6 Benefícios da Lentilha Rosa – Receitas, Como Preparar, Propriedades e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Você provavelmente já está familiarizado com a lentilha, não é mesmo? Mas será que saberia dizer o que é e quais são os benefícios da lentilha rosa?

Trata-se de um grão que é uma variedade da lentilha que foi separada e descascada e que não possui pele e, portanto, apresenta uma textura mais suave do que as lentilhas que têm as cores verde e marrom. Em uma porção de 60 g ou uma xícara de chá de lentilha rosa existem 194 calorias.

Além disso, a lentilha rosa carrega, de forma geral, propriedades semelhantes às apresentadas pela lentilha tradicional. Vamos conferir agora 6 benefícios da lentilha rosa para a saúde e boa forma.

1. Rica em proteínas

A lentilha rosa trata-se de um alimento de alto valor proteico. Uma porção de 60 g ou uma xícara de chá do grão carrega 15 g de proteínas.

O consumo de proteínas é importante porque o nutriente contribui com a construção dos músculos e atua no fornecimento de energia ao organismo, conforme o que informou o Centro Médico da Universidade de Maryland.

Mas não é somente isso – ainda que as proteínas estejam presentes em todas as células do corpo humano, são usadas para reparar e construir tecidos, são necessárias para a produção de enzimas, hormônios e substâncias químicas no organismo e compõem os músculos, ossos, cartilagem, pele e sangue.

2. Fonte de nutrientes

Mais um dos benefícios da lentilha rosa é servir como fonte de diversos nutrientes importantes para o nosso organismo.

Além das proteínas, o grão carrega componentes como carboidratos, fibras, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês, selênio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.

3. Auxílio ao emagrecimento

Podemos considerar a lentilha rosa um alimento que pode fazer parte de uma dieta com foco na perda de peso graças ao fato do alimento ser uma boa fonte de fibras e proteínas.

Como vimos, 60 g de lentilha rosa carregam 15 g de proteínas. Ao mesmo tempo, uma porção correspondente às mesmas 60 g é composta por 5,8 g de fibras.

As fibras devem fazer parte da alimentação de quem deseja emagrecer porque elas contribuem com a promoção da sensação de saciedade ao organismo. E uma vez que o corpo encontra-se saciado, fica mais fácil controlar o apetite, controlar o consumo de calorias e não comer as guloseimas e besteirinhas pobres em nutrientes e ricas em calorias, que são desnecessárias para a nossa saúde.

De acordo com informações do Centro Médico da Universidade de Maryland, as proteínas também auxiliam em relação à saciedade. Mas não é só neste sentido que o nutriente contribui com a boa forma, já que, como vimos, elas são importantes para a construção dos músculos.

Pesquisas já mostraram que o aumento de músculos no corpo resulta em uma elevação na queima de gorduras e calorias por parte do corpo.

Claro que para construir músculos, além de seguir uma dieta que privilegia a ingestão de proteínas, é necessário ainda praticar exercícios que estimulem o crescimento muscular.

Falando nisso, para quem deseja emagrecer mesmo sem querer ganhar músculos, vale a pena lembrar que toda a dieta deve estar focada na perda de peso e ser saudável, controlada, equilibrada e nutritiva.

Além disso, a prática de exercícios físicos regularmente contribui no sentido de estimular o aumento da queima de calorias.

4. Sistema digestivo

Não é somente por trabalharem na promoção da saciedade que as fibras constituem um dos benefícios da lentilha rosa. Elas também são bastante importante para a saúde do nosso sistema digestivo.

Conforme informações do Centro Médico da Universidade de Maryland, o nutriente auxilia a manutenção da saúde do sistema digestivo e atua na promoção de movimentos intestinais regulares.

5. Saúde do coração

Estudos mostraram que devido ao fato das lentilhas serem ricas em fibras solúveis, elas ajudam a diminuir o colesterol e a prevenir doenças no coração.

Pesquisadores identificaram que dietas ricas em lentilhas previnem a hipertensão e tendem a contribuir com níveis mais favoráveis de colesterol do que as dietas pobres no grão. Manter taxas saudáveis de colesterol diminui o dano causado às artérias e previne o acúmulo de placa, o que reduz os riscos de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).

6. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Pesquisas já indicaram que os altos níveis de fibras solúveis nas lentilhas prendem a glicose dos carboidratos e desacelera a digestão.

Isso significa que as lentilhas podem auxiliar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que é importante para prevenir as quedas de energia do corpo, mudanças de humor, hipoglicemia, resistência à insulina e inclusive a diabetes.

A lentilha rosa engorda?

Será que o fato do grão poder dar uma força ao emagrecimento significa necessariamente que ele não pode auxiliar o aumento de peso? Na verdade, tudo depende da maneira como a lentilha rosa é consumida.

Ainda que seja fonte de fibras e proteínas, ela também possui uma quantidade considerável de calorias (194 calorias a cada 60 g como já vimos aqui). Assim, uma porção moderada pode não influenciar tanto no aumento de peso, porém, uma porção mais elevada e exagerada pode contribuir neste sentido ao oferecer um aporte alto de calorias ao organismo.

Portanto, quer você queira emagrecer, quer você queira engordar, vale a pena conversar com um nutricionista sobre a melhor forma de integral o alimento à sua dieta.

De qualquer forma, ele pode ser utilizado em ambos os casos, mesmo que em quantidades diferentes conforme a necessidade de cada pessoa, tendo em vista que é um alimento saudável que serve como fonte de nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.

A lentilha rosa tem glúten?

As lentilhas naturais não contêm glúten em sua composição. Entretanto, ao comprar versões embaladas e industrializadas do produto, é possível que eles venham com outros ingredientes que trazem o glúten. Mas em geral, a quantidade de glúten, até nesses casos, é mínima.

Sempre vale a pena checar a embalagem das suas lentilhas rosas para se certificar de que elas realmente são livres de glúten.

Como cozinhar a lentilha rosa?

Confira o passo a passo de uma receita de como cozinhar a lentilha rosa:

  1. Deixar a lentilha de molho durante oito horas – isso é importante para reduzir os fitatos do grão, substâncias conhecidas por impedirem a absorção de alguns minerais por parte do organismo;
  2. Escorrer toda a água e colocar a lentilha dentro de uma panela;
  3. Cobrir novamente a lentilha com água e levar ao fogo para cozinhar até ficar “al dente” – não deixar amolecer muito ao ponto de desmanchar;
  4. Uma vez que a lentilha estiver cozida, desligar o fogo e escorrer a água. Depois, é só utilizar a lentilha rosa na receita que desejar ou temperar e consumi-la do jeito que está.

Por ser menor do que a lentilha tradicional, a lentilha rosa cozinha mais rápido, portanto, vale a pena ficar de olho no fogão enquanto estiver preparando-o para não perder o ponto de cozimento.

Receitas com a lentilha rosa – Como preparar

1. Salada de lentilha rosa

  • 90 g de lentilha rosa pré-cozida;
  • 25 g de milho debulhado;
  • 50 g de pupunha em conserva cortada em cubinhos;
  • 35 g de tomate picado em cubinhos;
  • 10 g de azeitona preta sem caroço;
  • Azeite extravirgem;
  • 1 punhado de folha de hortelã;
  • 1 punhado de endro;
  • 1 punhado de salsa;
  • 1 punhado de cebolinha;
  • 1 punhado de cebolete;
  • Suco de limão;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta a gosto.
  • Pesto de manjericão.

Modo de preparo:

Picar as ervas e cortar as azeitonas; Misturar a lentilha, o azeite, as ervas e o pesto de manjericão. Após, temperar com o sal, a pimenta e o suco de limão. Adicionar a pupunha, os tomates, as azeitonas e o milho, decorando da maneira que desejar. Servir-se e bom apetite.

2. Sopa de lentilha rosa

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de lentilha rosa lavada;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 2 xícaras de chá de cebola picada;
  • 2 colheres de sopa de alho picado;
  • 5 cravos;
  • 2 colheres de chá de cominho;
  • 4 folhas de louro;
  • Suco e raspas de 1 limão siciliano;
  • 1 xícara de chá de salsa picada;
  • ½ xícara de chá de coentro picado;
  • Água;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela, refogar a cebola e o alho no azeite; Adicionar o cravo, o cominho, o louro e a lentilha à panela e cobrir com água; Cozinhar até a lentilha ficar bem macia e juntar o limão, a salsa e o centro. Temperar a sopa com o sal e a pimenta a gosto e servir-se.

3. Risoto de lentilha rosa

Ingredientes:

  • 2 xícaras de arroz cozido;
  • 2 xícaras de lentilha rosa cozida;
  • 1 ½ cebolas;
  • 1 tomate;
  • 1 pimentão;
  • Coentro a gosto;
  • Cebolinha a gosto;
  • 300 g de queijo coalho;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • 2 dentes de alho;
  • Azeite.

Modo de preparo:

Refogar ½ cebola no azeite. Depois que dourar, adicionar a lentilha rosa, o arroz, o alho e um pouco de pimenta-do-reino. Dar uma misturada para pegar bem o tempero e desligar a panela; Cortar o queijo em cubinhos e o restante da cebola, o tomate, o pimentão, o coentro e a cebolinha em pedaços bem pequenos; Adicionar o queijo, os vegetais, o coentro e a cebolinha à panela e deixar abafar. Após, servir-se.

Vídeos:

Gostou das dicas?

O que você achou dos benefícios da lentilha rosa para a saúde e boa forma? Já conhecia esse alimento? Pretende experimentar algumas dessas receitas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,14 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “6 Benefícios da Lentilha Rosa – Receitas, Como Preparar, Propriedades e Dicas”

  1. Comprei lentilha para experimentar e daí fui procurar como fazer e achei vc falando e todos esses benefícios pois preciso recuperas as massas magra e gorda, perdi todas em 6 meses, uma pergunta: posso consumir grão de bico e lentilha na mesma refeição, amei sua explicação, parabéns!