Benefícios do Cominho, para que serve e como usar

Especialista:
atualizado em 01/12/2020

Ajuda no sistema imunológico, melhora na digestão e nos níveis de colesterol: conheça todos os benefícios do cominho e saiba como usar!

O cominho é considerado a segunda especiaria mais popular do mundo, perdendo apenas para a pimenta. Suas sementes são usadas inteiras ou moídas, transformando-se em cominho em pó, mundialmente utilizado para trazer mais sabor para diversos pratos, especialmente na culinária indiana.

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Além da culinária, o cominho também é um recurso medicinal usado há séculos. Então saiba para que serve o cominho e aproveite seus benefícios!

Benefícios do cominho
Sementes de cominho

Para que serve o cominho?

Conheça a seguir, 8 benefícios que o cominho pode proporcionar e como ele pode ser útil para melhorar a saúde e boa forma.

1. Melhora a digestão

O cominho tem ingredientes que ativam as glândulas salivares da boca facilitando a digestão inicial dos alimentos. Além disso, outras substâncias presentes nele estimulam a produção de bile e enzimas que participam da completa digestão dos alimentos. Por isso, ele é considerado muito bom para tratar problemas digestivos.

Além disso o cominho também diminui a formação de gases e ajuda a aliviar dores no estômago, quando ingerido com água quente.

2. Ajuda a melhorar os níveis de colesterol

Um estudo apontou uma redução bastante significativa nos níveis de colesterol LDL (ruim) de pacientes que ingeriram extrato de cominho durante um mês e meio. Outro estudo constatou que misturar o cominho ao iogurte pode aumentar o colesterol HDL (bom).

3. Aumenta a imunidade

O cominho contém ferro, óleos essenciais, vitamina C e A. Essa combinação, somada as propriedades antimicrobianas, é capaz de fortalecer o sistema imunológico de várias maneiras.

4. Trata as hemorróidas

Um dos benefícios do cominho é eliminar os sintomas e causas de hemorróidas. 

5. Pode ajudar a prevenir e tratar a diabetes

Um estudo clínico que envolveu pessoas com excesso de peso mostrou que um suplemento concentrado de cominho melhorou os indicadores iniciais de diabetes ajudou a combater alguns dos efeitos da diabetes em longo prazo.

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6. Ajuda a tratar asma e bronquite

O cominho possui uma combinação adequada para ajudar aqueles que sofrem com distúrbios respiratórios, como asma e bronquite, por conta da sua função expectorante. Ele também ajuda a eliminar o muco nas vias respiratórias, assim, o processo de recuperação se torna muito mais fácil.

7. Previne anemia

Isso porque ele é rico em ferro e pode diminuir sintomas como fadiga, ansiedade, disfunção cognitiva e problemas digestivos. Poucos alimentos são tão ricos em ferro quanto o cominho e ele é considerado uma boa fonte mesmo quando é usado em pequenas quantidades como tempero.

8. Ajuda na lactação

Há benefícios do cominho nesse sentido porque ele é capaz de ajudar a estimular a secreção de leite em mulheres lactantes, devido à presença de timol. Além disso, o cominho contém cálcio que é um constituinte importante do leite.

Quer saber mais sobre os benefícios do cominho? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como o tempero pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bemestar.

Benefícios do cominho: saiba como usar!

Mas, se você pretende usar o cominho em pó como um ingrediente nas suas receitas, saiba que ele combina com praticamente todos os alimentos, então basta usar a criatividade e aproveitar todos os benefícios do cominho para a sua saúde.

O cominho pode ser usado como um tempero para carnes, legumes, molhos, sopas, picles e saladas, também pode ser acrescentado ao chá ou polvilhado ao iogurte, se você pretende usá-lo para emagrecer.

Aproveite e veja como fazer e os benefícios do chá de cominho.

Sua disponibilidade é muito ampla, pois ele pode ser encontrado nas prateleiras de supermercados, feiras livres, mercados municipais e lojas especializadas em ervas e especiarias. No entanto, se você prefere adquirir o cominho em pó, siga algumas recomendações importantes que listamos abaixo.

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Na hora de comprar

  • Dê preferência sempre às sementes inteiras e faça a moagem em casa. O pó vendido pronto costuma perder o sabor mais rapidamente e pode conter misturas de especiarias de qualidade inferior.
  • Prefira comprar sementes de cominho secas cultivadas organicamente, pois elas são menos propensas a conter aditivos químicos.
  • Quando for escolher, esprema a semente entre o dedo indicador e o polegar. Se ela liberar um sabor agradável e apimentado, significa que sua qualidade é superior.

Armazenamento

  • As sementes e o pó de cominho devem ser armazenados em um recipiente de vidro hermeticamente fechado, em local fresco, escuro e seco.
  • Ele pode ser armazenado por meses e as sementes podem ser moídas sempre que necessário.
  • O cominho em pó pode ser armazenado no refrigerador, desde que esteja em uma embalagem livre de ar.
  • Assim que moer, use o cominho o mais rápido possível, pois ele perde o sabor rapidamente.
  • A validade das sementes de cominho frescas é de até um ano, enquanto o pó tem uma vida útil de 6 meses.

Algumas pessoas preferem consumir o cominho em cápsulas, uma versão que é facilmente encontrada na internet.

Propriedades nutricionais

Conheça a seguir os nutrientes presentes em 6g (uma colher de sopa) de sementes cruas de cominho:

ComponenteQuantidade (em 6g de cominho)
Valor energético22,5 kcal
Carboidratos2,65 g
Proteínas1,07 g
Gordura1,34 g
Colesterol 0 g
Fibra alimentar0,63 g
Cálcio55,9 mg
Ferro3,98 mg
Magnésio 22 mg
Fósforo22,9 mg
Potássio107 mg
Sódio10,1 mg
Zinco0,28 mg
Cobre0,05 mg
Manganês0,2 mg
Selênio 0,312 mcg
Vitamina C0,462 mg
Tiamina0,03 mg
Riboflavina0,02 mg
Niacina0,275 mg
Vitamina B60,02 mg
Folato0,6 mcg
Vitamina A3,84 mcg
Vitamina E0,2 mg
Vitamina K0,32 mcg
Fonte: USDA FoodData Central

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você já imaginava que existiam tantos benefícios do cominho para a saúde? Tem o costume de utilizar essa especiaria em sua cozinha? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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7 comentários em “Benefícios do Cominho, para que serve e como usar”

  1. Eu uso diário uma colher rasa de cominho e uma colher rasa de palavra da terra alho e mel…tenho 70 anos com atividade 50

  2. Já no século X uma monja da ordem de São Bento, receitava cominho para aliviar os desconfortos da intolerância a lactose. Ela ensinava a temperar leite e queijos com o cominho. Seu nome: Hildegarda de Bingen, santa e doutora da Igreja Católica. Patrona da medicina caseira. Vale a pena ler seus escritos espirituais e também seu vasto conhecimento acerca de plantas e minerais.

  3. Desconhecia esses benefícios do cominho, embora eu uso todos dias, no pequeno almoço uso no ovo cozido ao invés do sal, e nas refeições utilizo cominho com canela que se traduz numa mistura nem muito doce e nem muito intenso… vou continuar a usa-lo com mais frequência ainda, convêm salientar no entanto que realmente reforça e bastante o sistema imunológico do organismo e por fim uma curiosidade para os homens, o cominho aumenta a erecção, nada que seja provado cientificamente mas sentido por mim de forma empirica.