Alguns frutos podem ter mais partes aproveitadas do que costumamos usar, e esse é o caso da casca da banana. Tanto que um novo estudo apontou que a farinha do alimento pode trazer diversos benefícios à saúde.
A farinha da casca de banana é preparada a partir das cascas secas e trituradas da fruta. Essa secagem pode ser feita através da exposição ao sol por cerca de dois dias ou em uma estufa aquecida a cerca de 60° C por 15 horas.
A partir daí, as cascas ganham um aspecto frágil, como se fossem folhas secas, e ao serem trituradas, podem ser utilizadas no preparo de diversos alimentos.
Essa farinha feita com a casca da banana contém o antioxidante luteína, conhecido por ajudar a diminuir o envelhecimento celular.
Ela também possui o aminoácido triptofano, essencial para a formação de músculos e responsável pela serotonina (que controla o ritmo cardíaco, sono, apetite, memória, temperatura do corpo e humor), além de conter muitas fibras e até mais potássio e cálcio do que a fruta.
A farinha de banana pode ser um substituto muito mais saudável e nutritivo para a farinha de trigo. Veja também: 8 opções para usar no lugar da farinha de trigo!
Um estudo realizado por químicos da Índia e publicado pela revista científica Food Science & Technology, por exemplo, testou biscoitos produzidos parcialmente com farinha de casca de banana e outros criados à base exclusiva de trigo.
Em termos de sabor, as comparações foram satisfatórias, de acordo com os consumidores que participaram da pesquisa. Além disso, os biscoitos preparados com 5% a 15% de farinha de banana tinham maiores índices de fibras, magnésio, potássio e compostos antioxidantes.
No entanto, a farinha de casca de banana pode trazer alterações à textura da receita, em grande escala. Por isso, os pesquisadores aconselharam enriquecer em 7,5% a 10% a farinha de trigo com o subproduto da banana.
Os biscoitos que continham essa mistura citada acima apresentaram uma boa consistência e tinham um maior teor de proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis.