Você anda meio cansado de comer quase sempre a mesma coisa? Então, que tal se aventurar pela culinária de outro país? Saiba que hoje nós temos um prato tradicional da comida da Coreia para te apresentar!
É o kimchi coreano, uma conserva que funciona como a base da alimentação dos coreanos e que é bastante popular por lá. Ele é tradicionalmente feito com acelga, açúcar, sal e toda uma variedade de temperos.
No entanto, a receita tem mais a nos oferecer do que simplesmente ser uma coisa diferente para comer. Isso porque o kimchi é fonte de probióticos, microrganismos benéficos ao organismo.
Aliás, depois que aprender como fazer e saborear o seu kimchi, você pode conhecer outras opções de alimentos probióticos incríveis para a sua saúde e experimentá-los em suas refeições.
Entretanto, vamos por partes e primeiro vamos conhecer o passo a passo da receita de kimchi, que está logo a seguir:
Receita de kimchi
Equipamento
- Tigelas
- Potes de vidro esterilizados
Ingredientes
- 1 acelga
- 100 gramas farinha de arroz
- 4 dentes alho
- 1 rodela gengibre
- 2 colheres de sopa açúcar
- 2 litros água
- 3 colheres de sopa molho de soja (shoyu) sem glúten e com baixo teor de sódio
- 250 gramas sal grosso
- 4 colheres de sopa molho de peixe (nam plá)
- 1 colher de sopa páprica picante
- 1 colher de chá semente de gergelim
Instruções
- Separar as folhas de acelga e descartar as que estiverem murchas ou amarelas. Picar em pedaços grandes, sem remover o talo. Se preferir, você ainda pode ralar a acelga ou picar em pedaços fininhos.
- Despejar a água em uma tigela e dissolver o sal grosso nessa água. Mergulhar a acelga nessa salmoura e deixar por 12 horas em temperatura ambiente ou na geladeira.
- Esmagar o gengibre com os dentes de alho e adicionar o açúcar, a farinha de arroz, a páprica, o molho de peixe e as sementes de gergelim. Misturar bem até formar uma pastinha consistente. Reservar na geladeira.
- Após as 12 horas da acelga na salmoura, escorrer e juntar a acelga com a pastinha. Mexer para incorporar bem.
- Então, armazenar o kimchi em potes de vidro esterilizados e tampar bem. Deixar na geladeira por no mínimo oito dias para fermentar e ganhar o sabor ácido, salgado e picante, típico do kimchi.
Notas
- Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
- Se quiser, troque a acelga pelo repolho chinês (bok choy) e a páprica picante pela pimenta malagueta em pó.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?