Benefícios da farinha de babaçu e receitas

Especialista da área:
atualizado em 30/12/2020

Você pode até já ter ouvido falar do babaçu, um fruto amazônico que é originário de uma palmeira e utilizado na produção de um óleo, o óleo de babaçu. Mas, você sabia que ele também pode dar origem a uma farinha, a farinha de babaçu?

  Continua Depois da Publicidade  

Pois é, depois de passar por um triturador potente, a massa seca do fruto se transforma em um pó bem fininho como o talco. Isto é, justamente a farinha de babaçu ou farinha de coco babaçu.

Para que serve: benefícios da farinha de babaçu

1. Fonte de fibras

Fibras na farinha de babaçu

O trabalho “Qualidade Tecnológica de Bolo Elaborado com Farinha de Mesocarpo de Babaçu” indicou que a farinha de mesocarpo de babaçu apresenta uma concentração alta de fibras em sua composição.

Aliás, a pesquisa é de autoria de acadêmicos da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e foi apresentada no XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Além disso, de acordo com a Bela Gil, chef e culinarista que defende a alimentação consciente e saudável, o mesocarpo ou farinha de babaçu apresenta uma composição de 70% de amido e 30% de fibras.

A saber, o fato da farinha de babaçu ter fibras como uma de suas propriedades é importante porque o nutriente auxilia a digestão, contribui com a prevenção da prisão de ventre e colabora com a saciedade do corpo.

2. Fonte de ferro

A farinha de babaçu é também uma fonte alimentar que contém bastante ferro em sua composição.

Assim, usar o produto em receitas pode auxiliar a torná-las mais benéficas porque o mineral é necessário para a produção de hemoglobina. A saber, a hemoglobina é uma parte das células sanguíneas que executa a tarefa de carregar oxigênio dos pulmões para todo o corpo.

Ademais, o ferro também auxilia os músculos a armazenar e utilizar o oxigênio. Além disso, o nutriente faz parte de outras proteínas e enzimas.

3. Farinha livre de agrotóxicos

A farinha de babaçu não tem agrotóxicos, o que realmente é uma notícia muito boa para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque estudos do doutorando em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Cleber Cremonese, indicaram que parte dos agrotóxicos pode desregular o sistema endócrino.

Como resultado, há alterações nos níveis de hormônios sexuais e efeitos prejudiciais, especialmente para o sistema reprodutor.

Essas reações podem incluir, por exemplo, câncer de mama, câncer de ovário, câncer de testículo, câncer de próstata, desregulação do ciclo menstrual, infertilidade, baixa na qualidade do sêmen e malformação de órgãos reprodutivos.

4. Usos na culinária

Cozinhar com farinha de babaçu

Por fim, considera-se a farinha ou mesocarpo de babaçu um excelente espessante. Além disso, o ingrediente é um ótimo substituto de itens como amido de milho, polvilho, fécula de mandioca e amido de batata. Isso porque a farinha de babaçu possui um alto teor de amido.

Por exemplo, dá para usar o ingrediente em receitas de doces e salgados como tortas, bolos, molhos biscoitos, panquecas, pães, bolachas, mingaus e pães de queijo. Ademais, a farinha de babaçu pode ser utilizada para engrossar caldos e molhos.

Receitas com farinha de babaçu

1. Panqueca de farinha de babaçu

Ingredientes:

  • 3 ovos inteiros;
  • 3/4 de xícara de açúcar;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 100 gramas de farinha de trigo branca;
  • 50 gramas de farinha de babaçu;
  • 2/3 de xícara de água;
  • 1 colher de chá de fermento químico em pó;
  • Um pouquinho de óleo.

Modo de preparo:

Primeiramente, peneirar a farinha de trigo e a farinha de babaçu. Logo depois, misturar a água com o fermento.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, adicionar as farinhas peneiradas juntas aos pouquinhos na batedeira, alternado com a água misturada com o fermento. Logo após, bater até adquirir uma substância homogênea.

Molhar um guardanapo de papel com um pouco de óleo e passar em uma frigideira antiaderente. Levar para aquecer em fogo baixo.

Logo depois, despejar uma porção da massa batida na batedeira no meio da frigideira e cozinhar até dourar. Ou seja, até surgirem bolhinhas na superfície da massa.

Virar a massa para cozinhar do outro lado sem deixar dourar. Repetir o procedimento até terminar a massa. Finalmente, servir as panquecas com o caldo ou recheio de sua preferência.

2. Bolo de farinha de babaçu

Ingredientes:

  • 200 gramas de farinha de babaçu;
  • 5 ovos;
  • 300 ml de leite morno;
  • 2 xícaras de chá de açúcar refinado;
  • 125 gramas de manteiga em temperatura ambiente;
  • 2 colheres de fermento em pó.

Modo de preparo:

Primeiramente, bater a manteiga e o açúcar na batedeira até obter uma textura leve e esbranquiçada; continuar a bater em velocidade mínima, adicionando a farinha de babaçu, o leite morno e cinco gemas de ovos.

Uma vez que tiver misturado bem, acrescentar o fermento e as cinco gemas de ovos, mexendo por meio de movimentos de baixo para cima até que tudo fique igualmente misturado.

Então, despejar a massa em uma forma redonda com furo no meio, que deve estar untada e enfarinhada. Logo depois, levar ao forno médio – em 225º C – ao longo de aproximadamente 35 minutos.

Uma vez que estamos falando de farinhas, confira os vídeos da nossa nutricionista em que ela apresenta farinhas saudáveis que podem substituir a farinha de trigo:

Fontes e Referências Adicionais

Você já usou a farinha de babaçu? Gostou? Então, compartilhe como foi a sua experiência nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário