Benefícios do Cominho – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 21/08/2020

Ajuda no sistema imunológico, melhora na digestão e nos níveis de colesterol: conheça todos os benefícios do cominho e saiba como usar!

O cominho é considerado a segunda especiaria mais popular do mundo, perdendo apenas para a pimenta. Suas sementes são usadas inteiras ou moídas, transformando-se em cominho em pó, mundialmente utilizado para trazer mais sabor para diversos pratos, mas a culinária indiana é certamente a que mais utiliza o condimento em seu cardápio.

Além da culinária, o cominho também é um recurso medicinal usado há séculos. Por exemplo, em países do sudeste asiático, é usado para ajudar a digestão, tosse, dores diversas e para promover a saúde do fígado. No Irã, a sua aplicação é feita para tratar convulsões e na Tunísia ele serve para ajudar a combater infecções e baixar a pressão arterial.

Saiba para que serve o cominho e aproveite seus benefícios!

Para que serve o cominho?

Os benefícios do cominho foram evidenciados através de pesquisas que mostraram que seu consumo serve para administrar uma variedade de condições de saúde. Descubra para que serve o tempero:

  • Colesterol alto;
  • Má digestão;
  • Hemorroidas;
  • Imunidade baixa;
  • Asma e bronquite;
  • Anemia;
  • Efeitos do estresse;
  • Problemas na pele como rugas, manchas, flacidez e espinhas;
  • Distúrbios cognitivos;
  • Emagrecimento.

Benefícios do cominho: saiba como usar!

Usar e aproveitar os benefícios do cominho é muito fácil. Como citamos, ele é um ingrediente muito versátil e presente em diversas culinárias espalhadas pelo mundo. Ele pode ser usado como um tempero para carnes, legumes, molhos, sopas, picles e saladas, também pode ser acrescentado ao chá ou polvilhado ao iogurte, se você pretende usá-lo para emagrecer.

Aproveite e veja como fazer e os benefícios do chá de cominho.

Sua disponibilidade é muito ampla, pois ele pode ser encontrado nas prateleiras de supermercados, feiras livres, mercados municipais e lojas especializadas em ervas e especiarias. No entanto, se você prefere adquirir o cominho em pó, siga algumas recomendações importantes que listamos abaixo.

Ao comprar cominho, prefira sempre as sementes inteiras e faça a moagem em casa. O pó vendido pronto costuma perder o sabor mais rapidamente e pode conter misturas de especiarias de qualidade inferior.

Na hora de comprar:

  • Prefira comprar sementes de cominho secas cultivadas organicamente, pois elas são menos propensas a conter aditivos químicos.
  • Quando for escolher, esprema a semente entre o dedo indicador e o polegar. Se ela liberar um sabor agradável e apimentado, significa que sua qualidade é superior.

Armazenamento:

  • As sementes e o pó de cominho devem ser armazenados em um recipiente de vidro hermeticamente fechado, em local fresco, escuro e seco.
  • Ele pode ser armazenado por meses e as sementes podem ser moídas sempre que necessário.
  • O cominho em pó pode ser armazenado no refrigerador, desde que esteja em uma embalagem livre de ar.
  • Assim que moer, use o cominho o mais rápido possível, pois ele perde o sabor rapidamente.
  • A validade das sementes de cominho frescas é de até um ano, enquanto o pó tem uma vida útil de 6 meses.

Algumas pessoas preferem consumir o cominho em cápsulas, uma versão que é facilmente encontrada na internet. Mas, se você pretende usar o cominho em pó como um ingrediente nas suas receitas, saiba que ele combina com praticamente todos os alimentos, então basta usar a criatividade e aproveitar todos os benefícios do cominho para a sua saúde.

Quer saber mais sobre os benefícios do cominho? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como o tempero pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bemestar.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já imaginava que existiam tantos benefícios do cominho para a saúde? Tem o costume de utilizar essa especiaria em sua cozinha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,56 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

7 comentários em “Benefícios do Cominho – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Eu uso diário uma colher rasa de cominho e uma colher rasa de palavra da terra alho e mel…tenho 70 anos com atividade 50

  2. Já no século X uma monja da ordem de São Bento, receitava cominho para aliviar os desconfortos da intolerância a lactose. Ela ensinava a temperar leite e queijos com o cominho. Seu nome: Hildegarda de Bingen, santa e doutora da Igreja Católica. Patrona da medicina caseira. Vale a pena ler seus escritos espirituais e também seu vasto conhecimento acerca de plantas e minerais.

  3. Desconhecia esses benefícios do cominho, embora eu uso todos dias, no pequeno almoço uso no ovo cozido ao invés do sal, e nas refeições utilizo cominho com canela que se traduz numa mistura nem muito doce e nem muito intenso… vou continuar a usa-lo com mais frequência ainda, convêm salientar no entanto que realmente reforça e bastante o sistema imunológico do organismo e por fim uma curiosidade para os homens, o cominho aumenta a erecção, nada que seja provado cientificamente mas sentido por mim de forma empirica.