Benefícios da Amêndoa – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 05/12/2020

Propriedades antioxidantes, retarda o envelhecimento da pele e combate o diabetes: conheça todos os benefícios da amêndoa e para que serve.

Amêndoas são oleaginosas ricas em fibras, proteínas, vitamina E, magnésio, vitamina B2, fósforo. Além disso, o alimento é um poderoso antioxidante, bastante versátil e que pode ser adicionado de diversas maneira na dieta.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora nem todos saibam, o número de benefícios da amêndoa, mesmo de uma pequena porção, é surpreendente. Isso porque ela tem propriedades que são muito efetivas na perda de peso e na prevenção a certas doenças. De quebra, é uma fonte potente e saudável de energia!

Propriedades e benefícios da amêndoa

pote de amêndoas

Veremos agora para que serve a amêndoa, entendendo seus benefícios para a saúde, bem estar e boa forma.

1. Colesterol na medida certa

Apesar de ser rica em gordura, a amêndoa é uma grande aliada para quem precisa diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL). Ela aumenta o colesterol bom (HDL) , e ao fazer isso, diminui o risco de ataques cardíacos.

Um estudo publicado no Journal of Nutrition em 2015, relatou que uma dose baixa de amêndoas (10 g / dia) consumida antes do café da manhã pode aumentar o colesterol HDL, além de melhorar outros marcadores do metabolismo lipídico.

Outro estudo publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics em 2009 descobriu que o consumo de 25 a 168 g por dia de amêndoas por dia ajudou a baixar o colesterol LDL.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, elas ainda são uma boa fonte de ácido fólico e vitamina E e diminuem o nível de homocisteína – fatores importantíssimos para a saúde das artérias.

2. Retarda o envelhecimento da pele

Os antioxidantes da amêndoa têm propriedades que protegem a pele contra o estresse oxidativo e a ação dos radicais livres. Além disso, criam uma proteção mais efetiva contra os raios UV, prevenindo o envelhecimento precoce.

A maior parte dos antioxidantes estão na casca, então não a descarte. A vitamina E presente nas amêndoas também protege as proteínas de colágeno e elastina essenciais para uma pele firme e saudável.

3. Aumenta a saciedade e ajuda a emagrecer

Esse é um dos benefícios da amêndoa mais desejados e que as pessoas menos têm conhecimento. Por serem ricas em proteína, fibras e gordura monoinsaturada, as amêndoas aumentam muito a sensação de saciedade.

Embora sejam ricas em lipídios, as gorduras encontradas em sua composição são saudáveis. Além disso, elas são famosas por contribuir com o metabolismo.

4. Ideal para diabéticos

Amêndoas ajudam a diminuir o nível de glicose e insulina depois das refeições e portanto, são uma boa maneira de evitar picos de açúcar no sangue.

  Continua Depois da Publicidade  

Entre 25% e 38% dos quem sofre com diabetes tipo 2 tem deficiência de magnésio e a amêndoa pode resolver isso. Apenas 56 gramas de amêndoas provêm 150 mg de magnésio por dia, sendo que o indicado é consumir de 310 mg a 420 mg.

5. Ajuda a ganhar músculos

Entre os benefícios da amêndoa, está o desenvolvimento muscular. Elas são uma excelente fonte de proteínas, que é essencial para ganhar músculos. Por exemplo, um quarto de uma xícara de amêndoas tem 8 gramas de proteína, 2 gramas a mais do que um ovo.

6. Ajuda o cérebro a permanecer saudável

Estudos mostram que consumir amêndoas periodicamente traz benefícios para o sistema nervoso como um todo.

Alguns de seus nutrientes são muito importantes para crianças em fase de crescimento, enquanto outros potencializam a atividade cerebral e criam novas conexões neurais, reduzindo o risco de Alzheimer nos mais velhos.

7. Ajudam a fortalecer ossos e dentes

Apenas 92 gramas de amêndoas fornecem 24% da quantidade de cálcio que o corpo precisa por dia, o que é essencial para a saúde dos ossos.

Como se não bastasse, elas ainda são uma boa fonte de magnésio e fósforo, que também são importantes para a saúde dos ossos e dentes e para evitar a osteoporose.

  Continua Depois da Publicidade  

8. Muito mais energia

Se você está precisando de energia extra e não quer se consumir gordura ruim e açúcares, existem muitos benefícios da amêndoa para você.

Isso porque ela é um alimento com grande quantidade de calorias de qualidade, rico em nutrientes que ajudam a converter essas calorias em energia durável. Além disso, a presença do manganês, cobre e riboflavina aumenta a produção de energia e acelera o metabolismo.

Como usar: veja dicas e aproveite os benefícios da amêndoa!

A maneira mais comum de aproveitar os benefícios da amêndoa é consumi-la como um lanche entre as refeições, já que um punhado delas pode promover saciedade e segurar sua fome até a próxima refeição.

Uma das formas diferentes de consumo de amêndoa é por meio do leite feito a partir dessa oleaginosa. Saiba como fazer leite de amêndoas e assim você poderá consumi-lo até mesmo como pré-treino ou antes de praticar esportes para o ganho energético.

Já a farinha de amêndoa permite que muitas receitas sejam feitas como substituta da farinha de trigo sem glúten e com muito menos carboidratos.

Confira, portanto, algumas receitas low carb feitas com farinha de amêndoa e coma sem prejudicar a sua dieta. Além disso, vale a pena conhecer também como fazer a farinha amêndoa e ter a sua própria em casa.

Aproveite para conferir vídeos da nossa nutricionista mostrando para que serve e como fazer receitas com amêndoas.

Propriedades nutricionais da amêndoa

ComponentesPorção de 100 gPorção de 30 g
Calorias632 kcal189 kcal
Carboidrato total21,5 g6,46 g
Carboidrato disponível9,04 g2,71 g
Proteína21,1 g6,34 g
Gorduras49,9 g15 g
Gorduras saturadas3,8 g1,14 g
Gorduras monoinsaturadas31,6 g9,47 g
Gorduras poliinsaturadas12,3 g3,7 g
Gorduras transNANA
Fibra alimentar12,5 g3,75 g
Colesterol00
Cálcio269 mg80,7 mg
Ferro3,71 mg1,11 mg
Sódio1 mg0,3 mg
Magnésio270 mg81 mg
Fósforo481 mg144 mg
Potássio733 mg219 mg
Zinco3,12 mg0,94 mg
Cobre1,03 mg0,31 mg
Selênio4,1 mg1,23 mg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)25,6 mg7,69 mg
Tiamina0,2 mg0,06 mg
Riboflavina1,14 mg0,34 mg
Niacina3,62 mg1,09 mg
Vitamina B60,14 mg0,04 mg
Equivalente de folato44 mcg13,2 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios da amêndoa? Agora que conhece as propriedades e sabe para que serve, pensa em incluí-la na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (161 votos, média 4,22)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

35 comentários em “Benefícios da Amêndoa – Para que serve e como usar”

  1. Já conhecia as dicas de que as amêndoas são excelentes para quem ter uma vida saudável. Aliás, os frutos secos são um excelente aliado para quem quer manter uma boa saúde física e mental.
    Recomendo a todos!
    Saúde para todos!

    Responder
  2. Como 15 a 20 quilos de amêndoa por ano, conhecia os benefícios. mas tem mais um que não vi referido. É o melhor anti-ácido natural, comidas cruas e com a pele diminuem logo a acidez gástrica. Foi por acaso que descobri mas agora mais gente a quem dei a receita me confirmou que dá resultado. umas 6 amêndoas resolve a azia gástrica.

    Responder
  3. Como bastante amêndoas. Na verdade faço um mix com outras sementes a agrego à massa de pão de Química.
    Gostaria de saber a quantidade diária a ser ingerida.

    Responder
  4. Eu uso amêndoas fatiadas e sem casca há muito tempo. Coloco na comida, em sopa, até em pudins. Já sabia que fazia bem ao corpo, mas não tinha ideia de que fazia TÃO bem. Vou continuar consumindo.

    Responder
  5. Muito útil as informações, inclui as castanhas em geral na minha dieta fazem um ano e sinto muito os efeitos no meu corpo. Essas informações só confirmam o que sinto nas mudanças no meu organismo. Muito obrigado.

    Responder
  6. Olá gostei muito da dica. Sou hipertensa e tomava muitos comprimidos até descobrir as propriedades das amêndoas que são mesmo muito benéficas para a saude. Ja não tomo mais comprimidos desde que comeceii a comer amêndoas e me sinto muito bem agora. A minha pressão está sempre normal. Obrigada pela diica

    Responder
  7. GANHEI UM MIX GANHEI DA MINHA IRMÃ. AMEI ESSAS INFORMAÇÕES E VOU CONTINUAR…É PASSAR ESSAS INFORMAÇÕES PRA MEUS FILHOS.?

    Responder
  8. Sou vegetariana e sempre usei muita aveia, linhaça, uvas passas, e castanhas, gostei das informações,
    devo continuar usando, obrigada

    Responder
    • ADOREI OS BENEFÍCIOS DA AMÊNDOA, ACREDITO QUE TUDO QUE TEM CAROÇOS , TEM AMÊNDOA, COMO PÊSSEGO , BÚTIA , AMEIXAS. ÁS INFORMAÇÕES, FORAM EXCELENTES. OBRIGADA.

      Responder
    • Já incluí na minha dieta. Enquanto lia o artigo estava degustando desse delicioso alimento. Muito obrigada por disponibilizar essas informações.

      Responder
    • Eu já inclui amêndoas na minha alimentação, por isso que eu queria saber os benefícios dela, muito obrigada!

      Responder