muito obrigada pelas dicas

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*