A ashwagandha é uma planta que vem ganhando atenção de pessoas em busca de formas naturais de melhorar a saúde, e por isso é importante entender o que ela é e como utilizá-la.
Ela é usada na Medicina Ayurvédica, e seus efeitos começaram a ser estudados na medicina ocidental, devido à presença de fitocompostos com potencial medicinal.
Então, a seguir vamos conhecer melhor a ashwagandha, as formas como ela pode ajudar o corpo, bem como seus efeitos colaterais.
- Veja também: A Dieta Ayurvédica – Como funciona, cardápio e dicas
O que é Ashwagandha?
A Ashwagandha, ou Withania somnifera, é uma planta utilizada para fins medicinais em diversas partes do mundo para o tratamento das mais diversas condições de saúde.
As partes utilizadas para estas finalidades são as raízes e as bagas, usadas na forma de chá, cápsulas ou extrato, e podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e mesmo em sites especializados na internet.
Para que serve?
O uso da ashwagandha é bastante difundido, principalmente na Índia. Entretanto, apenas nos últimos anos a planta medicinal começou a ser estudada pela medicina ocidental, e vem demonstrando resultados promissores em diversas áreas, como veremos a seguir:
1. Pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue
Alguns estudos preliminares, com modelos animais, demonstram que a ashwagandha pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Isso acontece porque ela parece melhorar a sensibilidade à insulina, o que ajuda o corpo a controlar os níveis de glicose de forma mais eficiente.
Mas como as pesquisas nessa área ainda estão no início, novos estudos são necessários para entender como será o efeito em humanos, além de definir melhor a forma de utilizar a planta.
2. Pode ajudar no tratamento de insônia e ansiedade
Um estudo recente, de 2019, demonstrou que o extrato da ashwagandha pode vir a se tornar um ótimo tratamento para problemas como insônia e ansiedade, melhorando a qualidade de vida de pessoas que sofrem com esses problemas.
Mas, devido ao pequeno tamanho do estudo, os pesquisadores alertam que novas pesquisas são necessárias para confirmar esses efeitos, e garantir o melhor resultado possível do tratamento.
3. Efeito antioxidante
A ashwagandha é rica em compostos com ação antioxidante, e por isso pode ajudar o organismo a combater os efeitos dos radicais livres.
Assim, a planta contribui para a prevenção e o tratamento de uma série de problemas, como:
- Inflamações: Os antioxidantes atuam na regulação do sistema imunológico, ajudando a evitar reações exageradas, como as que são vistas nas inflamações. Então, o uso da ashwagandha pode ajudar a combater e mesmo prevenir o problema;
- Protege o DNA: Outro efeito dos antioxidantes é a proteção do DNA das células contra a ação do estresse oxidativo, o que pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer;
- Envelhecimento precoce da pele: A pele é o órgão mais sensível aos efeitos dos radicais livres, que causam o aparecimento precoce dos sinais de envelhecimento, como rugas e flacidez. Assim, usar alimentos e plantas medicinais ricos em compostos antioxidantes pode ajudar a combater e prevenir o problema.
4. Reduzir o estresse e o cansaço físico
Por ter um efeito ansiolítico e ajudar a melhorar o sono, o uso da ashwagandha contribui para a redução do estresse e da fadiga, uma vez que o organismo consegue descansar e repor as energias de forma mais eficiente.
5. Outras finalidades
Embora a ashwagandha seja utilizada na medicina tradicional para o tratamento de outros problemas de saúde, ainda não existem estudos que confirmem esses efeitos. São eles:
- Melhora dos sintomas de Parkinson;
- Tratamento de problemas no fígado;
- Melhora dos sintomas de fibromialgia;
- Tratamento de infecções e ferimentos.
Como usar?
A ashwagandha pode ser usada na forma de chás, caso queira desfrutar do sabor amargo e também do poder termogênico que essa bebida oferece. Nesse caso, o ideal é usar apenas uma xícara ao dia. Uma dica é combinar a planta junto a outras ervas, para que assim o seu sabor fique menos evidente.
Mas, caso prefira utilizar na forma de cápsula ou extrato, é importante verificar a dosagem e as instruções do fabricante, para evitar o uso exagerado.
Efeitos colaterais
De forma geral, o consumo a curto prazo da Ashwagandha é considerado seguro, embora a segurança do uso a longo prazo não seja conhecida.
Além disso, dosagens excessivas da planta podem causar problemas como:
- Dores no estômago;
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia;
- Problemas no fígado;
- Irritação na pele, quando usado de forma direta.
Contraindicações
O uso da ashwagandha não é recomendado para gestantes e mulheres em fase de amamentação, pois não existem estudos sobre a segurança para esse grupo.
Além disso, diabéticos que estejam em tratamento com medicamentos convencionais devem tomar bastante cuidado com o uso dessa planta, para evitar episódios de hipoglicemia, que é a redução rápida dos níveis de açúcar no sangue.
Por fim, pessoas com outros problemas de saúde devem sempre procurar a orientação de um profissional de saúde, para evitar a piora do quadro clínico e a interação com outros medicamentos que estejam utilizando.
Qual comprar?
A escolha da forma da ashwagandha a ser comprada vai depender dos seus objetivos e gostos pessoais, uma vez que a forma natural da planta pode ter um sabor que não agrade a todos, além de ter uma concentração menor dos compostos medicinais.
Então, para aqueles que desejam usar uma dose maior, ou que não apreciem o sabor da planta, pode ser melhor comprar as cápsulas, para assim evitar o sabor amargo do produto.
Fontes e referências adicionais
- Basic & Clinical Pharmacology and toxicology – Effect of Withania somnifera on Insulin Sensitivity in Non-Insulin-Dependent Diabetes Mellitus Rats
- Cureus – Efficacy and Safety of Ashwagandha (Withania somnifera) Root Extract in Insomnia and Anxiety: A Double-blind, Randomized, Placebo-controlled Study
Fontes e referências adicionais
- Basic & Clinical Pharmacology and toxicology – Effect of Withania somnifera on Insulin Sensitivity in Non-Insulin-Dependent Diabetes Mellitus Rats
- Cureus – Efficacy and Safety of Ashwagandha (Withania somnifera) Root Extract in Insomnia and Anxiety: A Double-blind, Randomized, Placebo-controlled Study
Estou tomando em cápsula de 500mg, tenho 42 anos e estava sentindo cansaço físico e até falta de libido, com menos de uma semana o libido aumentou com força, e a sensação de cansaço reduziu bastante. Tomo duas cápsulas ao dia.
Olá, gostaria de saber se a planta Ashwagandha corta o efeito da pílula, é que eu tenho ansiedade e alguma dificuldade em descansar durante a noite e não tomo qualquer medicação para isso. Obrigada
Estou tomando o suplemento em gotas, realmente é um pouco amargo. Tomo
Com um copo de água . Apenas 28 gotas .
Os efeitos parecem ser positivos. Ainda não sei definir.
Boa noite,quem tem pressão baixa pode tomar, em cápsulas
A princípio, não há nenhuma contraindicação para quem tem pressão baixa, Claudia! Mas sempre vale a pena consultar seu médico.
Sim, inclusive já me foi muito recomendada. Eu preciso comprar na verdade. Muito obrigada pelo texto. Inclusive compartilhei no meu grupo do Telegram.