Receita de kimchi saudável e delicioso

Especialista da área:
atualizado em 19/10/2021

Você anda meio cansado de comer quase sempre a mesma coisa? Então, que tal se aventurar pela culinária de outro país? Saiba que hoje nós temos um prato tradicional da comida da Coreia para te apresentar!

É o kimchi coreano, uma conserva que funciona como a base da alimentação dos coreanos e que é bastante popular por lá. Ele é tradicionalmente feito com acelga, açúcar, sal e toda uma variedade de temperos.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, a receita tem mais a nos oferecer do que simplesmente ser uma coisa diferente para comer. Isso porque o kimchi é fonte de probióticos, microrganismos benéficos ao organismo.

Aliás, depois que aprender como fazer e saborear o seu kimchi, você pode conhecer outras opções de alimentos probióticos incríveis para a sua saúde e experimentá-los em suas refeições.

Entretanto, vamos por partes e primeiro vamos conhecer o passo a passo da receita de kimchi, que está logo a seguir:

Kimchi

Receita de kimchi

Aprenda a fazer um prato coreano! Uma comidinha diferente para seu almoço ou jantar!
5 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 12 hrs
Tempo Total 12 hrs 15 mins
Refeição Acompanhamento
Rendimento 4
Calorias 154 kcal

Equipamento

  • Tigelas
  • Potes de vidro esterilizados

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Separar as folhas de acelga e descartar as que estiverem murchas ou amarelas. Picar em pedaços grandes, sem remover o talo. Se preferir, você ainda pode ralar a acelga ou picar em pedaços fininhos.
  • Despejar a água em uma tigela e dissolver o sal grosso nessa água. Mergulhar a acelga nessa salmoura e deixar por 12 horas em temperatura ambiente ou na geladeira.
  • Esmagar o gengibre com os dentes de alho e adicionar o açúcar, a farinha de arroz, a páprica, o molho de peixe e as sementes de gergelim. Misturar bem até formar uma pastinha consistente. Reservar na geladeira.
  • Após as 12 horas da acelga na salmoura, escorrer e juntar a acelga com a pastinha. Mexer para incorporar bem.
  • Então, armazenar o kimchi em potes de vidro esterilizados e tampar bem. Deixar na geladeira por no mínimo oito dias para fermentar e ganhar o sabor ácido, salgado e picante, típico do kimchi.

Notas

  • Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
  • Se quiser, troque a acelga pelo repolho chinês (bok choy) e a páprica picante pela pimenta malagueta em pó.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Receita de kimchi
Quantidade por Porção
Calorias 154 Calorias da Gordura 9
% Valores Diários*
Gordura Total 1g2%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Sódio 26224mg1311%
Potássio 438mg9%
Carboidratos 33g11%
Fibras 3g12%
Açúcar 8g
Proteína 5g10%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave kimchi
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário