7 melhores suplementos para engordar

Especialista da área:
atualizado em 13/09/2021

Suplementos alimentares são destinados a complementar a dieta e a fornecer nutrientes que possam estar faltando na alimentação de uma pessoa.

Vivemos em um mundo onde a maioria das pessoas lutam contra a balança, buscando loucamente formas de perder peso através de dietas, exercícios, medicamentos, suplementos e tudo mais. A maioria das pessoas quer algum tipo de dieta para emagrecer rapidamente, mesmo que isso sacrifique sua saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

O que muita gente não se dá conta é que o contrário também existe, ou seja, há pessoas que buscam suplementos para engordar. E a dificuldade por ser a mesma daqueles que querem emagrecer, bem como os riscos a que essas pessoas se sujeitam.

Entretanto, saiba que é possível engordar em uma semana com saúde. Porém, se o seu caso não for tão urgente assim, veja algumas dicas de como engordar saudavelmente em um mês.

Shakes

Shakes são antigos amigos da indústria de suplementos alimentares. Utilizados para diversos fins, também ajudam pessoas que precisam de uns quilinhos a mais. Leia uma análise dos shakes para engordar mais vendidos.

Para quem prefere fazer seu próprio “shake”, pode tentar uma dessas 10 receitas de vitaminas de frutas para engordar.

Você conhecerá a seguir os 7 melhores suplementos para engordar, além de uma lista de situações em que os suplementos alimentares podem ser utilizados para ganhar peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Melhores suplementos para engordar

shake hipercalorico whey protein

Uma vez detectadas as causas da dificuldade do ganho de peso, veja os melhores suplementos alimentares para engordar que existem. São eles:

1. Hipercalóricos

Seu nome é auto-explicativo. Esse tipo de suplemento trará uma dose extra de calorias, que aumentará consideravelmente os valores nutricionais da dieta.

Os suplementos hipercalóricos são compostos por proteínas de alto valor biológico, altas concentrações de carboidratos, aminoácidos, ômega 3 e 6, complexo multivitamínico e sais minerais.

Sem dúvida esse é o melhor suplemento para o ganho de peso. Encontra-se no mercado hipercalóricos de várias marcas e sabores, e é possível inclusive fazer uma receita de hipercalórico caseiro, com albumina e cacau.

Mas para quem quer obter melhores resultados, é recomendável agregar o whey protein ao programa de ganho de peso.

2. Whey protein

Feito à base do soro do leite, é uma fonte de muita proteína, que ajuda na construção e reparação do tecido muscular. É muito simples de ser utilizado, bastando misturá-lo à água, leite ou suco. É um ótimo suplemento para ajudar no ganho de peso através do desenvolvimento da massa muscular magra, quando aliado a um programa de treinamentos.

  Continua Depois da Publicidade  

3. BCAA

O BCAA (branched chain amino acids, ou aminoácidos de cadeia ramificada) é composto por 3 aminoácidos, leucina, isoleucina e valina, e ajudam a ganhar peso e massa muscular. Os praticantes de exercícios irão ganhar massa muscular, já os sedentários poderão não ter nenhum resultado ou até mesmo engordar com o BCAA.

4. Glutamina

A glutamina é um aminoácido que se converte em glicose, por esse motivo, está ligada ao ganho de peso.

5. Creatina

O ganho de peso com o consumo da creatina acontecerá de duas formas: inicialmente, haverá um pouco de acúmulo de líquido, que será acusado pela balança. Depois de algum tempo, o novo peso será decorrente do ganho de massa muscular.

6. Maltodextrina

A maltodextrina tem como principal propriedade a liberação de glicose para o sangue, de forma lenta e gradual. É um carboidrato com altos índices de glicose, muito recomendado no pré-treino.

7. Dextrose

É um suplemento à base de glicose, portanto, temos aqui um componente que facilita o ganho de peso. Por ser de rápida absorção, seu consumo é recomendado no pós-treino.

Os riscos de superdosagem

Muitas pessoas extrapolam as doses diárias recomendadas de suplementos para engordar, tanto pelo fabricante, quanto por um profissional da área.

  Continua Depois da Publicidade  

Além de não respeitar a dosagem, ocorre também a ingestão de diversos tipos de suplementos ao mesmo tempo, na tentativa de conseguir melhores resultados em menor tempo.

Deve-se evitar exceder o consumo recomendado dos suplementos, e não esquecer que o excesso de nutrientes é tão prejudicial quanto a sua falta.

Causas da dificuldade em ganhar peso

homem magro e fraco

Há várias situações onde ocorre a perda de peso e há uma eventual dificuldade em recuperá-lo. Não são casos de origem genética somente, há também situações diversos onde suplementos para engordar são necessários. Vejamos:

Ectomorfos 

Alguns indivíduos têm o metabolismo acelerado por natureza, e isso dificulta o ganho de peso, independente dos altos valores calóricos de sua alimentação. Nesses casos, muitos precisam recorrer a suplementos para engordar.

Pessoas com câncer

Pacientes que estão passando por tratamento oncológico, quando submetidos a quimioterapia, invariavelmente perdem muito peso. Não é um tratamento fácil de ser seguido. O organismo fica extremamente combalido, frágil e o sistema imunológico se desregula totalmente. Os suplementos para engordar são importantes nessa fase.

Atletas de alta performance

Atletas que se submetem a treinos intensos e extenuantes precisam repor os sais minerais perdidos durante esses treinamentos, como também é aconselhável o consumo de alguns suplementos à base de proteínas, que ajudem na construção de massa magra.

Idosos

As restrições alimentares acometem a maioria dos idosos, como também a perda de massa muscular e óssea. Infelizmente, a maioria das pessoas que atingem essa fase apresenta patologias sérias ou moderadas, que as impedem de consumir alimentos nutricionalmente ricos. Nesses casos, os suplementos para engordar poderão trazer grandes benefícios.

Convalescentes

Algumas cirurgias debilitam extremamente o organismo. Pessoas podem levar muito tempo até conseguirem se alimentar corretamente. Não havendo nenhuma restrição médica, suplementos alimentares para engordar também serão de grande valia para elas.

Vegetarianos e veganos

Embora extremamente saudável, a alimentação vegetariana, quando não seguida corretamente, pode deixar a desejar quanto ao equilíbrio de nutrientes ingeridos.

A falta de proteínas de origem animal poderá ser suprida pelas proteínas de origem vegetal, porém, é normal haver uma carência de vitamina B12, já que as únicas fontes para o público que não consome alimentos de origem animal são os alimentos enriquecidos, como leites vegetais, alguns produtos de soja e cereais. Nesse caso, os suplementos contendo vitamina B12 poderão suprir essa carência.

A alimentação vegetariana e/ou vegana é ótima, o problema é quando algumas pessoas não se informam corretamente sobre elas, criando um cardápio próprio, onde excluem nutrientes importantes.

Doentes renais crônicos

Esses indivíduos, fazendo ou não hemodiálise, passam por uma dieta altamente restritiva em relação a quase tudo. Costumam apresentar perda de peso acentuada, em decorrência da dieta que seguem. Nesse caso, antes de tomar algum tipo de suplemento alimentar, é importante o aval de um nefrologista.

Quadros de alergias e intolerâncias

Temos um grande número de pessoas que apreciam alguns alimentos, mas se vêm impossibilitadas de consumi-los, por apresentarem alergia ou intolerância a eles. Muitas vezes, essas pessoas são obrigadas a se submeter a restrições alimentares severas, perdendo muito peso. Para suprir essas carências, o uso de suplementos para engordar poderá ser de muita utilidade.

Mulheres em fase de amamentação 

Nessa fase, a mulher fica carente de cálcio, uma vez que boa parte dele vai diretamente para o leite materno, enquanto os bebês, nesse período, precisam de vitamina D. Em alguns casos, as mulheres costumam perder bastante peso nesse período. Sob aconselhamento médico, os suplementos serão bons coadjuvantes.

Considerações finais

Via de regra, todos os suplementos para engordar listados acima também são utilizados por atletas. Obviamente, surgirá a dúvida: como os atletas, tomando esses suplementos, não engordam? A resposta está na atividade física.

Enquanto que para os atletas, os suplementos dão energia durante e após os treinamentos, para pessoas comuns, na maioria das vezes sedentárias, tomar as mesmas doses de suplementos, provavelmente os fará ganhar peso, mas sob a forma de tecido adiposo (gordura).

Você tem a necessidade de tomar suplementos para engordar? Quais foram recomendados a você por um profissional? Deram resultado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (155 votos, média 3,91)
Loading...
Sobre Dra. Ana Detoie

Dra. Ana Detoie é nutricionista graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduada em Nutrição Funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional, pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional pela VP, Coaching de Mindfulness & Mindful Eating. Para mais informações, entre em contato com ela no seu Instagram.

Deixe um comentário

61 comentários em “7 melhores suplementos para engordar”

  1. Tenho 53 anos tenho uma vida bem ativa, faço exercícios regularmente, meu peso sempre foi 75 kg, tenho uma alimentação saudável, porém de um ano pra ca emagreci uns 4 kg, estou com minha imunidade baixa e estou tendo dificuldades em ganhar peso, e me sentindo muito triste,pensei em tomar uns suplementos, oque devo fazer? Obgd.

    Responder
  2. Olá, Tenho 13 Anos: Tenho Exatamente 1,68 De Altura e 53 Kg.
    Queria Engordar, Pois Sou Muito Magro, meus braços são finos e Queria saber qual suplemento tomar para pelo menos o meu braço engordar.
    Aguardo sua Resposta!

    Responder
  3. Oi tenho 18 anos 1,73 de altura peso 50kg nao consigo engordar de jeito nem um se eu entrar na academia eu ganho massa ? Ou eu continuo magra ?

    Responder
  4. Tenho 31 anos,metabolismo acelerado 51 kg 1.56 gostaria de um produto c resultado pois já pesei 56 kg e depois q tive meu filho não consegui mais voltar ao meu peso normal

    Responder
  5. Meu metabolismo é acelerado,sou ectomorfo,e gostaria de saber qual a melhor forma de eu ganhar peso e massa muscular.

    Responder
  6. Boa noite, tenho muita dificuldade em ganhar peso, me alimento muito bem até mais do queo normal, é de nada adianta, não entendo o porque. Já tomei hipercalórico mas não tive nenhum resultado. Tenho 23 anos,1.63 de altura e 45 quilos. Não sei mais o que fazer.

    Responder
  7. Ola, tenho 34 anos e estou no meu terceiro filho. sempre desde o primeiro filho na fase de amamentação fico muito abaixo do meu peso normal, e geralmente começo a voltar ao corpo normal somente qdo paro de amamentar, em torno de dois anos e meio apos o parto, gostaria de saber qual o suplemento posso tomar amamentando e um tipo de dieta para ganhar uns quilinhos, pois como agora estou mais velha, a estrutura muscular n ~e mais a mesma, estou mto seca e com tudo caido rs. aguardando ajuda. obg

    Responder
  8. Ola tenho 33 anos e peso exatos 67 kilos a 12 anos. Tenho 1,86 e por mais que me alimente bem e faça exercícios não consigo sair desse peso. Sei que estou bem abaixo do peso ideal e gostaria muito de ganhar massa muscular de maneira saudável sem a necessidade de ficar bombado. Um hipercalórico ajudaria nesse caso, visto que sou um tipico magrdo de ruim?

    Responder
  9. ola tenho 22 anos e 1,64 e peso so 50 kg. me sinto mal…nao sou satisfeita cm meu corpo e isso me deixa muito triste…tomo o cobavital e consigo ganhar peso mas eh um processo demorado…eu quero ganhar mais uns 20 kls… eh uma questao de se sentir bem.depois entro na academia para modelar tudo que ganhei. qual desses suplementos posso usar?

    Responder
  10. ola tambem tenho esse problema sou magra peso 50 kg tenho 1.65 ja sou mae e nunca engordei nem na gravidez kkkk comecei a malhar a dois meses e queria tomar um suplemento certinho para ganhar massa engordar em fim me ajude..

    Responder
  11. Ola tenho 24anos 1.56m e peso 43kl me esforço o mes todo pra ganhar 5kl e perco ele denovo em um fim de semana tomo o cobavital mas só faz efeito no primeiro mês meu sonho é chegar no 50pelo menos :'( auguma dica pra mim?

    Responder
  12. Olá tenho 15 anos, tentoengordar mas não consigo, entrei na academia e estou com 3 meses mas os resultados foram muito poucos, gostaria de comprar um suplemento, tenho 55 kg e 1.83 m de altura

    Responder
    • Procure um Nutricionista para acompanhar seu ganho de peso, Pois não é só comer para engordar, pois dependendo de sua dieta vc pode ganhar peso e além dele ganhar diabetes, dislipidemia e quem sabe outros problemas a mais…

      Ps. Cobavital

      Responder
  13. Foram expostos alguns tópicos relacionados a pessoas que desejam ganhar peso (ENGORDAR)
    Porem não citaram os diabéticos, no meu caso sendo uma pessoa que tem este tipo de mal, como poso vir a adquirir uns quilos à mais, ( Homem 49 anos1,77 de altura 64 quilos / DZJO => 75 quilos )
    Caso venha a tomar TRIBULOS, isto aceleraria o ganho de peso?
    Agradeço

    Responder
  14. Tenho 21 anos e sempre fui magro pesando 60 a 64 kg . com 1,81 de altura. Queria muito ganhar um pouco mais de peso como faço ???

    Responder
  15. Gostei do artigo, tenho esse problema. Sempre fui magrinha, nunca consegui engordar, mas tinha um aspecto saudável. Agora estou a amamentar e estou cada vez mais magra. Tenho 1,73 de altura e peso 50 kg. Gostava agora de saber como devo tomar os suplementos, e que tipo de whey devo comprar, pois acho que há vários. E já agora, estando a amamentar há alguma contra indicação?.
    Obrigada

    Responder
  16. Eu tenho 20 anos , peso apenas 51 kl tento engordar mais não consigo, queria saber oq devo fzr ? Qual suplemento tomar ?

    Responder
  17. Sou atleta de futsal ,tenho 1,77 peso 69 ,gostaria de ganhar mais uns sete ou cinco kg mas devido a bateria intensa de treinos e jogos acho q não consigo por isso ,oq seria recomendado para mim ?

    Responder
  18. Esse site tem um tópico que diz que glutamina, dextrose, malto enfim não engorda, agora aqui está dizendo que engorda.. Nao intendo mais nada

    Responder
    • Depende da forma como se toma, quantidade e horário. Estes podem contribuir para o aumento de massa muscular e energia se adequadamente utilizados.

      Responder
  19. Justamente , eu tenho esse problema, de perder peso muito fácil e fico as vezes frustante passar por isso , por anos venho querendo ganhar peso , de forma mais segura me alimentando , mais a vida do dia -a -dia acaba por não facilitar. Então queria saber com faço para vencer isso . Já fui em nutricionista que disseram que não tenho nada e tal ,mais sei que o meu metabolismo é acelerado.
    Tenho 37 anos , 1,75cm, 69 kg, queria ganhar pelo menos mais 20 kg, pra me sentir bem.
    Como farei isso?

    Responder