8 frutas de baixo índice glicêmico

Especialista da área:
atualizado em 26/11/2020

A maioria dos nutricionistas recomenda que as pessoas consumam frutas de baixo índice glicêmico, sempre que possível, e isso faz muito sentido como parte de uma dieta equilibrada, pois evita o ganho de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

A dificuldade, dentre inúmeras opções, é justamente escolher aquela mais nutritiva e que não eleve muito os picos de açúcar no sangue. Mas como podemos medir os açúcares em um fruta? Quais são as frutas com menor índice glicêmico?

Índice glicêmico (IG)

Em primeiro lugar, é importante entender como se mede os açúcares nas frutas. O índice glicêmico é uma unidade numérica que descreve quanto um alimento irá elevar o nível de açúcar no sangue.

O Índice glicêmico dos alimentos utiliza uma escala de 0 a 100, em que 100 é a glicose pura. Um alimento que tem um alto IG irá causar um grande aumento de açúcar no sangue, enquanto um alimento com um IG mais baixo não terá tanto impacto no organismo.

Na escala, alimentos com 55 a 60 IG são considerado de índice glicêmico médio, enquanto 70 e acima disso é considerado alto. Alimentos com um IG inferior a 55 são considerados de baixo índice glicêmico, e portanto, terão menor impacto sobre os níveis de glicose no sangue.

Frutas de baixo índice glicêmico

Uma pessoa que procura emagrecer ou tem diabetes precisa controlar o consumo de açúcar e evitar as frutas com alto índice glicêmico. Acompanhe então as melhores opções de frutas com baixo IG e inclua na sua dieta.

1. Frutas vermelhas

Frutas vermelhas como morangos, amoras ou qualquer outro tipo podem ser consumidas sem medo, e além de tudo são frutas antioxidantes.

Elas são frutas de baixo índice glicêmico consideradas superalimentos, por serem ricas em antioxidantes, vitaminas e fibras, além de terem pouco carboidrato.

Você pode consumir puras em lanches da manhã ou da tarde ou acompanhadas de iogurte natural.

2. Cerejas

As cerejas combatem a inflamação e possuem poucos carboidratos, por isso são uma excelente escolha para quem precisa controlar o IG. Aliás, uma dúzia de cerejas doces tem 59 calorias e 14 gramas de carboidratos.

  Continua Depois da Publicidade  

Um estudo recente descobriu que as cerejas contêm mais agentes anti-inflamatórios que qualquer outra fruta. Além disso, cerejas também são ricas em antioxidantes, que podem combater doenças cardíacas, câncer e outras doenças.

Cerejas podem ser compradas frescas, enlatadas, congeladas ou desidratadas. Porém, lembre-se de que muitos enlatados e frutas secas contêm adição de açúcar, portanto não se esqueça de verificar os rótulos das embalagens.

3. Pêssego

Pêssego

Perfumados, os pêssegos são frutas deliciosas e ricas em potássio. Além disso, são frutas de baixo índice glicêmico que devem ser incluída em uma dieta com restrição de açúcar.

Pêssegos também contêm vitaminas A e C e fibras. São deliciosos quando consumidos puros ou como chá gelado. Aliás, veja essas receitas de mousse de pêssego diferentes e surpreenda-se!

4. Damascos

Naturalmente doces, os damascos têm apenas 17 calorias e 4 gramas de carboidratos por unidade. Quatro damascos frescos fornecem mais de 70% de sua exigência diária de vitamina A.

Além disso, essas delícias também são uma boa fonte de fibras. Tente misturar alguns damascos picados em cereais ou em saladas, por exemplo.

5. Maçãs

Consumir uma maçã por dia pode ser a solução de muitos problemas e evitar uma série de doenças. Uma pequena maçã é uma ótima escolha de fruta, com apenas 54 calorias e 14 gramas de carboidratos.

Maçãs também são carregadas de fibras e boas fontes de vitamina C. Consuma com a casca, pois nela estão concentradas a maior parte de suas propriedades antioxidantes.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Laranjas

A saber, consumir laranja pode suprir toda a necessidade de vitamina C que você precisa em um dia. Ela está entre as frutas de baixo índice glicêmico e vem com apenas 15 gramas de carboidratos e 62 calorias.

Além disso, laranjas também contêm ácido fólico e potássio, que pode ajudar a normalizar a pressão arterial. Podem ser consumidas puras ou como sucos, por exemplo.

7. Peras

Pera

As peras são frutas com pouco carboidrato e ricas em potássio e fibras. Elas podem ser consumidas puras, em receitas e sucos, por exemplo.

Por ter baixo índice glicêmico, são excelentes opções para diabéticos e pessoas que desejam controlar os níveis de açúcar no sangue.

8. Kiwi

O kiwi é uma boa fonte de potássio, fibras e vitamina C. Um kiwi grande tem cerca de 56 calorias e 13 gramas de carboidratos, por isso é uma adição inteligente para a sua dieta diabética ou de restrição de açúcar.

Boas ideias de consumo são essas receitas de suco de kiwi ótimas para a dieta.

Você costuma comer essas frutas de baixo índice glicêmico? Pretende aderir por precisar controlar a glicose? Comente abaixo, então!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário