Benefícios da Groselha Negra – Para que serve e efeitos colaterais

Especialista da área:
atualizado em 23/02/2021

A groselha negra, apesar de não ser muito comum no Brasil, vem ganhando atenção, graças aos benefícios que ela pode trazer para a saúde e a boa forma. 

  Continua Depois da Publicidade  

Seus benefícios se devem ao fato dessa fruta ser rica em diversos nutrientes, como antioxidantes, vitaminas C e E, além de minerais como potássio, magnésio e manganês.

A seguir iremos conhecer um pouco mais sobre essa fruta, além de descobrir quais são os seus benefícios para a saúde.

A groselha negra

A groselha negra, ou Ribes nigrum, é originária de certas partes do norte e do centro da Europa e também da Sibéria, e normalmente se desenvolve em temperaturas frias.

O arbusto de groselha negra produz frutas comestíveis roxas escuras que têm um sabor azedo e podem ser comidas cruas ou usadas para fazer compotas, geleias e sucos bastante saborosos.

Groselha negra

Benefícios da groselha negra

A composição nutricional da groselha negra, incluindo a presença de antioxidantes, a tornam um superalimento, capaz de trazer inúmeros benefícios para a saúde, como veremos a seguir.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de groselha negra in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias63 kcal
Carboidratos15,4 g
Proteína1,4 g
Gorduras0,4 g
Fibra alimentar4,3 g

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

1. É rica em antioxidantes

A cor roxa escura da groselha negra se deve ao seu alto teor de antocianina, que é um composto com forte ação antioxidante.

Essa substância ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres, e assim contribui para prevenir e tratar uma série de problemas de saúde, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Alguns tipos de câncer: As antocianinas, assim como outros antioxidantes, ajudam a proteger o DNA das células contra os danos causados pelo estresse oxidativo, o que contribui para a prevenção do câncer;
  • Doenças inflamatórias e autoimunes: Esse talvez seja o principal benefício dos antioxidantes que atuam na regulação do sistema imunológico, e evitam reações exageradas, como aquelas vistas na inflamação;
  • Glaucoma: As antocianinas presentes na groselha negra contribuem para um melhor controle da pressão ocular de pacientes com glaucoma, como demonstrado em um estudo publicado no periódico Journal of Ocular Pharmacology and Therapeutics. Assim, o uso do óleo dessa fruta pode vir a ser um tratamento efetivo para o problema, embora mais estudos sejam necessários.

2. Protege o organismo de patógenos

Alguns estudos mostram que os compostos encontrados na groselha negra possuem atividade antiviral, antibacteriana e antisséptica, que podem ajudar na prevenção de doenças infecciosas, como os resfriados e infecções por bactérias como a H. pylori.

Um desses estudos, publicado na Phytotherapy Research, mostrou que o extrato impediu o vírus da herpes de aderir às células e bloqueou a sua propagação, tornando-o um potencial medicamento para a doença.

3. Mantém o sistema cardiovascular saudável

Os antioxidantes presentes na fruta contribuem para a manutenção da saúde cardiovascular, uma vez que ajudam a reduzir a formação de placas de gorduras nas artérias e a inflamação local.

Além disso, a groselha negra contém potássio, que é um vasodilatador natural e age relaxando os vasos sanguíneos, o que ajuda a regular a pressão arterial.

4. É rica em ácido graxo ômega-3

Groselhas negras são uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3, que ajudam a reduzir o nível de colesterol LDL (ruim) e, ao mesmo tempo, aumentar o nível de colesterol HDL (bom).

E, ao regular o nível de colesterol, a groselha nos protege dos vários problemas cardiovasculares causados por ele.

groselha negra

5. É bom para o cérebro

De acordo com uma pesquisa realizada por pesquisadores brasileiros, da USP, o ácido gama-linolênico (gla), presente em boas quantidades na groselha negra, pode ajudar a tratar tumores cerebrais.

Mas, como se trata de um estudo preliminar, com modelos animais, esse efeito ainda precisa ser mais bem estudado, para determinar se também pode beneficiar humanos.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, as antocianinas da groselha negra também podem contribuir para a redução do risco de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson.

6. Reduz o risco de anemia

A groselha negra pode reduzir o risco de anemia, e mesmo ajudar no seu tratamento. Este benefício é resultado da quantidade de ferro presente nesta fruta, que ajuda na formação de glóbulos vermelhos do sangue e garante que o sangue oxigenado atinja todas as partes do corpo.

7. Fornece alívio da insônia

Um dos minerais presentes em boas quantidades na groselha negra é o magnésio, que pode ser, para algumas pessoas, um ótimo aliado na luta contra a insônia.

Isso acontece porque o mineral ajuda a melhorara qualidade e a duração do sono, como foi demonstrado em um estudo publicado no periódico Journal of research in medical sciences.

8. Alivia a constipação

A grande quantidade de fibras alimentares presente na groselha negra ajuda a manter a saúde do sistema digestivo, evitando problemas como a constipação e o ressecamento. 

Isso acontece porque as fibras contribuem para a hidratação e o volume das fezes, mantendo assim o bom funcionamento intestinal.

9. Fortalece os ossos e dentes

A presença de cálcio, magnésio e potássio na groselha negra ajuda a fortalecer os ossos e dentes. 

Por isso, o consumo regular de groselha não só melhora a resistência dos ossos, como reduz o risco de osteoporose, que é uma condição em que os ossos ficam extremamente frágeis, com maior risco de fratura.

10. Groselha negra ajuda a emagrecer

Por possuir um baixo índice glicêmico, a groselha negra pode ser uma excelente aliada de quem deseja ou precisa perder peso.

Isso acontece porque a groselha negra não aumenta muito a glicemia após ingerida, o que evita a ocorrência de picos de insulina.

Além disso, ela é pouco calórica e rica em fibras, o que faz dela uma ótima opção de lanche, pois ela promove a sensação de saciedade, mas não contém muitas calorias.

vitamina (smoothie) de groselha negra
vitamina (smoothie) de groselha negra

Dicas e cuidados

O ácido gama-linolênico (GLA) é um tipo de ômega-6 presente nas sementes de groselha negra e às vezes pode causar alergias e efeitos colaterais como:

  • Dor de cabeça;
  • Diarreia;
  • Gases e arrotos.

Além disso, as substâncias presentes na groselha negra podem reduzir a capacidade de coagulação do sangue, além de interagir com medicamentos e ervas anticoagulantes.

Por isso, é importante ter cuidado, principalmente se você usa algum desses medicamentos, ou tem algum problema de coagulação.

Por fim, o uso da groselha negra deve ser feito com cautela por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, e sempre com orientação médica.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de groselha negra in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias63 kcal
Carboidratos15,4 g
Proteína1,4 g
Gorduras0,4 g
Fibra alimentar4,3 g
Cálcio55 mg
Ferro1,54 mg
Sódio2 mg
Manganês0.256 mg
Magnésio24 mg
Fósforo59 mg
Potássio322 mg
Zinco0,27 mg
Tiamina0,05 mg
Riboflavina0,05 mg
Niacina0,3 mg
Ácido pantotêico0,398 mg
Vitamina B60,066 mg
Vitamina E1 mg
Vitamina C181 mg
Fonte: site Nutrition and you
Fontes e referências adicionais

O que você achou de todos esses benefícios da groselha negra? Pretende incluir a fruta em sua dieta ou consumir de outra forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (39 votos, média 3,97)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “Benefícios da Groselha Negra – Para que serve e efeitos colaterais”

  1. Sim achei muito bom o relato e inclui na minha rotina o uso da groselha negra. Pois com saúde temos tudo, sem ela nada. E como ela é extremamente rica já iniciei o tratamento.

    Responder